Assim como aconteceu no Brasil, a Ford fechou as portas de suas fábricas na Índia e se tornará uma importadora. A ideia é semelhante: trazer modelos de maior valor e diminuir o tamanho da operação. Contudo, essa notícia também coloca fim a carreira de um icônico Ford, o Ka.
Desenvolvido no Brasil, o Ford Ka de terceira geração era fabricado por aqui em Camaçari e também em Sanand, na Índia. Por lá ele era comercializado como Figo e tinha algumas pequenas diferenças em relação ao modelo brasileiro. Além do hatch, era comercializado o Aspire, versão encurtada do Ka Sedan.
A despedida final do Ka acontece poucas semanas depois que a Ford lançou a versão automática dele na Índia. Com isso também foi descartada a reestilização do EcoSport com visual inspirado no Territory e que estava em desenvolvimento na Índia. O EcoSport segue em produção agora somente na Romênia para a Europa, mas deve sair de linha em breve.

Prejuízo bilionário
Com isso, todos os modelos globais da Ford desenvolvidos no Brasil terão sua aposentadoria antecipada. Na Índia, a Ford acumulou prejuízo de US$ 2 bilhões (R$ 10,4 bilhões) em seus dez anos de operação. A fábrica de Sanand era responsável pela produção de Figo (Ka), Aspire (Ka Sedan curto), Freestyle (Ka Freestyle), EcoSport e Endeavour (SUV da Ranger).
Ela fecha as portas no último quadrimestre de 2021, ou seja, entre setembro e dezembro, sem data específica. Já a fábrica de motores de Chennai ficará funcionando até os últimos quatro meses de 2022. A planta seguirá somente fazendo os motores da Ranger, que são exportados. O fechamento da planta coincidirá com a apresentação na nova picape com novos motores.
![Ford EcoSport [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/09/ford_ecosport_187_edited-750x450.jpg)
>>Ford Ranger Splash ressurge, mas sem seu maior charme
>>Maverick chega ao Brasil em 2022 para brigar com a Fiat Toro
>>Ford mata mais um carro no Brasil e reduz linha a quatro carros



A Ford deseja reposicionar a marca para o mercado Premium. Ok, mas a classe média que deseja um Mercedes-Benz, um BMW ou um Audi ainda seguirá comprando essas marcas. E os Fords seguirão sendo estacionados nos fundos das churrascarias e restaurantes bacanas.
Aqui no Brasil a culpa foi do “Bozo”… será que lá tem seu dedo também?
Por mim, a Ford pode ir embora de vez do Brasil e da Índia kkk
A meu ver, não teremos carros FORD aqui no Brasil nos próximos 5 anos! Eu de fato tenho uma Ecosport 2018. Assim que eu vendê-la, não pretendo mais por nenhum carro dessa marca em minha garagem!
A Ford vai até tentar importar os seu novo portfólio no BRASIL, mas não irá vai conseguir se manter. Num futuro não tão distante, será extinta!