Destaque

Fiat quer unificar linha de carros do Brasil e Europa

Operação da Fiat do Brasil é rentável, enquanto a europeia não. Por isso, a Stellantis planeja unificar a linha

Fiat Pulse [divulgação]
Fiat Pulse [divulgação]

De uns anos para cá, a Fiat do Brasil se distanciou muito da divisão europeia – tanto que fomos o primeiro país a adotar o novo logotipo da marca e também temos liberdade total no desenvolvimento de novos modelos focados na nossa região. Só que isso vai mudar nos próximos anos, tendo o Brasil como grande líder dessa mudança.

Em entrevista à revista britânica Auto Express, Olivier François, novo chefe da Fiat, revelou que os planos são de voltar a unificar os modelos. “Não tem jeito da Fiat [na Europa] se tornar regularmente lucrativa – ela é lucrativa agora, mas queremos aumentar isso. Se não iniciarmos nossa linha europeia e brasileira, não dará”, comenta o executivo.

“Vamos começar em 2024, 2025 e 2026; esse é o meu horizonte para carros que já estão definidos em design ou além. Vamos ter uma única linha de modelos. Eles podem ser elétricos em uma região, a combustão em outra com pequenas diferenças, o que nos permite fazer volumes gigantescos usando a mesma base”.

Fiat Tipo Cross [divulgação]
Fiat Tipo Cross [divulgação]
Ou seja, fica claro que o plano da marca italiana é tornar sua linha o mais flexível em termos de motorização quanto possível. Isso só será permitido com o uso da base CMP da Peugeot, a qual permite construir carros a combustão ou elétricos sobre a mesma base. Planos revelados pelo Auto+ revelam que essa base já está nos planos de Betim, MG.

CMP em Betim

A fábrica mineira terá a nova geração do Jeep Renegade e o inédito Jeep Avenger feitos por lá em breve. O Renegade chega em 2025, mas o Avenger pode estrear antes. Essa base servirá a todos os modelos da Stellantis de porte compacto nos próximos anos – ou seja, todos os Fiat exceto linha comercial e a Toro.

Fiat Punto [divulgação]
Fiat Punto [divulgação]
A Fiat já tem na linha de desenvolvimento a nova geração do Punto, que pode ser vendido e produzido no Brasil para substituir o Argo. Já o Pulse está servindo como inspiração para a divisão italiana desenvolver a nova geração do Tipo, que se transformará em SUV. “Precisamos substituir o Tipo. Será tipo um SUV, mas de um jeito inovador”, revela Olivier. 

Como o novo Panda também está em desenvolvimento, a Fiat pode trazer o modelo ao nosso país como um substituto do Mobi e para tomar o lugar que o Uno ocupava. Afinal, o Panda é a versão europeia gourmet do nosso Uno.

carros
Fiat Panda [divulgação]

>>Flagra: Fiat Strada 1.0 turbo 2024 circula em testes

>>Fiat surpreende e lança Argo CVT em duas versões

>>5 carros da Fiat que tem visual exclusivo no Brasil