Fechou o clima

5 carros que causaram tretas enormes

Esses carros fizeram história, mas nem sempre são lembrados somente pelo lado positivo, já que causaram desentendimentos diversos

carros
Volkswagen Gol G2 [divulgação]

Esses carros até podem ser icônicos, mas todos eles foram responsáveis por enormes brigas ou um ódio imenso, antes mesmo da internet ser como é hoje. Se por um lado eles marcaram a história, por outro suas fabricantes quase foram extintas ou perderam boa parte da reputação. Confira quais são eles a seguir

Mercedes-Benz SLR McLaren

Mercedes-Benz SLR McLaren [divulgação]
Mercedes-Benz SLR McLaren [divulgação]

O esportivo é um dos carros mais incríveis que a Mercedes-Benz já produziu. Atual até os dias atuais, ele foi idealizado pela marca alemã nos tempos em que ela era dona de boa parte da McLaren. Unir ingleses e alemães nunca é fácil, e as duas empresas brigaram em tudo. A Mercedes-Benz queria um carro de luxo esportivo, a McLaren pensava em um novo supercarro raiz, como foi o F1 dos anos 1990.

Reza a lenda que as duas não chegaram a um consenso nem sobre o ronco do motor. O fato é que a relação entre as empresas azedou de vez com esse modelo, além de outros problemas que a McLaren teve na Fórmula 1. Um clássico moderno, o Mercedes- Benz SLR McLaren, com seu V8 supercharger de 617 cv, causou um enorme divórico.

Jaguar X-Type

Jaguar X-Type [divulgação]
Jaguar X-Type [divulgação]

Nos anos 2000, a Ford era dona da Jaguar e tentou mudar o rumo da história da marca de luxo. O X-Type foi um dos carros pensados para isso, só que o problema é que ele usava a plataforma do Ford Mondeo. Isso já causou algumas torcidas de nariz, mas os problemas de construção e a limitação de motores que a base proporcionava foram cruciais para o fracasso do modelo. A Jaguar perdeu prestígio e a Ford torrou dinheiro, vendendo a marca para a Tata em 2008.

Ferrari Mondial 8

carros
Ferrari Mondial 8 [divulgação]

A Ferrari é hoje uma empresa de imenso glamour e prestígio, mas nos anos 1980 e começo dos anos 1990, a situação era outra. Seus carros já não eram mais tão desejados, e o Mondial 8 é um belo exemplo disso. Desengonçado e lerdo, ele é apontado como o pior Ferrari de todos os tempos por muitas pessoas, e quase enterrou de vez a história da marca de Maranello. 

Porsche 911 (996)

carros
Porsche 911 [divulgação]

A Porsche também passou por maus bocados nos anos 1990. Para mudar sua situação, ela criou o Boxster para ser seu esportivo de entrada. Depois, chegou a vez de mudar completamente o 911. A geração 996 foi a primeira com um chassis completamente novo e com motor refrigerado a água. Mas o pior foi o seu farol herdado do Boxster e os problemas de confiabilidade dos primeiros anos. Por pouco o 911 não foi enterrado de vez, e a Porsche precisou lutar muito para recuperar seu prestígio.

Volkswagen Gol G2 (bolinha)

Ford Gol G2 [reprodução]
Ford Gol G2 [reprodução]

O Gol bolinha é um dos carros de maior sucesso da Volkswagen, tanto que foi produzido de 1994 a 2013, quando o G4, que era a segunda reestilização do modelo, encerrou seu ciclo de vida. No entanto, a segunda geração do Gol foi um dos motivos que levou ao fim da Autolatina.

Naquela época, Volkswagen e Ford tinham uma parceria no Brasil. Ambas compartilhavam projetos e, quando a VW anunciou o Gol G2, a Ford queria ter sua versão. Houve até alguns modelos feitos de argila, mas a marca alemã se negou a ceder o seu principal carro aos americanos. Pronto, a treta estava instaurada. Ainda em 1994, as empresas anunciaram o divórcio, que foi efetivado em 1996.


>> 5 carros fracassados que o Brasil já esqueceu que existiam

>> Jeep Compass foi do lixo ao luxo de uma vez só

>> Carros Hybrid da CAOA Chery e da Kia são híbridos de verdade?