A General Motors, dona da Chevrolet, ampliou o seu plano de investimentos no mercado brasileiro e anunciou um aporte adicional de R$ 3,5 bilhões para a sua base industrial. O anúncio ocorreu em Brasília (DF), com a presença de executivos da montadora e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Esse novo montante se soma aos R$ 7 bilhões divulgados em 2024.
Com isso, a fabricante norte-americana totaliza R$ 10,5 bilhões injetados no país para o atual ciclo de investimentos. O dinheiro extra terá como destino principal as operações da companhia instaladas no estado de São Paulo. Desse modo, o investimento vai apoiar a renovação do portfólio de produtos da Chevrolet e a modernização das linhas de montagem.
A GM vai usar os recursos para incorporar novas tecnologias aos veículos produzidos localmente. O foco central dessa estratégia, segundo comunicado oficial da marca, está no desenvolvimento dos primeiros modelos equipados com motores híbridos da marca no país. Entretanto, há rumores que, na realidade, trata-se de um sistema semi-híbrido MHEV semelhante ao utilizado pela Stellantis.

Montadora mira previsibilidade para ampliar exportações na região
“A indústria automotiva vive um período de profunda transformação tecnológica. Este investimento amplia nossa capacidade de desenvolver e produzir veículos competitivos no Brasil, acelera a adoção de novas tecnologias e contribui para a formação de competências e empregos que serão essenciais para o futuro da mobilidade”, afirma Thomas Owsianski, presidente da General Motors América do Sul.
Além disso, o plano da Chevrolet também prevê a ampliação das capacidades dos centros de engenharia e manufatura em solo paulista. A fabricante tenta correr atrás da perda de mercado diante do avanço das montadoras chinesas no segmento de eletrificados, em especial dos híbridos de verdade e de elétricos. Ainda que a Chevrolet tem investido forte em elétricos, especialmente importados da China.

Além disso, a General Motors visa abastecer outros países da América Latina com a produção de carros concentradas em suas plantas no estado de São Paulo. Vale lembrar que essas fábricas também serão usadas para a produção de futuros carros desenvolvidos com a Hyundai. A montadora sul-coreana, inclusive, pode fabricar seus carros nas plantas da Chevrolet.
“Decisões de investimento dessa magnitude exigem visão de longo prazo e um ambiente que ofereça previsibilidade, segurança jurídica e condições adequadas para a produção local. O Brasil reúne uma sólida base industrial, capacidade de engenharia, mercado consumidor relevante e profissionais altamente qualificados. Esses fatores, aliados a um ambiente favorável ao investimento, são fundamentais para sustentar o desenvolvimento da indústria automotiva e ampliar o papel do país como polo produtor e exportador da General Motors para a América do Sul”, finaliza Owsianski.

Você teria um carro da Chevrolet? Conte nos comentários.

