Denza Z9 é confirmado para o Brasil. Sedã de luxo nível Tesla Model S será lançado no nosso mercado em 2025, segundo Stella Li, vice-presidente executiva global da BYD. Seguindo a estratégia que a marca vem usando para os lançamentos por aqui, o Z9 chegará inicialmente em versão única. Resta saber se a variante escolhida será elétrica ou híbrida.
- 5 conceitos radicais que não chegaram às ruas
- Nota de Pulse e Kardian no Latin NCAP é muito discrepante
Denza é uma marca chinesa de carros elétricos de luxo. Ela foi criada em 2010 como uma joint venture entre a BYD e Mercedes-Benz. Mas recentemente a gigante chinesa comprou a participação total do grupo alemão, se tornando a única proprietária da Denza.
A BYD tem apostado fortemente no mercado brasileiro. Inclusive, foi uma das marcas que mais lançou carros este ano por aqui. Também foi a que mais vendeu carros elétricos no Brasil. O Z9 só mostra que ela pretende manter o mesmo ritmo em 2025. Mas será que o modelo será para o segmento de luxo o que o Dolphin Mini é para os elétricos de entrada?
Quanto custa para levar o Denza Z9 para casa
O Z9 foi lançado oficialmente na China no Guangzhou Auto Show, no dia 15 de novembro. No mercado chinês o sedã foi lançado em duas versões: com valores entre US$ 47.100 e US$ 58.400 (entre R$ 284.000 e R$ 350.000 na conversão direta). No Brasil, o modelo deve chegar acima dos R$ 400.000 na versão de entrada e acima de R$ 500.000 na topo de linha.
Ele vem para tentar abocanhar uma fatia das vendas de carros elétricos do mercado de luxo representado por Porsche Taycan, Audi E-Tron e Mercedes-Benz EQE. A proposta do Z9 é interessante: muita sofisticação, alta tecnologia, potência de superesportivo e preço competitivo para o segmento. Mas será que ele consegue conquistar o público que sonha com um carro das alemãs?
Números impressionantes
Munição não falta para o Denza Z9. Na versão 100% a bateria o sedã é equipado com três motores elétricos, cuja potência combinada é de incríveis 964 cv. Além disso, a autonomia pode chegar a 630 km. Na híbrida um motor 2.0 turbo a combustão trabalha em conjunto com dois motores elétricos para entregar 869 cv e um alcance absurdo de 1.100 km.
Quer mais? Ele também é um dos maiores sedãs de luxo. São 5,20 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,50 m de altura e 3,10 m de entre-eixos. Quanto a capacidade do porta-malas, são 550 litros.
Quando o objetivo é impressionar, é com ele mesmo. Além dos números, ele também impressiona devido à alta tecnologia e mimos para elevar a experiência dos passageiros. O sistema avançado Yi-Sanfand, por exemplo, permite realizar manobras complexas como curvas de precisão e até andar como um caranguejo. Ficou curioso? Nós te contamos mais detalhes do Denza Z9 aqui.
O que você achou do Denza Z9 vir para o Brasil? Conte para nós nos comentários.
- 5 conceitos radicais que não chegaram às ruas
- Nota de Pulse e Kardian no Latin NCAP é muito discrepante
- JAC Hunter vai abalar o mercado de caminhonetes? | Impressões
- Prazo de entrega: Citroën Basalt pode chegar só no carnaval
- Hyundai HB20S sofre aumento de R$ 800 e passa de R$ 130 mil