
De olho no sucesso de marcas chinesas como BYD e GWM, a GAC anunciou que vai iniciar suas operações no Brasil em 23 de maio. A fim de conquistar os brasileiros, seu portfólio será composto por carros híbridos, elétricos e a combustão. Além disso, a nova montadora revelou que fez um investimento de R$ 5,5 bilhões no nosso país.
Uma das prioridades da fabricante para o Brasil era o investimento em pós-venda. Por isso, ela anunciou em comunicado que já possui um centro de distribuição de peças. Ainda nesse sentido, os executivos confirmaram que os modelos a serem oferecidos no país tropical foram adaptados para as particularidades da clientela brasileira.
A GAC ainda confirmou que já trouxe ao Brasil seu primeiro lote de 300 carros em abril. Esse lote estava repleto só de modelos elétricos. A chinesa contou também que vai investir aproximadamente US$ 1 bilhão em solo nacional nos próximos cinco anos. O investimento tem o intuito de reforçar a inovação, infraestrutura e atendimento da fabricante.

Quais carros são cotados para desembarcar no Brasil?
Em comunicado, a montadora relatou que desenvolveu e aperfeiçoou seu sistema de estacionamento autônomo para as cidades brasileiras. Grande parte das melhorias promovidas em sua linha, tinham como intuito atender os costumes dos clientes brasileiros. Lá fora, ela possui parceria com a Honda, Toyota, Huawei e até a Michelin.
Ela atua desde 1998 na produção de automóveis. Mas, a GAC nasceu de fato em 2008 e em 2020 passou a operar no mercado europeu. Hoje, atua em 72 países diferentes e conta com seis mil especialistas em suas linhas de produção. Todas as adaptações feitas nos modelos a serem ofertados no Brasil foram realizadas em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e com a Universidade Federal de Santa Catarina.

Por fim, os brasileiros só vão conhecer a GAC e seus carros no próximo dia 23 de maio. Aliás, existem alguns modelos mais cotados para estrearem em solo nacional e a linha de elétricos é batizada de Aion. Um deles é o Aion UT. 100% elétrico ele é um hatch com desenho arredondado e que se vier, vai atazanar o BYD Dolphin e o GWM Ora 03.
Tem 4,27 m de comprimento, 2,75 m de entre-eixos, estilo futurista e diversos itens de série como chamarizes. Ele dispõe de 134 cv e o conjunto de itens de condução semiautônoma ADAS é nível 2. Outro modelo cotado para estrear no Brasil é o Aion V. Ele tem o porte do Citroën C3 Aircross. Na China, o SUV elétrico pode ter 203 cv ou 224 cv e bateria de 62,2 kWh ou 90,2 kWh de capacidade. Também tem visual diferenciado.

Já a Aion Y Plus é uma minivan movida a bateria. Sua vinda ao Brasil foi confirmada, e ela pode tirar a paz da Chevrolet Spin. A GAC Aion Y Plus tem desenho que lembra um dragão. Seus faróis parecem com a letra T, tem 4,53 m de comprimento, 2,75 m de entre-eixos, 135 cv e a bateria tem 63,2 kWh de capacidade.

Está empolgado para ver a GAC no Brasil? Será que ela terá o mesmo sucesso que a BYD e GWM? Conte nos comentários