Os SUVs vieram para ficar. E de olho nessa categoria que vende como água em qualquer mercado, a Alpine revelou o novo SUV A390. Ele é um SUV-cupê com visual esportivo, será oferecido em duas versões apimentadas, dispõe de 463 cv na variante topo de linha e conta sempre com três motores. Mas, será que um dia os brasileiros verão esse modelo por aqui?
O A390 será oferecido nas versões GT e GTS. Sua plataforma é a AmpR Medium, a mesma dos Renault Scenic e Megane e-Tech. Porém, ele tem mudanças mecânicas exclusivas. O SUV contará com 4,61 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,53 m de altura e entre-eixos de 2,70 m. Seu porta-malas acomoda 532 litros. Além do tamanho, o visual do modelo se destaca na multidão.
Na dianteira, seus faróis são finos e interligados por uma barra iluminada. O para-choque é amplo e as entradas de ar na parte inferior possuem desenho geométrico. Bem ao centro, o modelo tem uma espécie de quina, o que dá um ar mais invocado. O capô é levemente curvado para baixo e possui supostas entradas de ar. O para-brisa é um pouco inclinado e a queda suave na traseira é um chamariz.

Três motores de série
Nas laterais, as caixas de rodas são demarcadas na carroceria e a linha de cintura é alta. O novo SUV da Alpine tem rodas que podem ser de 20 ou 21 polegadas e a altura em relação ao solo é de 15,2 cm. Ou seja, ele enfrentará os obstáculos das ruas sem tanto sofrimento. Na traseira, há um pequeno spoiler integrado com a tampa do porta-malas. As lanternas são finas, escurecidas e bem no meio delas, está escrito Alpine.
A tampa do bagageiro e o para-choque possuem desenhos angulares. Na cabine, o A390 conta com painel de instrumentos de 12,3 polegadas, central multimídia de 12 polegadas e visual com ar futurista. Ele acomoda confortavelmente cinco pessoas. Seu volante e os bancos tipo concha Sabelt de couro Nappa trazem o tom de esportividade que o modelo tem como destaque.


A versão GTS, topo de linha, tem ainda sistema de som com 13 alto-falantes de série. Debaixo do capô, ambas versões trazem três motores elétricos. O GT dispõe de 396 cv e 66,2 kgfm de torque. Já o GTS conta com 463 cv e 82,3 kgfm. Os dois possuem bateria de 89 kWh de capacidade e a autonomia pelo ciclo WLTP é de 555 km e 520 km, respectivamente. O GT tem 200 km/h de velocidade máxima e chega aos 100 km/h em 4,8 segundos.
Já o GTS corre até 220 km/h e precisa de apenas 3,9 segundos para chegar aos 100 km/h. Eles possuem suspensão com batentes hidráulicos, pneus Michelin personalizados e sistema de direção otimizado. A Alpine ainda implantou no SUV um modo ultrapassagem, o qual aumenta a potência do SUV elétrico por 10 segundos. Ele também conta com um sistema que emite ruído sintético do motor.

Quando chegará?
Com tanta potência, o A390 tem tração integral e vetorização ativa de torque. A montadora que pertence ao Grupo Renault revelou que as encomendas do SUV elétrico cupê começarão no quarto trimestre de 2025. Seu preço ainda não foi revelado. Ele baterá de frente com Tesla Model Y, BMW i4, Maserati Grecale, Audi Q4 Sportback, Cupra Tavascan e outros modelos.
Aliás, a Alpine estuda ainda entrar no mercado norte-americano e o A390 poderia ser seu primeiro modelo a chegar aos Estados Unidos. Contudo, ele tem a produção de diversos componentes na França. Desse modo, sofreria com os impostos que o governo de Donald Trump implantou. Mas, não há uma data certa para esse evento acontecer. E não há confirmação que a Alpine ou o A390 venha ao Brasil.

Por fim, a montadora aproveitou a apresentação oficial do SUV-cupê para mostrar o novo esportivo A110. Ele será elétrico, terá motor central, porte compacto, iluminação dianteira arredondada e dividida em quatro partes. Essa nova geração do modelo só deve ser lançada oficialmente em 2026.
O que você achou do Fastback elétrico da Alpine? Daria uma voltinha no A390? Conte nos comentários