Manutenção

Lavar o motor do carro: pode ou não?

Para deixar o carro limpinho, muita gente gosta de lavar o motor: mas isso é uma prática correta? Como fazer do jeito certo?

motor

Para os ávidos da limpeza, um motor sujo é um gigantesco pesadelo. Mesmo que toda essa sujeira e bagunça fique escondida pelo capô, muitos donos de carro gostam de lavar o motor. Mas será que isso pode prejudicar seu carro?

Primeiro é preciso entender que é totalmente normal que o veículo acumule bastante pó no motor. Afinal, o ar que entra pelas entradas de ar e frestas vem sujo muitas vezes. Além disso, a parte inferior é aberta na maioria dos carros, o que leva pó e sujeira por todo o motor. É esse motivo pelo qual ele sempre está sujo.

Pode lavar o motor?

Sim, se você quiser lavar o motor do seu carro e deixar ele limpo é possível. Mas é preciso cuidados. Fernando Massami Nago, gerente da Acquazero Campo Belo explica melhor sobre essa grande dúvida: “sim, pode lavar o motor, desde que você tome os devidos cuidados [para não danificar nenhum componente]”.

[Auto+ / João Brigato]
Jeep Renegade Sport / Motor 1.3 T270 [Auto+ / João Brigato]
Esses cuidados não são exagero, mas sim necessários porque no cofre do motor existe uma grande quantidade de itens eletrônicos. Caso eles entrem em contato com água ou produtos de limpeza, eles podem ser danificados ou até parar de funcionar. Com isso, seu carro vira um grande peso de papel. Limpo, mas um peso de papel.

“Quanto mais água utilizar, mais proteção. Quando mais componente elétrico, também. Mas é preciso fazer a lavagem com o motor frio”, explica Fernando. “Algumas áreas que é preciso proteger são as velas, componentes elétricos, chicotem, módulo e assim vai. Plásticos ou panos de microfibra são usados para fazer a vedação e não deixar água passar”.

CAOA Chery Tiggo 5X Pro [Auto+ / João Brigato]
CAOA Chery Tiggo 5X Pro [Auto+ / João Brigato]

Quais os tipos de lavagem de motor?

Existem diferentes tipos de lavagem: a seco, a vapor e com água. A primeira praticamente utiliza apenas produtos para fazer a limpeza, como panos e equipamentos que aderem à sujeira. Já na limpeza com vapor, exige uma máquina e profissionais especializados para eliminar a sujeira sem prejudicar nenhum componente.

Em cada caso, o que muda é a eliminação dos produtos de limpeza. Primeiro eles são aplicados, depois esfregados e podem ter a utilização de água, vapor ou panos para sua remoção total ou auxílio na diluição da sujeira.

Ford Mustang Mach 1 [Auto+ / Maurício Garcia]
Ford Mustang Mach 1 [Auto+ / Maurício Garcia]
Na limpeza com água também há o uso de maquinários e recursos específicos. “Tanto a limpeza a vapor, como a água e à seco funcionam com base em produtos. Hoje em dia a tecnologia permite usar limpadores e shampoos para eliminar determinados tipos de sujeira”, relata Fernando.

Existem vantagens em limpar o motor?

Apesar de ser uma questão mais estética, lavar o motor do carro também traz alguns benefícios: “tem a parte de enxergar problemas. Se você abre o capô e vê tudo sujo, não conseguirá detectar um problema ou vazamento. Mas também tem a vida útil dos componentes como plásticos e borrachas que podem durar mais com aplicação de proteções”, revela Fernando.

>>Volkswagen lançará 15 carros no Brasil até 2025, incluindo híbridos

>>Motoristas de Uber serão obrigados a ter carros elétricos em breve

>>5 versões legais de carros sem graça