O mercado de hatches compactos elétricos arredondados e simpáticos dobrará muito em breve. Isso porque além de BYD Dolphin e GWM Ora 03, duas marcas chinesas preparam lançamentos no nosso país. O Geely EX2 será o primeiro da lista, sendo seguido depois pelo GAC Aion UT. A JAC tem prometido o E-JS3, mas ele está atrasado.
Geely EX2

Vendido na China como Geome Xingyuan e na Malásia como Proton eMas 5, o modelo de entrada da Geely será oferecido no Brasil como EX2. Apresentado em setembro de 2024, ele tem se tornado um sucesso gigantesco de vendas no mercado local, onde assumiu a liderança do segmento nos últimos meses.
Lá fora são duas versões, uma com 79 cv e 310 km de autonomia, mas velocidade máxima de 125 km/h apenas. Há também uma variante mais potente, com 116 cv, 410 km de autonomia e velocidade máxima expandida para 135 km/h, o que ainda é pouco frente aos concorrentes.
Nas medidas, o Geely EX2 marca 4,13 m no comprimento, 1,80 m na largura, 1,57 m na altura e tem entre-eixos de 2,65 m. Comparando ao BYD Dolphin, o Geely é 1 cm mais longo, 3 cm mais largo, tem entre-eixos 5 cm mais curto e altura idêntica. Já no visual, ele tem capô sorridente como o GWM Ora 03, mas os faróis são espichados e mais agressivos.
O teto recebe pintura contrastante como opcional e a traseira apresenta lanternas que invadem a tampa do porta-malas. Tal qual o BYD Dolphin, ele tem maçanetas aerodinâmicas e não tem limpador traseiro. A cabine tem dois arcos, um em frente de casa passageiro, sendo que o do motorista tem o painel digital e o do passageiro um horizonte.
GAC Aion UT

Apresentado em fevereiro deste ano, o GAC Aion UT é menos arredondado que o Geely EX2 e que o GWM Ora 03, apresentando um estilo mais agressivo como o BYD Dolphin. Ele tem versões de 136 cv ou 201 cv, sendo que cada uma delas pode ter quatro tipos de baterias diferentes. A autonomia varia de 400 km a 500 km, dependendo do modelo.
Na fita métrica, são 4,27 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,57 m de altura e entre-eixos de 2,75 m. Comparando ao GWM Ora 03, temos 2 cm de vantagem no comprimento para o GAC, 1 cm a mais na largura, 3 cm a menos na altura e entre-eixos 10 cm mais longo.
A dianteira tem faróis arredondados e espichados, mas não há uma grade frontal na posição tradicional. A entrada de ar é feita na parte inferior do para-choque ao lado de quatro LEDs. A lanterna traseira é redonda e a coluna C flutuante estilo Chevrolet Spark EUV chama atenção. A cabine é bem minimalista, mas o acabamento excelente é um ponto positivo.
Qual dos dois concorrentes do BYD Dolphin e do GWM Ora 03 você está mais animado para ser lançado no Brasil? Conte nos comentários.
![GAC Aion UT e Geely EX2 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/09/Geely-EX2-GAC-Aion-UT.webp)







