Ao vivo
Home » Novidades » Mercedes-Benz CLA ganha motor da Geely em troca do 1.3 do Boreal

Novidades

Mercedes-Geely

Mercedes-Benz CLA ganha motor da Geely em troca do 1.3 do Boreal

Além da versão elétrica já lançada, Mercedes-Benz CLA traz nova variante semi-híbrida e que usa motor da Geely

3 min de leitura

Representante mais importante dessa nova fase da Mercedes-Benz em que um mesmo carro será vendido em versão elétrica e a combustão, a segunda geração do CLA agora passa a beber gasolina. Mas, para isso, trocou o motor 1.3 turbo de origem Renault usado por Boreal, Duster e Oroch por um conjunto feito pela Geely.

Apesar de dito pela Mercedes-Benz que esse novo 1.5 quatro cilindros turbo semi-híbrido foi desenvolvida por ela, todo o conjunto é de origem Geely. A única participação da marca alemã é a na integração do motor com a carroceria, até porque o 1.5 turbo é fabricado na China pela Geely.

Em busca de mais eficiência, potência e números de emissões mais baixos, o 1.5 quatro cilindros turbo do Mercedes-Benz GLA usa sistema semi-híbrido. Ele não pode ser considerado um híbrido de fato porque o motor elétrico não é capaz de impulsionar as rodas sozinho, atuando somente como um auxílio e um substituto do motor de partida e do alternador.

Mercedes-Benz CLA  220 azul no gelo motor híbrido geely 1.5 turbo [divulgação]
Mercedes-Benz CLA [divulgação]

Além disso, a Geely adotou ciclo Miller no motor para aumentar sua eficiência junto de alguns truques. O 1.5 turbo tem taxa de compressão bem alta de 12:1, bloco e cárter de alumínio e um sistema de redução de fricção dos cilindros para aumentar durabilidade e tornar o movimento mais linear.

Como resultado, o Mercedes-Benz CLA entrega 208 cv e 38.7 kgfm de torque. Esse conjunto será oferecido na versão 220, substituindo também o motor 2.0 quatro cilindros turbo de antes. Com isso, temos um cupê de quatro-portas chegando aos 100 km/h em 7,1 segundos, com velocidade máxima de 209 km/h.

Mercedes-Benz CLA  220 azul no gelo motor híbrido geely 1.5 turbo [divulgação]
Mercedes-Benz CLA [divulgação]

É diferente?

Se tentar procurar diferenças visuais entre o CLA EQ e o CLA 220, não verá fora as rodas de liga-leve e o volante. Os dois modelos são idênticos, incluindo a frente com faróis conectados por uma barra luminosa e a grade frontal mais baixa que o usual. Na traseira, lanternas conectadas com o logo da Mercedes-Benz na parte interna.

A cabine mistura elementos modernos com luxo, integrando duas telas de 14 polegadas, uma para o passageiro e outra para a central multimídia. O painel de instrumentos é menor, com 10,25 polegadas. Como todo Mercedes-Benz, o CLA entrega acabamento com superfícies macias e bastante esmero.

Mercedes-Benz CLA [divulgação]
Mercedes-Benz CLA [divulgação]

Ainda não há uma data oficial para o lançamento do novo Mercedes-Benz CLA no Brasil, mas o modelo deve ser importado ao nosso país no ano que vem. Especialmente porque ele é um dos mais vendidos da Mercedes por aqui. 

Você teria um Mercedes-Benz CLA? Conte nos comentários.


YouTube video

1 comentário em “Mercedes-Benz CLA ganha motor da Geely em troca do 1.3 do Boreal”

  1. Alex

    Como é que é? Um carro alemão…da montadora da estrela de 3 pontas usando motor chinês? Agora os brazucas preconceituosos piram…

Deixe um comentário

Assuntos

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar