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Honda HR-V 2023: o que mudou, versões, motores, mas nada de preço

Como o novo Honda HR-V 2023 aspirado só chega em agosto e o turbo em outubro, preços ficaram para depois: mas veja tudo que mudou e já sabemos
Honda HR-V 2023 [divulgação
Honda HR-V 2023 [divulgação]

Depois de muitos flagras, especulações e informações vazadas, o novo Honda HR-V 2023 é finalmente realidade no Brasil. Ainda que a marca japonesa não tenha revelado os preços oficiais e nem a potência do HR-V turbo, o modelo já está entre nós e ele chega para completar a gama Honda que até agora só contava com City e City Hatch.

O que mudou

Apesar de visualmente maior que a geração anterior, o novo Honda HR-V cresceu pouco. O entre-eixos de 2,61 m é o mesmo de antes, tal qual a largura de 1,79 m. Já a altura perdeu 2 cm, chegando a 1,59 m para evidenciar o perfil mais esportivo. Par não dizer que não cresceu, o HR-V 2023 está 1 milímetro mais longo nas versões aspiradas.

Agora são 4,33 m nos modelos 1.5 aspirados, já que os turbo são 5 cm mais longos por conta dos para-choques. Aliás, essa é a melhor maneira de diferenciar um HR-V de outro. Se tiver grade filetada na cor da carroceria e para-choque com abertura de ar pequena, é o modelo aspirado.

Honda HR-V 2023 [divulgação]
Honda HR-V EXL Honda Sensing 2023 [divulgação]
Já os turbinados contam com grade tipo colmeia, para-choque mais bojudo com entrada de ar maior e saída dupla de escape. O HR-V Touring 2023 ainda é o único com rodas diamantadas (o restante usa roda cinza) e lanternas traseiras fumê (o restante tem filete vermelho). A cabine tem couro claro na versão mais cara, mas não há mais teto solar.

Esteticamente ele está mais moderno com vários elementos horizontalizados. A linha de cintura corre paralela ao vidro do HR-V 2023, que agora não é mais curvado. Dianteira tem faróis conectados por um friso cromado, enquanto a traseira tem lanternas conjuntas.

Honda HR-V Touring 2023 [divulgação]
Por dentro, comandos de ar-condicionado do City, que também compartilha com o HR-V os dois diferentes painéis de instrumentos. O volante é exclusivo com miolo redondo, enquanto o estilo agora é mais limpo, mas o console central elevado segue lá. Porta-malas diminuiu de 437 litros para 354 litros, enquanto o espaço para as pernas dos passageiros traseiros cresceu em 35 mm.

Mecânica

A Honda reforçou a estrutura do novo HR-V 2023, permitindo que a suspensão ficasse mais confortável. Novas molas, amortecedores, barras e buchas foram instaladas, além do curso da suspensão traseira ter sido ampliada. A direção elétrica tem nova calibração e está mais ágil.

Honda HR-V Advance 2023 [divulgação]
A Honda não divulgou dados do motor 1.5 turbo, apenas adiantou que ele passa a ter a montagem final feita no Brasil e que agora é flex. Em processo final de ajustes, a marca japonesa preferiu divulgar os detalhes sobre ele depois. O motor será usado nas versões Advance e Touring, sempre pareadas com transmissão CVT de sete marchas simuladas.

Já as versões de entrada EX Honda Sensing e EXL Honda Sensing usam o 1.5 quatro cilindros aspirado do City. Ele rende 126 cv e 15,8 kgfm de torque. É uma redução de 14 cv e 1,6 kgfm em relação ao motor 1.8 que o HR-V usava antes. No modelo 2023, ele faz na cidade 8,8 km/l com etanol e 12,7 km/l com gasolina.

Honda HR-V 2023 [divulgação]
Honda HR-V EXL Honda Sensing 2023 [divulgação]
Na estrada marca 9,8 km/l com etanol e 13,9 km/l na estrada. A transmissão também é do tipo CVT com sete marchas simuladas. É exatamente o mesmo conjunto mecânico do City e do City Hatch.

Versões

A Honda trocou um pouco a nomenclatura de versões do HR-V 2023 no Brasil. As versões aspiradas são nomeadas por siglas, enquanto as turbo tem nome composto. Mas a adição do sobrenome Honda Sensing à elas fez com que o nome da fabricante japonesa apareça duas vezes no batismo completo do SUV compacto.

Honda HR-V Advance 2023 [divulgação]
Honda HR-V Advance 2023 [divulgação]
Assim, o modelo de entrada é o Honda HR-V EX Honda Sensing – notou o aparecimento de Honda duas vezes? Isso se repete na versão EXL Sensing por conta do nome comercial do pacote de segurança da marca japonesa. As versões com motor turbo não trazem esse sobrenome, sendo apenas Advance e Touring.

Itens de série

Todo Honda HR-V 2023 vendido no Brasil traz de série piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, farol alto automático, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, assistente de descida, freio de estacionamento eletrônico com função autohold e seis airbags.

Honda HR-V 2023 [divulgação]
Honda HR-V 2023 [divulgação]
Além disso, a lista de itens de série da versão EX Honda Sensing, que também é repetida por todas as variantes traz câmera no retrovisor direito com imagens na central multimídia, monitoramento de pressão nos pneus, câmera de ré, faróis e lanternas full-LED, faróis com acendimento automático, retrovisores elétricos com rebatimento e rodas de 17 polegadas.

Por fim, a lista generosa ainda traz ar-condicionado digital de uma zona, partida por botão, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, direção elétrica, modo de condução Eco e volante com ajuste de altura e profundidade.

Honda HR-V Touring 2023 [divulgação]
Honda HR-V Touring 2023 [divulgação]
Para a versão EXL Honda Sensing, todos os itens anteriores são de série junto de chave presencial, faróis de neblina em LED, apoio de braço no banco traseiro, sensor de ré, retrovisor fotocrômico, bancos revestidos em couro e trocas de marcha no volante.

Subindo para a Advance, além do motor turbo, o Honda HR-V 2023 traz carregador por indução, painel com tela de 7 polegadas, ar-condicionado digital de duas zonas, modo de condução Sport, sensor de chuva, sensor de estacionamento dianteiro e aplicativo My Honda Connect.

Honda HR-V Touring 2023 [divulgação]
Honda HR-V Touring 2023 [divulgação]
Por fim, a versão topo de linha Touring tem banco do motorista com ajuste elétrico, partida remota, porta-malas elétrico com aproximação, detalhes da carroceria em preto brilhante, roda de liga-leve com desenho diferenciado e interior com couro claro.

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Sobre o autor

João Brigato

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  • As versões EX e EXL, com motor 1.5 aspirado, terão desempenho pior que o de seus concorrentes com motores turbo! Vieram. na verdade, para substituir o Fit.

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