Novidades

Nova geração do Hyundai Creta estreia no Brasil no segundo semestre

Produção do novo Hyundai Creta começará em junho: modelo terá visual polêmico e deverá receber motores turbinados

Hyundai Creta 2021 [divulgação]
Hyundai Creta 2022 [divulgação]

Flagrado com frequência em testes no Brasil, o novo Hyundai Creta já está praticamente pronto para a estreia no mercado nacional. Bastava apenas saber quando esse lançamento se daria. Segundo o levantamento IHS Markit feito para o Automotive Business, a Hyundai começará a produção do modelo em junho para lança-lo no segundo semestre.

Tal qual aconteceu com o HB20 quando mudou de geração, o Hyundai Creta manterá a plataforma atual, mas passará por uma verdadeira revolução em design. Igualmente polêmico, o SUV compacto terá visual ousado com destaque para os faróis divididos e lanternas traseiras em partes.

A versão brasileira do Hyundai Creta passará por pequenas alterações visuais em relação ao modelo indiano e ao ix25 chinês. A grade frontal, por exemplo, terá desenho diferente e menos rebuscado. Para-choque dianteiro totalmente novo e traseiro modificado farão parte das diferenças estéticas feitas para o nosso país.

Hyundai Creta 2022 [divulgação]
Hyundai Creta 2022 [divulgação]
Resta saber somente se o interior seguirá a versão indiana ou chinesa. Lá Índia ele tem layout mais simples, com painel de instrumentos parcialmente digital e central multimídia horizontal, além de volante de Tucson. Já na China há uma gigantesca tela vertical e mais couro na superfície frontal do painel. O volante é o mesmo do HB20 por lá.

Creta Turbo

Um dos grandes destaques do novo Hyundai Creta deverá ser sua motorização. O atual 1.6 aspirado, que se mostra apenas suficiente para o modelo, deverá ser substituído pelo 1.0 TGD-i. Assim, as versões de entrada trocarão os 130 cv e 16,5 kgfm de torque do motor aspirado pelos 120 cv e 17,8 kgfm de torque do turbo. A vantagem será no consumo reduzido.

Hyundai Creta 2022 [divulgação]
Hyundai Creta 2022 [divulgação]
Uma possível troca será na ponta mais alta das versões do Creta. Hoje servindo apenas a versão Prestige, o motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 166 cv e 20,5 kgfm de torque pode ser aposentado. Em seu lugar, o SUV compacto coreano pode usar o 1.4 turbo de 140 cv e 24,6 kgfm de torque já usado pelas versões internacionais.

>>Hyundai Creta: por que a Smart Plus é a melhor versão? | Avaliação

>>HB20 2022 perde versão Diamond Plus e tecnologia start-stop

>>Hyundai HB20 2022 agora traz Bluelink e conectividade pela internet