A Denza, marca de luxo que pertence à BYD, fará sua estreia oficial no Brasil em outubro de 2025. O lançamento marca a expansão global da marca premium, focada em veículos elétricos e híbridos premium, que aposta em tecnologia de ponta, alto desempenho e design refinado para conquistar consumidores fora da China.
A aparição pública do Denza Z9 GT aconteceu na última quarta-feira (17), durante o evento Vogue Celebra, na Estação das Artes, em São Paulo, que comemorou os 50 anos da revista no país. O sedã esportivo, com visual de station wagon, foi exibido pela primeira vez ao público brasileiro e será um dos carros que inauguram a marca no país, ao lado do SUV off-road B5.
Como é o Denza Z9 GT
O Denza Z9 GT é um sedã esportivo elétrico que mistura formato de um cupê com station wagon, formato raro no Brasil. Mede 5,23 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,50 m de altura e tem entre-eixos de 3,13 m, ou seja, comprimento muito próximo a de picapes médias como Toyota Hilux e Ford Ranger.



O modelo é construído sobre a plataforma e-Platform 3.0 Evo da BYD e utiliza três motores elétricos que entregam potência combinada de 965 cv e 97 kgfm de torque, sempre com tração integral. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 3,4 segundos. A bateria de 100,1 kWh dá autonomia de até 630 km no ciclo otimista chinês CLTC, com recarga rápida de até 150 kW.
O design assinado por Wolfgang Egger, chefe de estilo do grupo BYD, aposta em linhas limpas. A dianteira tem faróis estreitos, enquanto as laterais oferecem linhas fluidas. O interior impressiona com três telas digitais — painel de instrumentos de 13,2”, central multimídia de 17,3” e tela extra para o passageiro —, além de acabamento sofisticado e recursos como assistência de autoparking.

O preço no Brasil ainda não foi confirmado, mas deve superar facilmente R$ 600 mil, posicionando o Z9 GT contra sedãs de luxo de marcas europeias.
Como é o Denza B5
O segundo modelo da estreia é o Denza B5, um SUV híbrido plug-in de porte avantajado, com 4,89 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de altura e entre-eixos de 2,80 m. A proposta é encarar SUVs off-road, como Land Rover Defender 110, Ford Bronco, Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Pajero Sport e até o Tank 500 da GWM.
![BYD BAO 5 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/09/BYD-Fang-Cheng-Bao-Leopard-5-1_upscayl_4x_RealESRGAN_General_x4_v3-1200x719.png)
O conjunto mecânico combina motor 1.5 turbo a gasolina de 193 cv a dois motores elétricos, entregando juntos 686 cv e 77,5 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 4,5 segundos. A bateria de 20,4 kWh garante autonomia de 125 km no modo 100% elétrico (CLTC) e, no uso combinado, a autonomia total ultrapassa os 1.200 km.
Além da força, o B5 aposta em robustez com a suspensão adaptativa DiSus-P que ajusta a altura em tempo real, três bloqueios de diferencial e ângulos de ataque e saída de 35° e 32°. O raio de giro curto de 3,4 m é facilitado pelo uso de motores elétricos no eixo.

O interior segue a linha premium da Denza, com acabamento refinado, head-up display de 50 polegadas, telas digitais, reconhecimento biométrico e sistema de som premium.No Brasil, o preço estimado deve variar entre R$ 300 mil e R$ 400 mil.
Estratégia de vendas
Criada em parceria entre BYD e Daimler em 2010 e hoje 100% somente da BYD, a Denza é a aposta premium do grupo, que tem forte presença na China, mas quer se expandir para mercados estratégicos e, no Brasil, terá rede de concessionárias própria, separada das lojas da BYD.

Segundo Werner Schaal, diretor comercial da Denza Brasil, a proposta é unir luxo, design e tecnologia com a identidade da marca. Além do Z9 GT e do B5, a marca pretende ampliar a linha no país nos próximos anos.
Teria coragem de encarar o luxo elétrico chinês da Denza ou ainda prefere ficar com as marcas tradicionais europeias? Deixe seu comentário!




Teria coragem sim. Carrão, pra todo terreno, conforto, rápido e confiável.
Melhor seria de fosse 100% EV.
Prefiro esperar o B3 chegar, será mais barato e elétrico puro. 🚗
Com certeza! Mas não pode vir mais caro que SW4 ou similar! Se quiser entrar no mercado não pode passar de 400k , a GWM tem
O Tank 300 hpev por -330