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Não é só o V8 para 1500

SRT está de volta! Stellantis muda o rumo da Dodge, com foco em performance e saudades de V8

Divisão de carros radicais da Stellantis ressurge com apoio do novo CEO global, Antonio Filosa, e do chefão da Ram, Tim Kuniskis

4 min de leitura

“It’s time to get loud again”. É hora de fazer barulho de novo. É com esse recado que a Stellantis fez para anunciar oficialmente o retorno da divisão SRT, responsável pelos modelos mais radicais da Dodge, Jeep, Chrysler e Ram. A sigla, que estava adormecida desde 2021, foi reativada devido a nova estratégia da marca que visa a paixão pelos motores grandes, que os consumidores tanto amam.

Essa estratégia aposta na conexão emocional dos consumidores, principalmente nos Estados Unidos, que não se renderam aos carros elétricos. E por isso, a Stellantis, agora sob o comando do italiano Antonio Filosa, está com mentalidade mais flexível que a do ex-CEO Carlos Tavares, que aposentou os grandes motores para trazer um movimento mais eletrificado, e viu as vendas despencarem.

Além disso, para liderar a nova fase da SRT, a empresa escalou Tim Kuniskis, atual CEO da Ram e agora chefe de todas as marcas americanas da Stellantis, como a Dodge, Jeep, Chrysler e RAM. Aliás, foi Kuniskis responsável por trazer de volta o motor V8 HEMI à linha RAM 1500, e ainda admitiu publicamente que a marca havia errado ao abandoná-lo.

Outra mentalidade

Carlos Tavares, que esteve à frente da Stellantis até 2024, foi o grande responsável por acelerar a aposentadoria dos motores V8, em uma tentativa de colocar o grupo como referência em eletrificação. Com isso, carros como o Dodge Charger e Challenger ganharam eletrificação, mas como esperado, não empolgou ninguém. 

Dodge Durango
Dodge Durango SRT Hellcat 2021 (divulgação)

O cenário começou a mudar com Filosa, que adotou uma abordagem sensata de equilibrar a inovação com o desejo dos consumidores. “Conectar-se com nossos clientes, oferecendo os produtos e as experiências que eles desejam, é fundamental para atingirmos nosso potencial máximo. Tim provou repetidas vezes que é um mestre na criação de marcas que atingem o coração e a alma do cliente. Aproveitaremos sua energia, sua mentalidade estratégica e seu espírito competitivo para impulsionar todas as atividades de nossa marca”, disse o executivo em comunicado.

“Estamos reunindo a banda de novo”, diz Kuniskis

Com a volta da SRT, Kuniskis agora terá uma equipe dedicada exclusivamente à performance. O time vai atuar junto com a Direct Connection (braço esportivo da Dodge) e com os programas de automobilismo da Stellantis na América do Norte — onde a Ram já voltou à Nascar, e a Dodge deve seguir o mesmo caminho.

Challenger Hellcat
Dodge Challenger SRT Hellcat [Divulgação]

“Estamos reunindo a banda de novo”, brincou Kuniskis. “A SRT é mais uma caixa que precisávamos organizar enquanto entramos em um novo ritmo de lançamentos, criando carros com mais performance do que nunca. Já estamos trabalhando com os melhores engenheiros em motorização e dinâmica veicular, formando uma equipe digna do nome SRT.”

Novos projetos? Vem barulho por aí

Ainda não há datas definidas para novos modelos, mas o retorno da SRT quer dizer a volta de muscle cars com motores barulhentos. O teaser divulgado pela marca mostra exatamente isso.

Dodge Challenger SRT Demon 170 [divulgação]
Dodge Challenger SRT Demon 170 [divulgação]

Entre os projetos é possível termos um novo Dodge Charger com motor Hurricane de seis cilindros. Sim, ele é menor que o V8 Hellcat, mas foi bastante elogiado pelo desempenho.

Diferente do passado, a nova SRT vai atuar em todo o portfólio americano da Stellantis. Ou seja, estamos falando da Chrysler, Jeep e RAM. 

Dodge Durango
Dodge Durango SRT Hellcat 2021 (divulgação)

Há ainda a expectativa de uma nova geração do Challenger, além de versões mais barulhentas para o Jeep Grand Cherokee, Chrysler 300 e até para a própria RAM 1500.

E para tudo isso acontecer, claro, precisou ter impactos na vendas. Pois foram elas que mudaram o rumo da Stellantis a voltar atrás. O consumidor americano ficou frustrado em ver uma marca com tanto simbolismo em motores de alta litragem, potentes e barulhentos ir para um caminho totalmente oposto. 

Dodge Ram SRT10 [divulgação]

O novo Dodge Charger elétrico, por exemplo, ainda patina nas vendas,e por isso está com descontos severos para ajudar a diminuir o estoque. Por outro lado, a volta do V8 na RAM gerou 10 mil pedidos em apenas 24 horas. Bom, a marca entendeu o recado.

O que você acha do retorno da SRT? A Stellantis acerta ao resgatar seus ícones? Deixe sua opinião nos comentários!


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2 comentários em “SRT está de volta! Stellantis muda o rumo da Dodge, com foco em performance e saudades de V8”

  1. Carlos

    Este Dodge Charger é uma verdadeira nave com aquele ronco inigualável.

    Deve ser um sonho dirigir um.

  2. Roberto Vasconcelos

    Lindo, maravilhoso e exemplarmente animal!
    V8!!!

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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