Destaque Novidades

Hyundai Creta da Kia, o Seltos, já está em 2024 com novo visual

Derivado da mesma plataforma do Hyundai Creta e promessa antiga da Kia para o Brasil, o Seltos mudou pela primeira vez
Kia Seltos [divulgação]
Kia Seltos [divulgação]

Kia e Hyundai quase sempre têm modelos equivalentes em sua linha. Kio e HB20 são parelhos, assim como Cerato e Elantra. Mas um modelo bastante interessante para o Brasil ainda não veio: o Seltos, mas pode chamar de Hyundai Creta da Kia. Renovado e revelado já como linha 2024, o SUV compacto será que agora vem ao Brasil?

Promessa antiga da Kia desde que lançou o Rio no Brasil, o Kia Seltos é o SUV compacto de entrada da marca sul-coreana em muitos países. Por aqui temos o Stonic, mas ele tem porte de Fiat Pulse e é oferecido em versão micro-híbrida. O Seltos poderia ser o modelo de volume da marca e roubar clientes que acham o visual do Hyundai Creta polêmico.

Inspiração no HB20 2023?

Para a renovação visual a Kia foi bem econômica nas informações, afinal o novo Seltos só será vendido a partir de 2023 como linha 2024 – haja antecipação! A dianteira tem novos faróis com LED diurno invadindo a grade frontal e formando um interessante risco entre as duas metades do conjunto óptico.

Kia Seltos [divulgação]
Kia Seltos [divulgação]
A grade frontal é nova e tem desenho mais moderno, enquanto o logotipo renovado da Kia fica na região do capô. Como é moda e será incorporado até no novo Hyundai HB20 2023, o Seltos reestilizado traz lanternas conectadas. A iluminação é toda feita em LED e traz o logo da Kia bem ao centro. A tampa do porta-malas é nova, assim como o para-choque.

Por dentro, o Kia Seltos traz central multimídia de 10,25 polegadas do Hyundai Creta, porém ela é posicionada em paralelo ao painel de instrumentos com o mesmo tamanho de tela. O layout lembra os modelos da Mercedes-Benz, enquanto a manopla de câmbio giratória é parecida com a dos modelos elétricos da JAC.

Kia Seltos [divulgação]
Kia Seltos [divulgação]
O Kia Seltos ganhou novas luzes ambiente, volante modificado e novo console central, com direito a comandos do ar-condicionado modificados. Há também agora opção de couro marrom no interior. Informações mecânicas serão reveladas em breve, mais próximas ao lançamento.

Coração de Hyundai Creta

Contudo, o Kia Seltos compartilha com o Hyundai Creta o motor 2.0 quatro cilindros aspirado. Há como opção 1.6 aspirada usada no Creta da geração antiga ainda à venda no Brasil. O Kia ainda traz motores 1.4 turbo, 1.5 aspirado, 1.6 turbo e dois diesel: 1.5 e 1.6, ambos turbo. A motorização depende do mercado, enquanto a transmissão é pareada a motores específicos.

Kia Seltos [divulgação]
Kia Seltos [divulgação]
O manual de seis marchas é encontrado somente no 1.6 aspirado, enquanto a automática de seis marchas fica para os motores diesel e o 1.6 aspirado. A automatizada de dupla embreagem com sete marchas é para os 1.4 e 1.6 turbo, enquanto o CVT é usado com o motor 2.0 do Hyundai Creta (aqui o SUV irmão do HB20 usa caixa automática de seis marchas).

>>Hyundai Creta 2023 ganha teto solar que abre por voz e fica mais caro

>>Acabou o segredo: esse é o Hyundai HB20 2023. Adeus bagre?

>>Lembra do Kia Soul? Ele ganhou novo visual, mas ficou mais lento

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar