Ao vivo
Home » Novidades » Agora é oficial: produção da Fiat Titano começa na Argentina

Novidades

Transplante cardíaco!

Agora é oficial: produção da Fiat Titano começa na Argentina

A Fiat Titano passou a ser produzida na fábrica de Córdoba, na Argentina, com o motor 2.2 turbodiesel já usado no Commander e na Toro

3 min de leitura

A Stellantis iniciou oficialmente a produção da caminhonete média Fiat Titano na fábrica de Ferreyra, em Córdoba, na Argentina. O complexo, onde o sedan Fiat Cronos é montado desde 2018, recebeu investimentos de US$ 385 milhões para viabilizar a execução do Projeto KP1.

Além da Titano, outra caminhonete já está nos planos: a Ram 1200 – a variante do utilitário com os emblemas do fabricante norte-americano. A principal novidade técnica será a substituição do atual motor 2.2 Multijet turbodiesel pelo mesmo propulsor, já utilizada tanto no Jeep Commander de sete lugares quanto na Fiat Toro.

Segundo a Stellantis, a Fiat Titano faz parte de uma estratégia industrial de longo prazo que busca consolidar o Polo Automotivo de Córdoba como um hub regional de produção de picapes. “Nossa planta não está sendo modernizada apenas para aumentar a produção, mas para produzir com mais qualidade, maior integração local e constante evolução”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis na América do Sul.

Produção da Fiat Titano com novo motor 2.2 é iniciada oficialmente
Fiat Titano [Divulgação]

Números da Fiat Titano com novo motor

Para o mercado brasileiro, o novo motor entrega 200 cv e 45,9 kgfm, ou seja, 20 cv e 5,1 kgfm a mais do que o propulsor 2.2 Multijet utilizado atualmente na Titano. No mercado argentino, porém, não haverá mudanças no sistema de tração ou de transmissão. O novo motor virá inicialmente da Itália, mas a produção local está prevista para 2027, conforme já confirmado pela Stellantis.

E ao que tudo indica, essa troca de motor não será a única mudança na Fiat Titano. Apesar do fabricante não mencionar alterações visuais, as imagens revelam pequenas mudanças no design. Entre elas, a presença do radar para os sistemas de assistência à condução do pacote ADAS.

Peugeot Landtrek de frente andando na terra
Peugeot Landtrek [Divulgação]

O lançamento da Fiat Titano na Argentina está marcado para o próximo mês, e a apresentação no Brasil poderá ocorrer logo em seguida. Antes da produção em Córdoba, a caminhonete era feita no Uruguai. Vale lembrar, que a Fiat Titano, assim como a Peugeot Landtrek, é derivada do chassi da Kaicene F17, da Changan.

E você, o que acha da Fiat Titano? Compraria essa caminhonete média da Fiat? Se já tem uma, compartilhe sua experiência nos comentários!


YouTube video

1 comentário em “Agora é oficial: produção da Fiat Titano começa na Argentina”

  1. msof

    Bom dia. Seria interessante dizer, o que é produzido na Argentina e o que virá pronto da China, ou será CKD?

Os comentários estão encerrado.

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar