Manutenção

Saiba como gastar menos combustível usando o óleo certo

Os preços podem até ter baixado nos últimos meses, mas sempre é bom gastar menos combustível; entenda a importância do lubrificante

Troca de óleo [Pixabay]
Troca de óleo [Pixabay]

Em 2022, os preços da gasolina, etanol e diesel sofreram diversos aumentos. Por isso, gastar menos combustível se tornou a meta de praticamente todos os motoristas. Alguns cuidados simples, como manter a calibragem em dia e evitar acelerações bruscas, são fundamentais na economia, e até mesmo o óleo lubrificante pode ajudar.

De acordo com o gerente de vendas do aftermarket da Fuchs, Marcelo Martini, realizar a troca no período correto é fundamental para o processo. “A manutenção e o uso do lubrificante ideal são essenciais. Realizar a substituição dos óleos junto com os filtros, e no período correto, garante não apenas a economia de combustível, mas também a segurança de todos”, afirma.

Para realizar o procedimento corretamente, basta seguir as recomendações do manual do veículo. Nele consta qual é o óleo que deve ser utilizado no veículo, bem como a viscosidade recomendada para o carro e o intervalo de trocas ideal.

Troca de óleo [Pixabay]
Troca de óleo [Pixabay]

Nova tecnologia 

Porém, não é apenas a troca correta do lubrificante que ajuda a gastar menos combustível. Nos últimos anos, as empresas de lubrificantes estão investindo em novas tecnologias que ajudam o motor a funcionar melhor. Dessa forma, ao melhorar a eficiência do propulsor, o óleo consegue trazer uma economia.

É o caso da tecnologia XLT, que traz uma otimização da relação viscosidade-temperatura. “Isso faz com que o motorista tenha um melhor comportamento de arranque a frio (35%) e com tempos de lubrificação mais rápidos (55%). Há uma queda de 18%  no consumo de óleo, e redução no consumo de combustível em até 1,7%”, diz Marcelo.

Lubrificante também ajuda a gastar menos combustível [Pixabay]
Lubrificante também ajuda a gastar menos combustível [Pixabay]
Pode até parecer uma queda pequena, mas é preciso pensar no longo-prazo. Dessa forma, mesmo uma melhora tímida no consumo pode ajudar a economizar um bom dinheiro ao longo do tempo. Esses fatores somados a manutenção em dia do veículo e aos cuidados ao dirigir são fundamentais para o carro ser o mais eficiente possível.  

>> Qual a diferença da Tabela Fipe para o Preço de Mercado dos veículos?

>> Polimento automotivo: saiba tudo sobre o procedimento

>> Lavar o motor do carro: pode ou não?