Fastback à francesa

Citroën quebra tradição e batiza novo SUV de Basalt

Novo SUV cupê da marca, o Citroën Basalt vai utilizar a mesma base do Aircross e será revelado ainda nesta semana

Teaser novo Citroën Basalt [divulgação]
Teaser novo Citroën Basalt [divulgação]

A Citroën definiu o nome de seu novo SUV cupê. Nesta manhã, a marca divulgou o nome do modelo, que quebra a tradição da fabricante batizar seus modelos com letras e números, como o C3 ou o C4 Cactus. Em vez de alguma solução assim, a montadora decidiu que seu novo carro será chamado de Basalt.

Além de anunciar o nome do novo SUV cupê, a Citroën revelou um teaser que mostra uma parte da traseira do modelo. Na imagem, fica claro que ele será uma espécie de Fiat Fastback à francesa, com forte caimento do teto e tampa traseira com um ressalto, para parecer um aerofólio.

E não vai demorar para conhecermos todos os detalhes do carro. Na próxima quarta-feira (27), a Citroën vai revelar as imagens oficiais do SUV, então será possível conhecer melhor o design do Basalt. Felizmente o modelo não será chamado de FastLounge, como apontavam rumores. Mas a marca perdeu o ótimo nome C3 X.

Citroën C3 X [Auto+ / Lucas Duarte]
Citroën Basalt [Auto+ / Lucas Duarte]

O que esperar do novo Citroën Basalt

O novo Basalt vai ser o terceiro membro do projeto C-Cubed, que deu origem ao C3 em 2022 e, no ano passado, ao C3 Aircross. Como o teaser antecipa, o vidro traseiro é bastante inclinado, e o modelo será mais um SUV cupê do que um sedã aventureiro, como era o Renault Logan CVT.

Por ser maior do que o C3, o Basalt vai compartilhar mais elementos com o Citroën C3 Aircross. Isso deve incluir os para-lamas mais largos, boa parte da dianteira e as suspensões do SUV de sete lugares. Por dentro, a cabine deve ser semelhante a do Aircross, com painel de instrumentos digital, mas são esperadas melhorias de acabamento.

Citroën Basalt [Auto+ / Lucas Duarte]
Citroën Basalt [Auto+ / Lucas Duarte]

O que não vai mudar é o motor. Assim como o SUV de sete lugares, o Citroën Basalt vai utilizar o 1.0 turbo T200 de origem Fiat. O motor tricilíndrico flex desenvolve 130 cv e 20,4 kgfm, sendo acoplado a um câmbio automático do tipo CVT. Novas imagens do SUV serão reveladas no dia 27.

Acha que o Citroën Basalt vai fazer sucesso no Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.


>> Nova Triumph Tiger 1200 chega mais barata do que o previsto

>> Cupra fará carros no México. Porsche classe média vem ao Brasil?

>> 5 carros que causaram tretas enormes