Manutenção

Saiba como fazer o alinhamento correto do seu veículo

Alinhar e balancear as rodas dos carros é uma tarefa simples, só que exige dos motoristas atenção e cuidado para assim trazer mais segurança

Balanceamento e alinhamento (divulgação)
Balanceamento e alinhamento (divulgação)

Cuidar corretamente do seu automóvel, demanda diversos cuidados, entre eles o alinhamento. Esta manutenção tem como intuito ajustar o ângulo das rodas, de modo a deixá-las em linha reta em relação ao solo e paralelas entre as outras. O cuidado serve tanto para segurança dos passageiros quanto com o próprio veículo. Conheça neste tutorial como fazer o alinhamento correto.

Quando fazer o alinhamento?

Uma dúvida frequente dos motoristas é quando se deve fazer esta manutenção. O recomendado é que quando o piloto sentir que o veículo está puxando tanto para direita quanto para a esquerda é a hora de visitar uma oficina. Quando há desgaste acentuado dos pneus e até mesmo após trocá-los, é a hora de se fazer o alinhamento. Uma dica: a cada 10 mil quilômetros rodados, verifique se o veículo precisa de uma revisão em suas rodas.

Rodas traseiras precisam estar alinhadas?

Como grande parte dos modelos compactos e médios já saem de fábrica com o alinhamento feito apenas nas rodas dianteiras, é normal o motorista ter essa dúvida. Para ter segurança total de seu veículo, independentemente do seu tipo de suspensão, é ideal fazer essa regulagem também na parte traseira do seu carro. Dessa forma, problemas graves poderão ser evitados.

Balanceamento e alinhamento (divulgação)

 O que é alinhamento 3D?

Uma nova espécie de alinhamento é o 3D. Ele consiste basicamente em fazer o mesmo processo de cuidado, só que utilizando sensores eletrônicos na hora de realizar as modificações necessárias. Após essa manutenção, é como se o veículo tivesse acabado de sair de fábrica, já que a máquina segue todas as normas impostas pela fabricante do automóvel. Tem como diferencial, ser mais preciso, dificultar menos o trabalho do mecânico e sua durabilidade maior em comparação com o alinhamento comum.

E o balanceamento?

Quando se pensa em alinhar as rodas do carro, logo o motorista pensa no balanceamento. Não é necessário juntar as manutenções. Fazer o balanceamento é recomendado quando o volante do veículo está mais duro ou vibrando e quando a quilometragem descrita no manual do automóvel indicar o tempo necessário. Este serviço serve para compensar o peso do pneu após ser montado na roda.

Balanceamento e alinhamento (divulgação)

Vale lembrar que ambas manutenções além de ajudarem a dar mais segurança no trânsito, ajudam os pilotos a economizar combustível.

Você sabia o que era alinhamento? Tem alguma dúvida acerca dos cuidados corretos do seu veículo? Conte nos comentários

>>Saiba como cuidar corretamente do banco de couro do seu carro

>>Revisão da moto: saiba quais itens devem ser inspecionados

>>Como trocar o pneu do carro do jeito certo?