.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Imagina dar um rolê com esse sedan?

Sedan de luxo da Huawei e JAC anda que nem caranguejo

A parceria entre a Huawei e a JAC deu vida ao sedan Maextro S800. Eletrificado e premium, o modelo consegue andar de lado

Maextro S800, sedan da Huawei e JAC preto com teto claro, visto de frente e lago ao fundo
Maextro S800 [Divulgação]

A Huawei e a JAC firmaram parceria e agora revelaram o sedan de luxo Maextro S800. O modelo é um sedan premium, vendido em versão 100% elétrica ou com extensor de alcance. Ele tem quase 5,5 m de comprimento, visual sóbrio e conta com bastante tecnologia. Mas, ele surpreende qualquer pessoa por conseguir andar de lado como um caranguejo.

O Maextro S800 é o primeiro carro nascido a partir da união entre as montadoras. A marca Maextro é a quarta empresa focada em veículos que a Huawei cuida. Ela já tem parceria com a Seres, Chery e Baic. Porém, o S800 é o modelo mais sofisticado de todos. Só para se ter uma noção, ele custa na China um milhão de yuans, isso seria cerca de R$ 809 mil.

Mas, o novo sedan premium da Huawei e JAC se destaca por ter o recurso crab walk. Ele faz com que as rodas traseiras do S800 consigam se mover até 16°, segundo o Car News China. Dessa forma, elas acabam imitando o ângulo das rodas dianteiras. Isso faz com que o sedan da Maextro consiga andar de lado, como um caranguejo.

Para toda família

Para se ter uma ideia, um dos seus rivais é o Mercedes-Benz Classe S e ele consegue girar as rodas traseiras até 10°. Ou seja, as rodas traseiras do sedan chinês conseguem se mover ainda mais. Esse recurso foi aplicado a fim de ajudar o modelo da Huawei e JAC a trafegar com mais tranquilidade por vias estreitas.

De porte grande, o S800 mede 5,48 m de comprimento, 2 m de largura, 1,53 m de altura e o entre-eixos é de 3,37 m. O novo sedan de luxo da Huawei e JAC tem a carroceria pintada em dois tons, câmera com sensor LiDAR de condução semiautônoma no teto, rodas de 20 polegadas e mais destaques.

Roda traseira esterçada do Maextro S800, sedan da Huawei e JAC
Roda traseira esterçada do Maextro S800 [Divulgação]

A fim de atrair clientes mais conservadores, o sedan da Maextro opta por linhas retas e planas. Na dianteira, os faróis possuem formato da letra “C” e só tem entrada de ar na parte inferior do para-choque. Além disso, a traseira tem queda suave e a tampa do porta-malas e o para-choque possuem aspecto mais saliente.

Motores para todos os gostos

Na China, o sedan de luxo da Huawei e JAC pode ser comprado na versão 100% elétrica. Aí, ele conta com três motores, sendo o dianteiro com 215 cv e mais dois traseiros, com 318 cv. A potência combinada é de 852 cv. Ou ele pode ter dois motores e sistema de alcance estendido.

Maextro S800, sedan da Huawei e JAC preto com teto claro, visto de lado e com casa ao fundo
Maextro S800 [Divulgação]

Neste caso, ele tem um motor elétrico dianteiro de 215 cv e mais um traseiro de 308 cv. E tem um propulsor 1.5 turbo de 154 cv para ajudar no alcance estendido. Tudo junto rende 523 cv. Por fim, o Maextro S800 pode ter três motores e mais o extensor de alcance. Desse modo, tem um motor elétrico dianteiro de 215 cv e mais dois propulsores elétricos traseiros de 318 cv.

O extensor de alcance é o motor 1.5 turbo de 154 cv. Tudo entrega 852 cv. As versões com extensor de alcance possuem bateria de níquel, manganês e cobalto da CATL. Ela tem 63,2 kWh de capacidade e a autonomia varia de 272 km até 371 km, segundo o ciclo CLTC e depende da versão escolhida.

Maextro S800, sedan da Huawei e JAC preto com teto claro, visto de lado com casa ao fundo
Maextro S800 [Divulgação]

Aliás, o sedan da Huawei e JAC consegue encontrar um carregador, estacionar ao lado dele e conectar e até desconectar da tomada. Ele é produzido na planta de Hefei, na China e não há confirmação de sua vinda para o Brasil ou outros mercados.

Você daria uma volta nesse sedan com complexo de caranguejo? Conte nos comentários