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Melhorou como um bom vinho!

Porsche Taycan Cross Turismo é aprimorado e se mantém um canhão de acelerar | Impressões

O Porsche Taycan evoluiu sem perder a essência de ser um elétrico rápido, transmitindo a típica característica dos modelos de Stuttgart

Porsche Taycan Cross Turismo 4S rosa de frente
Porsche Taycan Cross Turismo 4S [Auto+ / Rafael Dea]

A eletrificação possibilitou a emissão zero de poluentes na atmosfera, da mesma forma que reações praticamente impossíveis para modelos a combustão interna. O Porsche Taycan é a fórmula de que a eletricidade e o desempenho caminham juntos, sem perder a aura da condução característica do fabricante de Stuttgart.

Lançado em nosso mercado no final de 2019, o Taycan derivou do conceito Mission-E, apresentado no Salão de Frankfurt de 2015, sendo o primeiro carro 100% elétrico da Porsche, o que foi estendido ao SUV Macan. Como evoluir é preciso, ele foi amplamente atualizado, com preços iniciais de R$ 820.000 no sedan de quatro portas e de R$ 920.000 na perua Cross Turismo.

Com mais potência e melhor aceleração, autonomia estendida e carregamento mais eficiente, a Porsche também trouxe a nova configuração Taycan Cross Turismo Turbo e o colossal Taycan Turbo GT Pacote Weissach, que desenvolve impressionantes 1.034 cv ou 1.108 cv no Attack Mode. Uma máquina da engenharia moderna capaz de deixar atordoado qualquer cético com os elétricos.

Porsche Taycan Cross Turismo 4S rosa estacionado de traseira
Porsche Taycan Cross Turismo 4S [Auto+ / Rafael Dea]

Mudanças pontuais

Mudar a estética de um Porsche não é fácil, seja de um 911 ou até do Taycan e do Macan; contudo, as alterações foram pontuais. A dianteira e a traseira receberam novos faróis com tecnologia LED Matrix e lanternas redesenhadas, assim como os para-lamas frontais também foram modificados, dando ênfase à largura. Ou seja, ele está mais musculoso, o que transmite um aspecto de maior aderência ao chão.

São nuances que não alteraram drasticamente o visual, mantendo a silhueta baixa da carroceria (1,40 m de altura). A variante Cross Turismo não apenas é uma ode às station wagons, como também melhora a versatilidade com o porta-malas de 446 litros ou 1.212 litros com o rebatimento do banco traseiro (60:40). Como não há um motor térmico na dianteira, o compartimento frontal entrega 84 litros extras.

Uma vez dentro, o luxo e o esmero dos acabamentos são típicos dos modelos da Porsche. Afinal, não basta apenas entregar esportividade; é necessário cuidar dos até cinco ocupantes. Algumas características do 911 são encontradas no Taycan Cross Turismo, como o volante aquecível a 90º, a baixa posição de dirigir e os comandos bem localizados à mão.

Com mínimos ajustes, é conquistada uma posição de dirigir perfeita, e os bancos esportivos ajustáveis eletricamente em 14 posições, com memória, acomodam muito bem as costas e a região lombar, trazendo generosas abas laterais para segurar o corpo nas curvas contornadas mais apressadamente.

Painel do Porsche Taycan Cross Turismo 4S
Porsche Taycan Cross Turismo 4S [Auto+ / Rafael Dea]

O Taycan foi o primeiro Porsche a ter a alavanca seletora de marchas no painel, o que foi seguido por outros modelos do fabricante, como o Macan, o Panamera e o 911. Minimalista, o interior ainda contempla o conjunto de telas composto pelo quadro de instrumentos totalmente digital, o multimídia, o monitor adicional para o carona e outro para ajustar determinados parâmetros, como a temperatura do climatizador de ar.

Na segunda fileira de bancos, há espaço para os joelhos e as pernas, graças aos 2,90 m de entre-eixos, mas o túnel central elevado tira um pouco do conforto do quinto ocupante. Mesmo assim, a sensação de amplitude e de contato com o meio externo é beneficiada pelo teto solar panorâmico. Aliás, o ar-condicionado é de quatro zonas, com regulagens individuais para quem viaja no banco traseiro, e há um carregador de smartphone ventilado de 15W.

Um canhão chamado Porsche Taycan Cross Turismo 4S

A propulsão livre de poluentes é assegurada pelos dois motores elétricos síncronos (um em cada eixo), alimentados pela bateria com capacidade bruta de 105 kWh. Estão disponíveis 517 cv, subindo para 598 cv com a função Overboost, além dos 72,4 kgfm entregues de forma instantânea. Um jato que parte da imobilidade aos 100 km/h em 3,8 segundos com o controle de largada (0 a 200 km/h em 12,3 segundos).

Dócil ao ser guiado de forma comedida, o Taycan Cross Turismo 4S se transforma ao pressionar o pedal do acelerador. De uma station wagon familiar comportada a um canhão num piscar de olhos, que não leva em consideração seus 2.280 kg.

Porsche Taycan Cross Turismo 4S [Auto+ / Rafael Dea]

As acelerações são vigorosas e, à medida que ganha velocidade, o único barulho emitido é o da rolagem dos largos pneus que vestem as rodas opcionais de 21 polegadas (originais de 19 polegadas).

Com um coeficiente de arrasto de 0,25, nenhum ruído aerodinâmico na região dos espelhos retrovisores ou do ar passando por outras regiões da carroceria, por exemplo, é emitido, mesmo ao trafegar em velocidades mais altas. Para domar esse poderio, os discos de freios possuem 360 mm na frente e 358 mm atrás.

Rodas opcionais de 21 polegadas do Porsche Taycan Cross Turismo 4S
Porsche Taycan Cross Turismo 4S [Auto+ / Rafael Dea]

Uma novidade é a função Push-To-Pass, localizada no centro do seletor giratório de modos de condução no volante. Assim como o Sport Response do 911, quando acionado, ele configura o carro para a máxima entrega de desempenho por dez segundos, sempre priorizando a entrega de força pelo eixo traseiro.

Não apenas impressiona pela capacidade de acelerar à frente, como a velocidade de resposta do volante eletromecânico é cirúrgica, tanto ao esterço quanto ao retorno, e milimetricamente copia o asfalto, transmitindo tudo o que está passando por baixo do Porsche Taycan Cross Turismo. O movimento do Porsche Cross Turismo também é beneficiado pelo conjunto de suspensões.

Tapete voador

Elas são de alumínio, com construção Double Wishbone na dianteira e Multi-link na traseira, com sistema adaptativo a ar de série, que eleva ou abaixa a altura da carroceria dependendo do modo de condução. Na cidade, não toma conhecimento das irregularidades do piso, mantendo o conforto, enquanto na estrada proporciona uma dinâmica exemplar.

Isso é sentido pela mínima movimentação de carroceria nas curvas, nas frenagens ou em acelerações plenas. Ou seja, inexistem tendências da frente mergulhar ou da traseira abaixar, independentemente da carga colocada no pedal de freio ou do acelerador. Um opcional disponível é o eixo traseiro esterçante (R$ 11.526) e o sistema Porsche Active Ride, que custa R$ 45.530 a mais.

Porsche Taycan Cross Turismo 4S rosa parado  de frente e lateral
Porsche Taycan Cross Turismo 4S [Auto+ / Rafael Dea]

Este último estreou no Porsche Panamera e está disponível nas versões equipadas com tração permanente. Equipado com amortecedores ativos com tecnologia de dois estágios, cada um conectado a uma bomba hidráulica operada eletricamente com tensão de 400V, o conjunto gera um fluxo de volume no amortecedor conforme a demanda.

Sendo assim, pode construir forças entre a carroceria e as rodas de maneira rápida, altamente precisa e direcionada, compensando completamente as forças dos impactos contra o piso, além de manter a carroceria plana mesmo durante manobras dinâmicas de frenagem, direção e aceleração.

Porsche Taycan Cross Turismo oferece um alcance livre de poluentes

Apesar de rápido e um canhão de acelerar, o Porsche Cross Turismo 4S é um carro elétrico para o dia a dia. Portanto, alcance e tempo de carregamento são importantes. De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, a perua pode percorrer até 415 quilômetros com uma carga completa.

A potência de carregamento máximo em corrente contínua é de até 320 kW. Com isso, é possível obter de 10 a 80% de carga em até 18 minutos. Na prática, em uma viagem de ida e volta com mais de 300 km, saindo de São Paulo ao Autódromo Velo Città, no interior de São Paulo, foi possível concluir o percurso com 22% restantes e mais de 120 km disponíveis.

Porsche Taycan Cross Turismo 4S [Auto+ / Rafael Dea]

Veredicto

O Porsche Taycan provou que sempre há espaço para melhorias, sejam elas visuais ou ao volante. Esse elétrico pode ter torcido o nariz dos puristas, assim como aconteceu com o Cayenne, mas ele mostra que a eletrificação pode oferecer não apenas a emissão zero de poluentes, mas também prazer de condução.

Um Porsche é um Porsche, independente do modelo e do ano de fabricação, mas o Taycan Cross Turismo eleva essa régua a um outro patamar, agora oferecendo uma melhor convivência diária, principalmente pelo melhor alcance e tempo de carregamento, e a condução cirúrgica que só um modelo do fabricante de Stuttgart pode entregar.

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