Ao vivo
Home » Novidades » BYD e GWM iniciam guerra por causa de preços de carros

Novidades

Clima esquentou

BYD e GWM iniciam guerra por causa de preços de carros

O clima entre a BYD e a GWM esquentou após declarações de um alto executivo da marca dona do Haval H6. Mas, não é a primeira treta entre elas

3 min de leitura

Parece que o clima na China esquentou. BYD e GWM trocaram farpas bem chamativas nos últimos dias. Tudo começou quando um alto executivo da marca dona do SUV Tank 300 revelou estar alarmado com os rumos da indústria automotiva local. Além disso, deu a entender que falou de uma situação que a BYD enfrentou recentemente. Mas, a marca dona do hatch elétrico Dolphin não deixou barato e respondeu os comentários.

Conforme dados revelados pela Reuters, todo este barraco começou logo após a fala de Wei Jianjun, executivo da GWM. Ele disse em declaração que a situação da indústria automotiva na China era “insalubre”, falou sobre a guerra de preços que as marcas locais implementaram e contou sobre os problemas em relação aos lucros das montadoras e fornecedores.

Todavia, seu modo de falar chegou a alarmar até as ações de outras empresas, como as montadoras Nio e Xpeng. Isso fez com que o valor das ações delas caíssem. Aí, Li Yunfei, gerente geral de marca e relações públicas da BYD resolveu se pronunciar após as declarações do executivo da GWM. Vale dizer que a fabricante da caminhonete Shark também lidou com queda no valor de suas ações e também fez revelações sobre as dívidas que a montadora esteve enfrentando.

GWM Tank 300 cinza de traseira em uma pista
GWM Tank 300 [Auto+ / João Brigato]

Não é a primeira briga

Li pontuou em suas redes sociais que a relação instável entre dívidas e ativos que a marca dona do King enfrentou há pouco tempo tem bastante haver com o rápido crescimento da montadora. E ele também contou que mesmo que sua empresa tenha anotado crescimento, outras marcas ficaram estagnadas, mas não deu nomes. E ele também afirmou que sua fabricante não enfrentava uma crise grande como uma antiga construtora chinesa que chegou a ser liquidada.

Wei havia feito uma relação entre a crise enfrentada por esta construtora com o momento conturbado que uma marca chinesa havia passado recentemente. Yunfei ainda finalizou sua declaração dizendo que a BYD planeja responsabilizar usuários da internet que possam ter espalhado qualquer tipo de especulação e a GWM não respondeu a declaração até o momento.

GWM Ora 03 Skin [Auto+ / João Brigato]
GWM Ora 03 Skin [Auto+ / João Brigato]

A guerra de preços dos carros na China está longe de acabar. O que acontece é que o governo local subsidia as montadoras a desenvolverem mais modelos acessíveis e se eles forem eletrificados, o incentivo aumenta. Desse modo, as marcas podem repassar esse auxílio para seus veículos, tornando-os mais competitivos. O presidente da Changan, outra marca local, também se mostrou preocupado com relação aos novos incentivos do governo chinês sobre carros eletrificados.

Surpreendentemente, esta não é o primeiro barraco entre a BYD e a GWM. Elas se enfrentaram publicamente em meados de 2023, quando a fabricante dona do Ora 03 apresentou documentos que alegavam que os veículos híbridos de sua rival não atendiam as normas de emissões impostas pelo governo chinês. Em resposta, a dona do SUV Song Pro fez um apelo e pediu que a indústria automotiva local se unisse perante o mercado global.

BYD Song Pro DM-i [Auto+ / Rafael Déa]

O que você acha de toda essa treta made in China? Quem está certo na sua opinião? Conte nos comentários


YouTube video

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar