O Toyota RAV4 pode não ser tão relevante quanto merece no Brasil, devido ao seu valor elevado. Mas na América do Norte e outros mercados é um verdadeiro sucesso. Tanto que, o RAV4 foi o terceiro carro mais vendido no mundo em 2024, com 1,02 milhões. Vale citar que apenas três carros venderam mais de 1 milhão no último ano.
A Toyota sabe o que fazer para manter os seus carros no pódio de vendas e isso significa muitas vezes fazer as coisas do jeito dela, mesmo que algumas vezes precise ir na contramão do que o mundo acredita. Quem nunca ouviu o ditado popular “não se mexe em time que está ganhando”? Para Toyota, se mexe sim, porém não tanto assim.
Com algumas exceções importantes, a Toyota não espera por uma queda nas vendas para começar a trabalhar em atualizações mais profundas nos seus modelos, como uma nova geração por exemplo. No entanto, ela conhece o seu público e prefere ousar nas mudanças. Está claro que para Toyota manter o público que ela já tem é uma prioridade.

Mas porque falamos gastamos dois parágrafos falando da forma que a Toyota faz as coisas? O motivo é simples: o novo Toyota RAV4 já está no forno, mas ele não sairá tão diferente assim. Estamos falando isso porque a fabricante japonesa já nos deu uma prévia do que esperar do modelo atualizado, antes da sua estreia oficial dia 20 de maio.
Como será a nova geração do Toyota RAV4
Nas imagens da nova geração do Toyota RAV4 compartilhadas pela própria marca, podemos destacar o design do novo para-choque dianteiro com uma entrada de arrefecimento maior e mais agressiva, o conjunto de lanternas em LED que seguem a tendência de lanternas interligadas. As rodas ganharam um novo design e caixas mais quadradas.

Além das imagens externas compartilhadas pela Toyota América, algumas fotos do habitáculo foram compartilhadas pelas Toyota Europa. Só não se sabe se foi por um pequeno descuido ou propositalmente. Mas isso não é tão relevante quanto o que as imagens revelam: um interior com muito mais referências de Prius do que de Camry.
Os registros mostram um painel de instrumentos digital independente e uma grande central multimídia e uma manopla de câmbio redesenhada. Teto solar panorâmico, head-up display e iluminação ambiente devem completar a lista de atrativos do SUV.

A arquitetura TNGA-K já usada na geração atual, permanecerá na próxima. Mas deve ganhar uma série de melhorias, incluindo ganho de resistência para obter uma nota melhor nos testes de colisão mais rigorosos.
Alguns sites internacionais falam de um motor 1.5 turbo, mas muitos outros desacreditam da opção e preferem apostar suas fichas de que a sexta geração do Toyota RAV4 seja exclusivamente híbrida (como é no Brasil por exemplo) com versões HEV e PHEV.

Também há rumores de uma versão totalmente elétrica, o que parece pouco provável também já que a Toyota já deixou bem claro que a eletrificação completa não é sua prioridade. Além disso, ela já tem o Toyota BZ3, que parece o suficiente para suas ambições elétricas.
O que você achou da nova geração do Toyota RAV4? Conte para nós nos comentários.