Destaque Novidades

Exclusivo: Toyota trabalha em novo motor 1.5 para SUV nacional

Novo 1.5 três cilindros Toyota será substituto do atual motor usado pelo Yaris e que foi criado para o Etios
Toyota 1.5 [divulgação]
Toyota 1.5 [divulgação]

Novo SUV, nova plataforma e novo motor: a Toyota vai apostar forte no substituto do Yaris no Brasil. Já em desenvolvimento, o irmão menor do Corolla Cross será o responsável por estrear um novo 1.5 no Brasil junto de um sistema híbrido mais leve e mais barato que o usado nos irmãos Corolla.

Fontes ligadas à marca revelaram ao Auto+ que o SUV compacto da Toyota terá um novo motor 1.5 três cilindros aspirado no Brasil. Ele superará os atuais 110 cv e 14,9 kgfm entregues pelo 1.5 quatro cilindros usado no Yaris, mas que foi desenvolvido para o Etios. Lá na Europa, o Yaris Cross usa esse motor 1.5 novo, que deve ser o mesmo empregado no Brasil.

Bebendo apenas gasolina, o 1.5 do Yaris Cross entrega 125 cv e 14,8 kgfm de torque. Com a conversão para flex, não será difícil ver esse motor chegando aos 130 cv e o torque ficando acima dos 15 kgfm. Isso será suficiente para peitar o Fiat Pulse e o VW Nivus em potência, mas não em torque. Já que ambos são 1.0 turbo e tem 20,4 kgfm de torque.

Toyota Yaris Cross [divulgação]
Toyota Yaris Cross [divulgação]

SUV Toyota Híbrido

Esse motor 1.5 aspirado também será modificado para rodar no ciclo Aktinsson, que é mais econômico, a fim de ser usado nas versões híbridas do SUV compacto. O sistema também é usado no Yaris Cross europeu/japonês e entrega 116 cv. É interessante pois o sistema é mais moderno que o 1.8 dos irmãos Corolla, que contam com 122 cv na potência combinada.

No Yaris Cross, esse conjunto híbrido é capaz de entregar 30,8 km/l – algo que os rivais com motor 1.0 três cilindros turbo só conseguem fazer em uma descida. Como todos os outros Toyota, esse novo SUV terá as versões híbridas e convencional pareadas com um câmbio CVT. Marchas simuladas somente no modelo não eletrificado.

Toyota Yaris Cross [divulgação]
Toyota Yaris Cross [divulgação]

>>Primeiro Toyota 100% elétrico não tem direção conectada às rodas

>>Toyota Yaris: 1 estrela no Latin NCAP, mas pode não ser o brasileiro

>>Honda cogita Civic Cross para brigar com o Toyota Corolla Cross

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar