C3 Aircross da Jeep

Jeep vai ter SUV baseado no C3 Aircross para brigar com o Creta

Em busca de um SUV menor e mais barato, a Jeep vai pegar emprestada a plataforma do C3 Aircross para ter um novo modelo

Citroën C3 Aircross 2024 [divulgação]
Citroën C3 Aircross 2024 [divulgação]

A Jeep deve ter um novo SUV compacto em breve, lançando um modelo totalmente novo, mas que será baseado no Citroën C3 Aircross. Inicialmente, este novo SUV deve estrear na Índia, já que por lá há uma gama ampla de utilitários de entrada, como o Hyundai Creta, e a Jeep quer ter uma fatia dessas vendas. 

Como a Jeep e Citroën pertencem ao grupo Stellantis, a plataforma do C3 Aircross se mostra uma excelente opção para este novo SUV. Além de ser acessível, essa plataforma oferece espaço generoso e opções de assentos para cinco ou sete pessoas. Sem contar que o C3 Aircross já é fabricado na Índia, o que facilita o uso da plataforma.

Jeep Renegade sem nome [divulgação]
Jeep Renegade sem nome [divulgação]

SUV da Jeep terá personalidade própria 

Embora o SUV da Jeep possa ser baseado no C3 Aircross, ele vai ter um design completamente novo, até pelo posicionamento mais premium da fabricante americana. Além disso, é esperado que tanto o C3 quanto o C3 Aircross recebam uma atualização na Índia em 2025, incluindo materiais de qualidade aprimorada no interior e novos recursos.

Em relação à motorização, é provável que o SUV da Jeep utilize o motor turbo 1.2 a gasolina da Citroën, acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades ou uma transmissão automática. Esse motor tem 110 cv e torque de 20,9 kgfm, sendo menos potente que o 1.0 turbo utilizado no C3 Aircross brasileiro.

Jeep Avenger e-Hybrid [divulgação]
Jeep Avenger e-Hybrid [divulgação]

Com este novo SUV, a Jeep finalmente vai poder competir no segmento de entrada dos SUVs na Índia. Embora o Renegade cumpra esse papel na maioria dos mercados, ele nunca foi lançado na Índia por ser considerado caro demais. O Avenger também teve esse problema, além de ter sido desenvolvido especialmente para o mercado europeu.

Atualmente, o Jeep mais barato da Índia é o Compass, que briga em um segmento superior. Por isso a marca deve aproveitar a plataforma do C3 Aircross para desenvolver um novo SUV menor para o mercado indiano.

Acha que a estratégia da Jeep vai dar certo? Deixe nos comentários a sua opinião.


>> Jeep Renegade é o Uno que fez crossfit e joga beach tênis

>> Flagra: Hyundai Creta N-Line 2025 já está em testes no Brasil

>> Stellantis rompe com Dongfeng e Brasil assume projeto da Titano