O mercado brasileiro vai receber nos próximos anos a maior ofensiva de lançamentos da história da Fiat. A fabricante italiana anunciou nesta quarta-feira (17) que prepara entre 2026 e 2030 a renovação dos seus principais veículos vendidos no Brasil. Serão 40 mudanças de produtos do grupo Stellantis, sendo 8 inéditos e entre eles, da Fiat, serão 5 inéditos.
A apuração do editor-chefe do Auto+, João Brigato, confirmou direto de Turim que as novidades inéditas serão o novo Grande Panda, que pode se chamar Uno, novas gerações do Fastback, Pulse, Toro e Strada.
O movimento faz parte do ciclo de R$ 30 bilhões que a Stellantis está investindo no Brasil até 2030, que tem objetivo de trazer eletrificação, novas plataformas globais e ampliação da produção em Betim (MG) e Goiana (PE).
Fiat Uno/Grande Panda 2026

O possível novo Uno é o primeiro da fila da nova linguagem da marca no Brasil. O hatch subcompacto será produzido em Betim (MG) e chega em 2026 para substituir Mobi e Argo e se tornar o carro mais barato da Fiat no Brasil. Trazer o nome Uno não é uma coincidência, já que o Panda sempre foi seu equivalente europeu.
As linhas que serão adotadas para esse novo carro vão coincidir bastante na nova geração do Panda, lançado em março de 2025. No visual, o hatch remete ao Panda original dos anos 1980, com linhas retas e robustas.

A versão europeia tem faróis retangulares em LED, molduras plásticas nas caixas de roda. Traz o logotipo Fiat em destaque na grade, volante e tomada de recarga, além do nome Panda em relevo nas laterais.
O interior é minimalista, mas tecnológico, com painel de instrumento de 10 polegadas e multimídia de 10,3”. Um detalhe curioso é o revestimento de tecido com bambu que imita madeira.

No Brasil, pode o hatch deve receber ajustes de design para reduzir custos, mas terá a nova identidade global da Fiat. Medindo 3,99 m de comprimento, 1,76 m de largura e 2,54 m de entre-eixos, oferece bom espaço interno e porta-malas de 361 litros.
Na Europa, o Uno europeu vem com motor 1.2 turbo semi-híbrido de 100 cv ou versão elétrica de 113 cv com bateria de 44 kWh e autonomia de 320 km no ciclo europeu.

No Brasil, o novo Uno é cotado para trazer motores Firefly 1.0 e 1.3 aspirado flex, além do 1.0 turbo flex semi-híbrido de 12V com câmbio CVT — exatamente o mesmo conjunto do Pulse, Fastback e do Peugeot 208/2008. Já uma versão elétrica nacional depende da infraestrutura e da demanda.
Os rivais do novo Uno é pegar os carros de entrada do mercado brasileiro, como Renault Kwid, Citroën C3 e Volkswagen Polo Track.
Fiat Fastback (em 2027 ou 2028)

O Fiat Fastback também vai ganhar uma nova geração, mas não só no Brasil, agora global. Ele será baseado no conceito apresentado em fevereiro de 2024 — um SUV cupê que passará a ser vendido também na Europa e em outros mercados. No Brasil, a chegada pode acontecer em 2027 ou 2028.
O modelo usará a nova plataforma modular STLA Smart Car da Stellantis, semelhante a CMP usada hoje no C3, Aircross e Basalt. O visual seguirá a nova identidade da Fiat, com linhas mais retas e faróis em LED. Será maior que o atual, com mais espaço interno, e terá versões semi-híbridas e até uma possível variante elétrica.

Segundo a Fiat, o protótipo mostrado em 2024 que antecipa essa geração foi inspirado diretamente no Fastback brasileiro, mostrando que o projeto nacional influenciou a estratégia global.
Fiat Pulse (em 2027 ou 2028)

O Fiat Pulse de nova geração deve ser lançado antes ou após o Fastback de segunda geração, tudo vai depender da estratégia visada, mas será em meados de 2027 e 2028. O Pulse de segunda geração será construído também sobre a plataforma STLA Smart Car, que permitirá crescimento em tamanho e espaço interno.
O design vai adotar a mesma linguagem já vista no Uno europeu, com linhas quadradas. Uma novidade especulada é uma versão de sete lugares que pode fazer parte da gama do Pulse ou ser um produto totalmente novo.

Segundo a apuração do Autoesporte, esse SUV compacto de sete lugares será um produto novo lançado no Brasil e tem nome interno de Projeto F2U.
Voltando ao Pulse, ele terá motorizações seguindo o Fastback, como já ocorre atualmente. Ou seja, propulsor semi-híbrido com motor 1.0 turbo e pode até receber uma versão 100% elétrica.
Fiat Toro (2028 a 2030)
![Fiat Concept Pick-Up [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/04/flHtEQVd-FIAT-Concept-Pick-Up-1_edited.webp)
A Fiat Toro terá uma nova geração em meados de 2028. O Projeto F3P, que dará origem à nova Toro, seguirá produzido em Goiana (PE).
Apesar de permanecer com a base Small Wide, usada também no Jeep Compass, a plataforma será atualizada para tecnologias mais modernas. O motor 1.3 turbo vai ganhar sistema semi-híbrido de 48V já em 2026, enquanto versões híbridas plena (HEV) e plug-in (PHEV) estão em estudo.

A novidade também será a versão Abarth, divulgado com exclusividade pelo Auto+, equipado com motor 2.0 turbo flex Hurricane. O design buscará ser mais moderno e cupê, seguindo linhas diferentes da Ram Rampage.
Fiat Strada (2028 a 2030)

A Fiat Strada, que continua líder de vendas no Brasil, também vai mudar. A nova geração pode ser lançada entre 2028 e 2030, construída sobre a plataforma STLA Smart Car, o que pode permitir sua exportação para a Europa.
O visual será inspirado no conceito elétrico Dolce, apresentado também em 2024, com linhas modernas. Pela primeira vez, a picape compacta poderá ter opção semi-híbrida (12V ou 48V) com motor 1.0 turbo, além de uma configuração 100% elétrica.

Internamente, deve ganhar mais equipamentos de segurança e acabamento refinado, assistências ao motorista, conectividade e conforto. A atual Strada continuará sendo produzida por algum tempo, convivendo com a nova geração até a transição completa.
Estratégia da Stellantis
Todos esses lançamentos fazem parte do ciclo de investimentos de R$ 30 bilhões da Stellantis no Brasil entre 2025 e 2030. Só em Goiana (PE), serão R$ 13 bilhões para ampliar fornecedores locais e desenvolver tecnologias híbridas e elétricas.

A empresa vai lançar 40 novidades e oito tipos de motores no período, se concentrando em sistemas bio-híbridos que unem eletrificação ao etanol. Entre os 8 produtos inéditos, a apuração do Auto+ também confirmou que o Jeep Avenger está nessa lista.
Acha que a Fiat vai acertar ao investir pesado em eletrificação e novos modelos no Brasil? Deixe seu comentário!




“sendo 8 inéditos e entre eles, da Fiat, serão 5 inéditos”
Seriam os outros 3 modelos: Avenger, Compass e Dakota? Ou então Avenger, Compass e Renegade? Afinal a Jeep já confirmou os 3 modelos pro mercado brasileiro.
De qualquer modo, creio que é arriscado deixar um produto caro em um segmento disputado como o Commander esperando até 2030 pra receber nova geração.
Muito se falava no 3008 brasileiro, mas pelo visto ficará para a próxima década também.
A Stellantis dedicou os últimos 2 anos à Peugeot e Citroen e não colheu frutos doces como imaginou! Pode ser que isso tenha gerado consequências para o futuro, com a linha da PSA tendo apenas investimentos mínimos/reestilizacoes pontuais para seguir viva na América do Sul.
Elitrificacão hibrida Sim, elétrico puro não.
não temos pontos de abastecimento suficientes, infraestrutura cara, carro caro!
o híbrido é ideal para trabalhar na cidade e em viagens curtas ou longas porque ele é autossuficiente.
Eu acho que não deveriam entrar com tudo na eletrificação . Eu por exemplo , se optar em comprar algum desses novos modelos eu vou no à combustão .
Esses lançamentos FIAT até 2030 no melhor estilo minecraft têm um gosto bastante duvidoso. Já a traseira do grand panda destoa bem da dianteira… Eu não compraria!