Home » Novidades » Como no Brasil, Ford fecha fábricas na Índia e Ka morre de vez

Destaque

Como no Brasil, Ford fecha fábricas na Índia e Ka morre de vez

Única fábrica do mundo que ainda fazia o Ford Ka fechou e agora o EcoSport é feito somente na Romênia

3 min de leitura

Assim como aconteceu no Brasil, a Ford fechou as portas de suas fábricas na Índia e se tornará uma importadora. A ideia é semelhante: trazer modelos de maior valor e diminuir o tamanho da operação. Contudo, essa notícia também coloca fim a carreira de um icônico Ford, o Ka.

Desenvolvido no Brasil, o Ford Ka de terceira geração era fabricado por aqui em Camaçari e também em Sanand, na Índia. Por lá ele era comercializado como Figo e tinha algumas pequenas diferenças em relação ao modelo brasileiro. Além do hatch, era comercializado o Aspire, versão encurtada do Ka Sedan.

A despedida final do Ka acontece poucas semanas depois que a Ford lançou a versão automática dele na Índia. Com isso também foi descartada a reestilização do EcoSport com visual inspirado no Territory e que estava em desenvolvimento na Índia. O EcoSport segue em produção agora somente na Romênia para a Europa, mas deve sair de linha em breve.

Ford Aspire [divulgação]

Prejuízo bilionário

Com isso, todos os modelos globais da Ford desenvolvidos no Brasil terão sua aposentadoria antecipada. Na Índia, a Ford acumulou prejuízo de US$ 2 bilhões (R$ 10,4 bilhões) em seus dez anos de operação. A fábrica de Sanand era responsável pela produção de Figo (Ka), Aspire (Ka Sedan curto), Freestyle (Ka Freestyle), EcoSport e Endeavour (SUV da Ranger).

Ela fecha as portas no último quadrimestre de 2021, ou seja, entre setembro e dezembro, sem data específica. Já a fábrica de motores de Chennai ficará funcionando até os últimos quatro meses de 2022. A planta seguirá somente fazendo os motores da Ranger, que são exportados. O fechamento da planta coincidirá com a apresentação na nova picape com novos motores.

Ford EcoSport [divulgação]
Ford EcoSport [divulgação]
Apesar do encerramento da produção local na Índia, a Ford seguirá por lá tal qual no Brasil. Ou seja, como importadora. A marca já prometeu a importação do Mustang GT reestilizado e também do elétrico Mustang Mach E. Por aqui, ainda aguardamos o lançamento da van Trainsit e da picape Maverick.

>>Ford Ranger Splash ressurge, mas sem seu maior charme

>>Maverick chega ao Brasil em 2022 para brigar com a Fiat Toro

>>Ford mata mais um carro no Brasil e reduz linha a quatro carros

YouTube video

4 comentários em “Como no Brasil, Ford fecha fábricas na Índia e Ka morre de vez”

  1. Geraldo Pedroso

    A Ford deseja reposicionar a marca para o mercado Premium. Ok, mas a classe média que deseja um Mercedes-Benz, um BMW ou um Audi ainda seguirá comprando essas marcas. E os Fords seguirão sendo estacionados nos fundos das churrascarias e restaurantes bacanas.

  2. Luis Carlos

    Aqui no Brasil a culpa foi do “Bozo”… será que lá tem seu dedo também?

  3. Gab

    Por mim, a Ford pode ir embora de vez do Brasil e da Índia kkk

  4. Anderson Felipe

    A meu ver, não teremos carros FORD aqui no Brasil nos próximos 5 anos! Eu de fato tenho uma Ecosport 2018. Assim que eu vendê-la, não pretendo mais por nenhum carro dessa marca em minha garagem!

    A Ford vai até tentar importar os seu novo portfólio no BRASIL, mas não irá vai conseguir se manter. Num futuro não tão distante, será extinta!

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar