Mito que aterroriza os motoristas

Como passar corretamente por lombadas e valetas com o carro?

Será que é correto passar por lombadas e valetas com o carro na diagonal? Um mecânico respondeu uma dúvida que atormenta os motoristas

Lombada
Lombada [Divulgação]

Um fato incontestável sobre as ruas brasileiras é que elas são esburacadas por todos os lados. Desse modo, o motorista já precisa andar bem devagar para proteger seu carro. Só que, no meio disso tudo existem as lombadas também e diversos mitos sobre como enfrentá-las e também passar pelas valetas permeiam a mente dos condutores.

É bastante comum vermos motoristas enfrentando esses dois obstáculos com o carro na diagonal. Ou seja, eles optam por girar o volante um pouco antes de passar pelas elevações da pista. Mas, os especialistas não recomendam essa prática, já que ela pode trazer consequências mais graves e mais caras do que enfrentar uma lombada sem frear ou passar com as duas rodas dianteiras ao mesmo tempo.

Segundo especialistas, passar com o carro na diagonal tanto em valetas quanto lombadas pode causar danos na estrutura do modelo. Quem mais pode sofrer com esse truque é a suspensão do veículo. O portal Oficina do G1 conversou com o dono de uma oficina mecânica de São Paulo, Denis Marum, sobre o que acontece quando o modelo enfrenta esses obstáculos na diagonal.

Rua com valeta
Valeta de rua [Jornal O Liberal/ Reprodução]

Anote essas dicas

Na visão de Denis, quando o condutor passa por uma lombada ou valeta com o carro na diagonal, ele exige um esforço fora do normal e acaba por torcer a estrutura do veículo. Se essa prática for realizada muitas vezes, o prejuízo a longo prazo custará bem caro, pois a suspensão será duramente prejudicada. Denis pontua que praticar esse mito causa perda do alinhamento e pode até romper alguma solda.

Além disso, danos nas rodas, nas molas e até no motor podem surgir com essa prática incorreta. Como dono de oficina, Denis pontua que a melhor maneira de enfrentar as lombadas, valetas e outros objetos é com calma, passando as duas rodas da dianteira ao mesmo tempo, usar o freio antecipadamente e se necessário até reduzir a marcha. Assim, a suspensão não será danificada e o modelo rodará livremente.

Revisão da suspensão [pixabay]
Revisão da suspensão [pixabay]

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