Destaque Novidades

Fiat terá rival do Volkswagen Nivus em 2022, SUV da Toro descartado

Planos da Fiat para a categoria de SUVs no Brasil incluem dois modelos compactos, sendo um derivado do Argo e outro para brigar com o Nivus
Fiat prepara dois SUVs para o Brasil [divulgação]
Fiat prepara dois SUVs para o Brasil [divulgação]

Depois de muitos anos sem um SUV para chamar de seu, a Fiat prepara dois modelos inéditos para entrar de vez na categoria preferida do brasileiro atualmente. Os planos, revelados pelo Auto+, são para modelos compactos, sendo um derivado do Argo e outro cupê feito para brigar diretamente com o Volkswagen Nivus.

O fato de a Fiat não ter um SUV até agora no Brasil tem a Jeep como culpada. A FCA queria fortalecer a marca norte-americana em território nacional, por isso abriu mão de entrar nessa categoria para que a Jeep pudesse crescer sem uma concorrência interna. Deu certo e hoje a Jeep é uma das maiores marcas do país.

Os SUVs da Fiat não concorrerão diretamente pelo mesmo tipo de consumidor com os da Jeep. A ideia é evitar o que acontece com Jeep Renegade e Fiat 500X na Europa, que compartilham plataforma, motores e o mesmo público – mesmo o Renegade sendo mais quadrado e parrudo, enquanto o 500X é mais urbano e esportivo.

Argo SUV

O pontapé inicial dessa nova fase da Fiat será dado em 2021 com o SUV do Argo. O modelo utilizará plataforma, coluna A e portas do hatch compacto, porém terá aparência mais robusta e porte ligeiramente maior. A relação será a mesma que a picape Strada tem com os hatches Uno e Mobi.

Fiat Argo Trekking [divulgação]
Fiat Argo Trekking [divulgação]
Esse SUV compacto ficará abaixo do Jeep Renegade em preço, porém acima do Argo. Será equipado com motor 1.3 Firefly aspirado de 109 cv e 14,2 kgfm de torque e também com o 1.0 Firefly turbo três cilindros com 125 cv. Ambos os motores terão transmissão automática CVT do Toyota Corolla como padrão, mas o 1.3 aspirado poderá ter uma versão manual de entrada.

Fiat Nivus

O segundo modelo está programado para 2022, mas a Fiat luta para antecipar seu lançamento para o final de 2021. O modelo usará a mesma plataforma do Argo, Cronos e do novo SUV compacto, porém será maior, mais refinado e cupê.

A ideia da Fiat é oferecer um modelo na mesma faixa de preço do Volkswagen Nivus, pegando também as variantes mais baratas do Jeep Renegade. Contudo, para se diferenciar do primo, ele terá visual cupê e pegada mais esportiva. Teto inclinado em arco, traseira alta e linha de cintura elevada serão os seus grandes atrativos.

VW Nivus (divulgação)

O SUV cupê da Fiat deverá ser equipado somente com motor 1.0 turbo de 125 cv, seguindo exatamente a mesma estratégia que a Volkswagen faz com o Nivus. Não está descartada uma versão 1.3 turbo, porém a possibilidade é menor, visto que esse motor será um importante diferencial para o Renegade em relação ao seu primo Fiat.

SUV da Toro

Desde que a picape intermediária Toro foi lançada, muito é falado sobre uma versão SUV, seguindo o que é feito com caminhonetes médias. A Fiat descartou essa ideia pois o modelo acabaria por invadir o espaço do Jeep Compass. Uma eventual versão de sete lugares acabou migrando para a Jeep, que fará uma espécie de Grand Compass.

Fiat Fastback [divulgação]
Fiat Fastback [divulgação]
O conceito Fastback apresentado em 2018 no Salão do Automóvel de São Paulo aventou a possibilidade de um SUV cupê da Toro. Em diversas situações a Fiat havia negado que ele entraria em produção, o que se concretiza com as informações obtidas pelo Auto+. O conceito servirá apenas como inspiração para o rival do VW Nivus.

>>Câmbio CVT do Toyota Corolla será usado pelos Fiat turbo no Brasil

>>Hyundai Santa Cruz, rival da Fiat Toro, será baseada no novo Tucson

>>Avaliação: Fiat Strada Freedom é excelente, mas não compensa

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva