Uma dúvida que permeia a mente das pessoas que não entendem muito de aerodinâmica e carros é o motivo de os sedãs não contarem com o limpador do vidro traseiro. Os hatches, SUVs e outros modelos, mas os três volumes não contam cm este recurso. A explicação pode ser dada por diversos fatores.
Segundo informações do portal Auto Esporte, essa ausência acontece de forma mais contundente devido à aerodinâmica. O desenho dos carros mais “bundudos” permite uma melhor facilidade para escoamento da água e também não deixa que tanta sujeira se acumule na região.
O espaço do porta-malas dos sedãs protege a parte em que o vidro está instalado e ele permite um fluxo de ar mais comedido. Assim, água e sujeira acabam escoando. Mas, tem mais motivos que atrapalham a instalação de um limpador neste vidro traseiro dos veículos de três volumes.
Porta-malas ajuda e também não colabora
O que acontece é que em hatches ou SUVs, o vidro traseiro faz parte da tampa do bagageiro. Então, fica mais viável e prático instalar chicotes elétricos, dutos de água e sistemas eletrônicos que fariam o limpador ser útil no local. Nos carros de três volumes, a tampa é separada do vidro.
E para contornar essa “divisão”, os engenheiros e os especialistas em design precisariam unir suas expertises para criar uma espécie de limpador do vidro traseiro que tivesse funcionamento.
Além disso, o desenho dos hatches possui uma espécie de corte mais seco na parte de trás e é por isso que há um acúmulo maior de detritos nessa parte e por isso eles precisam do limpador traseiro. Mesmo assim, existem marcas que criam sedãs com limpadores no vidro de trás.
Esses modelos são comercializados internacionalmente e a intenção é que o sistema faça a limpeza na região quando tem acúmulo de neve, coisa que é bem difícil de ser ver no Brasil.
Você sabia disso? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários