Ao vivo
Home » Novidades » Primo do Volkswagen Golf da Skoda será perua elétrica para bater SUVs

Novidades

Mas só na Europa

Primo do Volkswagen Golf da Skoda será perua elétrica para bater SUVs

Com 4,70 metros de comprimento, a nova Octavia elétrica será revelada em setembro no Salão de Munique

3 min de leitura

Enquanto o Brasil esqueceu das peruas e mergulhou de cabeça nos SUVs, a Europa ainda valoriza esse tipo de carroceria. E a Skoda, marca tcheca do grupo Volkswagen, quer mostrar que ainda existe vida fora dos SUVs. A marca vai apresentar em setembro, no Salão de Munique, um conceito de perua 100% elétrica que antecipa a nova geração da Octavia Combi.

Para quem não conhece, a Skoda é uma das marcas mais tradicionais do leste europeu, e faz parte do grupo Volkswagen desde 1991. Na prática, seus carros compartilham plataformas e motores com modelos da Volkswagen, como o Golf, Polo e Tiguan

A diferença fica no posicionamento, já que a Skoda costuma oferecer mais espaço interno e bom custo-benefício, sem abrir mão da qualidade.

Conceito da Skoda Octavia elétrica
Conceito da escultura da nova Skoda Octavia elétrica [Divulgação]

A futura Octavia elétrica, por exemplo, será feita sobre a nova plataforma SSP, a mesma que vai dar origem ao próximo Volkswagen Golf elétrico, segundo as informações do site Autocar

Seu tamanho deverá ter cerca de 4,70 metros de comprimento, medidas parecidas com as de um Jeep Commander. Vai ser um modelo voltado para famílias grandes, com muito espaço, além de um visual esportivo.

Perua elétrica não deve aposentar versão a combustão

O foco na eletrificação das marcas europeias é grande, mas após a desaceleração da transição elétrica, as montadoras ainda tomam cuidado.

Projeção da nova Skoda Octavia vermelha
Projeção da nova Skoda Octavia [Reprodução/Autocar]

Exemplo dentro do Grupo Volkswagen fica para a nova geração do Porsche Macan elétrico que convive com as versões a combustão. A Skoda quer trabalhar da mesma forma — não fazer a Octavia Combi elétrica substituir a atual perua tradicional, e sim conviver em conjunto.

Isso porque também seria atirar no próprio pé. Os motores a combustão da Octavia Combi ainda vendem muito bem na Europa — foram mais de 81 mil unidades entre janeiro e maio deste ano, mesmo com queda de 21% nas vendas. O modelo a gasolina ou diesel vai seguir em produção até o fim da década e ainda vai receber uma nova reestilização.

Skoda Octavia Combi [divulgação]
Skoda Octavia Combi [divulgação]

A Skoda também está preparando uma versão híbrida plug-in do Octavia a combustão para ampliar as opções para quem ainda não está pronto para o carro 100% elétrico.

Além do Octavia, até 2026, a Skoda vai lançar outros dois modelos 100% elétricos. O Epiq, um SUV compacto que compartilha base com o VW ID.2, e a versão de produção do Vision 7S, um SUV grandalhão que ficará acima do Enyaq.

Você acha que uma perua elétrica aqui no Brasil, como o Skoda Octavia, faria sucesso? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar