Sucesso de vendas no Brasil e EUA, mas com participação morna na Europa, o Jeep Compass vai passar por uma nova revolução. Se a primeira geração foi um desastre e precisou se reinventar para ser o sucesso que é hoje, a terceira encarnação do SUV médio vai mudar tudo para seguir vendendo bem, mas ganhar mercado onde hoje não é um queridinho.
Programado para ser lançado como modelo 2027, a Stellantis antecipou um pouco de como será a terceira geração do Jeep Compass em um teaser bem revelador. O modelo vai mudar bastante, ainda que mantenha alguns princípios de design da atual geração. A inspiração, como sempre, será no Grand Cherokee.
O teaser revelado pela marca mostra que a terceira geração do Jeep Compass terá visual bem musculoso. O modelo terá uma linha lateral bem marcada que desaparece na junção do capô com o para-brisa, firmando um triângulo. Na faixa de roda traseira, a linha de cintura desce, enquanto a do vidro sobe, criando uma área de luz.
A janela lateral também afunila na parte superior, dando um ar mais esportivo. Aparentemente, a janela traseira é ligada ao vidro lateral, ponto fim ao friso cromado que nasce na parte superior das portas e contorna a janela traseira. Como todo Jeep, o Compass 2027 terá caixas de rodas quadradas, mas dessa vez mais marcadas.
A frente é bem reta, com capô quase sem nenhuma inclinação, salvo na ponta, onde ele forma uma testa como acontece no Avenger. Os faróis são finos e integrados à grade frontal, mantendo uma conexão visual que vem desde que a primeira geração do Compass foi reestilizada.
De Fiat para Peugeot
Um dos pontos principais sobre a nova geração do Jeep Compass é que o modelo vai mudar de plataforma. Hoje, ele é feito sobre a plataforma Small Wide, que é usada pelos Jeep Renegade e Commander, além dos Fiat Toro e 500X e na Ram Rampage. Para a nova geração, o Compass vai adotar a base STLA Medium, também chamada de EMP2.
A base é da Peugeot, sendo que sua última atualização serve como ponto de partida para modelos como Citroën C5 X, DS 4, DS 7, Opel Astra, e Grandland, Peugeot 308, 408, 3008 e 5008, entre outros. Com isso, teremos o novo Jeep Compass intimamente ligado ao Peugeot 3008, com direito a versão totalmente elétrica, além de variantes híbridas.
A Jeep também promete que em 2027 lançará o novo Recon (que é um SUV na pegada do Renegade e do Wrangler, mas com sete lugares) e um novo SUV “mainstream”, que ficará acima do Compass. A chance maior é que trate-se de uma nova geração do Commander, agora global e aparentado ao Peugeot 5008.
Gostou do visual do novo Jeep Compass? Conte nos comentários.