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Flagra: Jeep Commander 2.0 turbo tenta se esconder no Brasil

Com motor de Ram Rampage e mudanças visuais sutis, novo Jeep Commander Blackhawk deve estrear no começo do próximo ano
Jeep Commander Blackhawk [Auto+ / Marcelo Alixandre]
Jeep Commander Blackhawk [Auto+ / Marcelo Alixandre]
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Recentemente, o Auto+ antecipou que a Stellantis prepara uma enorme mudança de motores e tecnologia para seus carros produzidos em Goiana, PE. Especificamente os Jeep Compass e Commander, a Ram Rampage e a Fiat Toro terão novidades onde os olhos não veem, mas o coração sente.

Flagrado pelo leitor Marcelo Alixandre com camuflagem estacionado em frente a uma loja em Iracemápolis, interior de São Paulo (e onde fica a fábrica da GWM), o Jeep Commander Blackhawk já mostra alguns detalhes ainda não revelados. A nova versão será destinada ao uso do motor 2.0 quatro cilindros turbo da Rampage e terá detalhes escurecidos como diferencial.

No flagra, já é possível ver o rack de teto preto e os detalhes em preto brilhante na parte inferior do para-choque. Além disso, a roda de liga-leve é diferente de todas as vistas até hoje no Commander. O modelo ainda conta com pneus 100% asfalto, não traz mais cromados nas bordas das janelas e tem saída de escape dupla.

Jeep Commander Blackhawk [Auto+ / Marcelo Alixandre]
Jeep Commander Blackhawk [Auto+ / Marcelo Alixandre]

Visualmente, a versão Blackhawk será composta por elementos escurecidos e detalhes em preto brilhante, adicionando um toque a mais de esportividade. Por dentro, é possível que ele receba elementos em couro preto com costuras vermelhas e detalhes em suede – uma fórmula muito semelhante à da Rampage R/T.

Novo coração

Contudo, o que mudará de verdade é o que vive debaixo do capô. O Jeep Commander trocará o motor 1.3 quatro cilindros turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm de torque pelo 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina da Rampage. O motor entrega 272 cv e 40,8 kgfm. Ou seja, 87 cv e 13,3 kgfm a mais.

Jeep Commander Blackhawk [Auto+ / Marcelo Alixandre]
Jeep Commander Blackhawk [Auto+ / Marcelo Alixandre]

Hoje, a grande reclamação quanto ao Jeep Commander, quer seja diesel ou flex, é que o modelo é pesado demais para os motores que conta. Com o novo 2.0 turbo aliado à tração 4×4 e câmbio automático de nove marchas, finalmente ele deve andar bem. É possível também que outras versões, como a Overland, ganhem o novo motor a gasolina.

Vale lembrar que a Jeep também trabalha na substituição do 2.0 diesel por um 2.2, também quatro cilindros turbo diesel. A expectativa é que a potência fique acima de 200 cv e o torque seja superior aos 40,8 kgfm do 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina. O lançamento deve ocorrer somente em 2024. 

Ram Rampage R/T [Auto+ / João Brigato]
Ram Rampage R/T [Auto+ / João Brigato]

Você acha que com o novo motor o Jeep Commander venderá mais? Ou sem ser flex ele vai encalhar? Conte nos comentários.

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João Brigato

2 Comentários

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  • Brasileiro não sabe o que é motor, potência, cavalos e muito menos torque. Acredito que venderia mais se mudasse a capinha, colocasse um plástico a mais ou um pneu pendurado na traseira.

  • Eu acho que veículos deste porte com motor somente a gasolina no Brasil nunca funcionou. O motor 1.3 é mais popular, é flex, está em uma gama muito grande de produtos da Stellantis e imagino ser mais econômico. Já imaginou um 2.0 gasolina beberrão? O 1.3 vende muito bem e anda mais que o diesel. Eu não serei um comprador deste só a gasolina.

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