Uma prática muito comum de se estacionar o carro em ruas, principalmente as íngremes, é deixar a marcha engatada. Esse hábito é visto apenas em modelos equipados com câmbio manual. Contudo, para especialistas não é a melhor opção a se tomar e existe uma explicação bem racional para evitar tal costume.
A equipe da Auto Esporte conversou entrevistou o dono do centro automotivo Garage 77, Marcelo Ramaciotti, para sanar essa dúvida. Marcelo foi categórico ao revelar que a atitude não deve ser tomada em hipótese alguma. Como ele já atendeu motoristas que sofreram consequências após terem essa atitude, ele conta o que normalmente acontece.
Em seu relato, Ramaciotti afirma que se um carro for estacionado e vier um outro veículo e der uma simples encostada, seja na dianteira ou traseira, o modelo com a marcha engatada andará alguns centímetros e isso é extremamente prejudicial. Como a marcha estará engatada, o sistema de transmissão pode não aguentar e se quebrar. E o custo de reparação pode ser bem alto dependendo da gravidade.
Solução é bem mais simples do que se pensa
O especialista pontua que para evitar que o automóvel precise ter uma marcha engatada ao ser estacionado, o ideal é fazer a revisão periódica no freio de estacionamento ou o freio de mão. Este sim tem a função de segurar o veículo em qualquer situação. Ele é tão útil que auxilia os motoristas que não possuem a devida prática ao pilotar um carro manual, que pode ser acionado em diversas situações.
Para finalizar, Marcelo afirma que a melhor saída para “segurar” um carro estacionado é sempre utilizar o freio de mão. O objetivo dele sempre foi e sempre será esse. Além disso, ele não vai causar danos graves se houver a famosa encostada, pois foi criado para manter o automóvel parado. Se o modelo precisar ter a marcha engatada ao ser estacionado, é sinal que a parte de freio precisa de revisão, ele pontua.
Você praticava essa atitude? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários