Ao vivo
Home » Novidades » Mula do Renault Arkana teste sistema híbrido da marca

Novidades

Mula do Renault Arkana teste sistema híbrido da marca

Embora a Renault não tenha planos de vender o Arkana em nosso mercado, a mula flagrada serve para testar o sistema híbrido do fabricante

2 min de leitura

O Renault Arkana foi capturado pelas lentes do nosso leitor Juliano Oliveira. No entanto, esse SUV-Cupê à venda na Europa não será comercializado em nosso mercado. Basicamente, o carro registrado em Curitiba (PR), é apenas uma mula para testar o sistema híbrido do fabricante, o qual será utilizado futuramente em nosso mercado.

Em dezembro do ano passado, a Renault anunciou um investimento de R$ 2 bilhões na fábrica do Paraná para a produção de um novo SUV, que, segundo nossas últimas apurações, deverá chegar no final do próximo ano.

Embora o Renault Arkana não esteja marcado para o Brasil, na Europa, o SUV-Cupê emprega um motor turbinado 1.3 TCe (encontrado nos modelos Duster e Oroch), capaz de oferecer até 170 cv e 27,5 kgfm. Em trabalho conjunto com o sistema micro-híbrido (MHEV), que emprega um motor elétrico para cooperar com o motor a combustão interna, reduzindo o consumo e as emissões de poluentes na atmosfera.

Renault Arkana
Renault Arkana [Juliano Oliveira]

Na Europa, são encontradas duas opções de propulsor: a primeira, com 140 cv e 26,5 kgfm, e a outra, mais potente, entrega 160 cv e 27,5 kgfm.

Ao que tudo indica, esse motor deverá ser flex e o novo modelo disputará a preferência dos consumidores de Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross, por exemplo. Esse modelo atuaria de forma inédita no segmento, já que, fora as marcas de luxo, ninguém oferece um SUV médio cupê no Brasil.

Renault
Renault Arkana [Divulgação]

No exterior, a Renault conta com o Arkana, que chegou a ser cogitado para o mercado brasileiro. No entanto, com o encerramento das operações da Renault na Rússia, onde o modelo foi desenvolvido com a plataforma do Duster, esses planos foram abandonados. É possível que tenhamos um modelo derivado dos europeus Symbioz e Austral, ou algo intermediário entre eles.

Você acha que o Renault Arkana deveria ser vendido no Brasil? Deixe a sua opinião nos comentários!



YouTube video

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar