Ao vivo
Home » Novidades » Fiat prepara nova geração e carros inéditos no Brasil por ano até 2030; descubra quais são

Novidades

Um atrás do outro

Fiat prepara nova geração e carros inéditos no Brasil por ano até 2030; descubra quais são

Stellantis investe R$ 30 bilhões no país e confirma família de carros e picapes que chegarão entre 2026 e 2030 com eletrificação e nova identidade visual

6 min de leitura

O mercado brasileiro vai receber nos próximos anos a maior ofensiva de lançamentos da história da Fiat. A fabricante italiana anunciou nesta quarta-feira (17) que prepara entre 2026 e 2030 a renovação dos seus principais veículos vendidos no Brasil. Serão 40 mudanças de produtos do grupo Stellantis, sendo 8 inéditos e entre eles, da Fiat, serão 5 inéditos. 

A apuração do editor-chefe do Auto+, João Brigato, confirmou direto de Turim que as novidades inéditas serão o novo Grande Panda, que pode se chamar Uno, novas gerações do Fastback, Pulse, Toro e Strada.

O movimento faz parte do ciclo de R$ 30 bilhões que a Stellantis está investindo no Brasil até 2030, que tem objetivo de trazer eletrificação, novas plataformas globais e ampliação da produção em Betim (MG) e Goiana (PE).

Fiat Uno/Grande Panda 2026

novo Fiat Uno / fiat grande panda vermelho de frente em uma estrada
Fiat Grande Panda [divulgação]

O possível novo Uno é o primeiro da fila da nova linguagem da marca no Brasil. O hatch subcompacto será produzido em Betim (MG) e chega em 2026 para substituir Mobi e Argo e se tornar o carro mais barato da Fiat no Brasil. Trazer o nome Uno não é uma coincidência, já que o Panda sempre foi seu equivalente europeu.

As linhas que serão adotadas para esse novo carro vão coincidir bastante na nova geração do Panda, lançado em março de 2025. No visual, o hatch remete ao Panda original dos anos 1980, com linhas retas e robustas. 

novo Fiat Uno / fiat grande panda vermelho de traseira em uma estrada
Fiat Grande Panda [divulgação]

A versão europeia tem faróis retangulares em LED, molduras plásticas nas caixas de roda. Traz o logotipo Fiat em destaque na grade, volante e tomada de recarga, além do nome Panda em relevo nas laterais. 

O interior é minimalista, mas tecnológico, com painel de instrumento de 10 polegadas e multimídia de 10,3”. Um detalhe curioso é o revestimento de tecido com bambu que imita madeira.

interior do novo Fiat Panda novo Uno
Fiat Grande Panda [divulgação]

No Brasil, pode o hatch deve receber ajustes de design para reduzir custos, mas terá a nova identidade global da Fiat. Medindo 3,99 m de comprimento, 1,76 m de largura e 2,54 m de entre-eixos, oferece bom espaço interno e porta-malas de 361 litros.

Na Europa, o Uno europeu vem com motor 1.2 turbo semi-híbrido de 100 cv ou versão elétrica de 113 cv com bateria de 44 kWh e autonomia de 320 km no ciclo europeu. 

novo Fiat Uno / fiat grande panda vermelho de lado
Fiat Grande Panda [divulgação]

No Brasil, o novo Uno é cotado para trazer motores Firefly 1.0 e 1.3 aspirado flex, além do 1.0 turbo flex semi-híbrido de 12V com câmbio CVT — exatamente o mesmo conjunto do Pulse, Fastback e do Peugeot 208/2008. Já uma versão elétrica nacional depende da infraestrutura e da demanda.

Os rivais do novo Uno é pegar os carros de entrada do mercado brasileiro, como Renault Kwid, Citroën C3 e Volkswagen Polo Track.

Fiat Fastback (em 2027 ou 2028)

Fastback
Fiat Panda Fastback [Divulgação]

O Fiat Fastback também vai ganhar uma nova geração, mas não só no Brasil, agora global. Ele será baseado no conceito apresentado em fevereiro de 2024 — um SUV cupê que passará a ser vendido também na Europa e em outros mercados. No Brasil, a chegada pode acontecer em 2027 ou 2028.

O modelo usará a nova plataforma modular STLA Smart Car da Stellantis, semelhante a CMP usada hoje no C3, Aircross e Basalt. O visual seguirá a nova identidade da Fiat, com linhas mais retas e faróis em LED. Será maior que o atual, com mais espaço interno, e terá versões semi-híbridas e até uma possível variante elétrica.

Fiat Panda Fastback traseira
Fiat Panda Fastback [Divulgação]

Segundo a Fiat, o protótipo mostrado em 2024 que antecipa essa geração foi inspirado diretamente no Fastback brasileiro, mostrando que o projeto nacional influenciou a estratégia global. 

Fiat Pulse (em 2027 ou 2028)

Fiat Grande Panda manual claro, visto de frente e com faróis acesos
Fiat Grande Panda [Divulgação]

O Fiat Pulse de nova geração deve ser lançado antes ou após o Fastback de segunda geração, tudo vai depender da estratégia visada, mas será em meados de 2027 e 2028. O Pulse de segunda geração será construído também sobre a plataforma STLA Smart Car, que permitirá crescimento em tamanho e espaço interno.

O design vai adotar a mesma linguagem já vista no Uno europeu, com linhas quadradas. Uma novidade especulada é uma versão de sete lugares que pode fazer parte da gama do Pulse ou ser um produto totalmente novo. 

Fiat Grande Panda claro visto de trás
Fiat Grande Panda [Divulgação]

Segundo a apuração do Autoesporte, esse SUV compacto de sete lugares será um produto novo lançado no Brasil e tem nome interno de Projeto F2U. 

Voltando ao Pulse, ele terá motorizações seguindo o Fastback, como já ocorre atualmente. Ou seja, propulsor semi-híbrido com motor 1.0 turbo e pode até receber uma versão 100% elétrica.

Fiat Toro (2028 a 2030)

Fiat Concept Pick-Up [divulgação]
Fiat Concept Pick-Up [divulgação]

A Fiat Toro terá uma nova geração em meados de 2028. O Projeto F3P, que dará origem à nova Toro, seguirá produzido em Goiana (PE).

Apesar de permanecer com a base Small Wide, usada também no Jeep Compass, a plataforma será atualizada para tecnologias mais modernas. O motor 1.3 turbo vai ganhar sistema semi-híbrido de 48V já em 2026, enquanto versões híbridas plena (HEV) e plug-in (PHEV) estão em estudo.

Fiat Concept Pick-Up [divulgação]

A novidade também será a versão Abarth, divulgado com exclusividade pelo Auto+,  equipado com motor 2.0 turbo flex Hurricane. O design buscará ser mais moderno e cupê, seguindo linhas diferentes da Ram Rampage.

Fiat Strada (2028 a 2030)

Strada
Fiat Strada [Divulgação]

A Fiat Strada, que continua líder de vendas no Brasil, também vai mudar. A nova geração pode ser lançada entre 2028 e 2030, construída sobre a plataforma STLA Smart Car, o que pode permitir sua exportação para a Europa.

O visual será inspirado no conceito elétrico Dolce, apresentado também em 2024, com linhas modernas. Pela primeira vez, a picape compacta poderá ter opção semi-híbrida (12V ou 48V) com motor 1.0 turbo, além de uma configuração 100% elétrica.

Fiat Strada Ranch - Vendas de carros novos em 2025 - Fenabrave
Fiat Strada Ranch [Auto+ / Rafael Dea]

Internamente, deve ganhar mais equipamentos de segurança e acabamento refinado, assistências ao motorista, conectividade e conforto. A atual Strada continuará sendo produzida por algum tempo, convivendo com a nova geração até a transição completa.

Estratégia da Stellantis

Todos esses lançamentos fazem parte do ciclo de investimentos de R$ 30 bilhões da Stellantis no Brasil entre 2025 e 2030. Só em Goiana (PE), serão R$ 13 bilhões para ampliar fornecedores locais e desenvolver tecnologias híbridas e elétricas.

Tela com os lançamentos inéditos da Fiat de 2026 a 2030
Lançamentos inéditos da Fiat de 2026 a 2030 [Auto+/João Brigato]

A empresa vai lançar 40 novidades e oito tipos de motores no período, se concentrando em sistemas bio-híbridos que unem eletrificação ao etanol. Entre os 8 produtos inéditos, a apuração do Auto+ também confirmou que o Jeep Avenger está nessa lista. 

Acha que a Fiat vai acertar ao investir pesado em eletrificação e novos modelos no Brasil? Deixe seu comentário!


YouTube video

4 comentários em “Fiat prepara nova geração e carros inéditos no Brasil por ano até 2030; descubra quais são”

  1. Junior Kajueiro

    “sendo 8 inéditos e entre eles, da Fiat, serão 5 inéditos”

    Seriam os outros 3 modelos: Avenger, Compass e Dakota? Ou então Avenger, Compass e Renegade? Afinal a Jeep já confirmou os 3 modelos pro mercado brasileiro.

    De qualquer modo, creio que é arriscado deixar um produto caro em um segmento disputado como o Commander esperando até 2030 pra receber nova geração.
    Muito se falava no 3008 brasileiro, mas pelo visto ficará para a próxima década também.

    A Stellantis dedicou os últimos 2 anos à Peugeot e Citroen e não colheu frutos doces como imaginou! Pode ser que isso tenha gerado consequências para o futuro, com a linha da PSA tendo apenas investimentos mínimos/reestilizacoes pontuais para seguir viva na América do Sul.

  2. Fabio Cavalcanti da Silva

    Elitrificacão hibrida Sim, elétrico puro não.
    não temos pontos de abastecimento suficientes, infraestrutura cara, carro caro!
    o híbrido é ideal para trabalhar na cidade e em viagens curtas ou longas porque ele é autossuficiente.

  3. Jose Luiz Fernandes Junior

    Eu acho que não deveriam entrar com tudo na eletrificação . Eu por exemplo , se optar em comprar algum desses novos modelos eu vou no à combustão .

  4. Sérgio Sales

    Esses lançamentos FIAT até 2030 no melhor estilo minecraft têm um gosto bastante duvidoso. Já a traseira do grand panda destoa bem da dianteira… Eu não compraria!

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar