Depois de anos fora do mercado, a Ram Dakota está confirmada para voltar ao mercado brasileiro. A picape média será produzida em Córdoba, na Argentina, ao lado da Fiat Titano. Contudo, ela estreia primeiro no mercado argentino, em dezembro de 2025, e chega ao Brasil no início de 2026. A aposta é ocupar o espaço entre a Rampage e a grande 1500.
Como começou o projeto da Dakota
A Stellantis, detentora de marcas como Ram, Jeep e Fiat, já vinha deixando escapar há algum tempo o desejo de produzir uma picape média para o mercado global. Desde o ano passado, circula a conversa de que a Ram queria ter um modelo desse porte para o mercado norte-americano, principalmente porque os preços das picapes grandes da marca estão cada vez mais altos.
A própria CEO da Chrysler, Chris Feuell, chegou a confirmar uma nova picape média para a Ram sobre uma nova arquitetura — provavelmente a STLA Frame, voltada para veículos grandes, mas sem mostrar qualquer conceito. Até então, parecia improvável que um produto novo desse tipo chegasse ao Brasil tão rápido, ainda mais sem nenhum anúncio concreto lá fora.

Acontece que, de repente, começaram a aparecer testes de uma picape média da Ram aqui mesmo. E não dava para esconder: o nome Dakota era o mais cotado para ela. A escolha faz sentido. A Ram viu seu mercado crescer absurdamente nos últimos anos — em 2024, foram 74% de alta, puxados principalmente pelo sucesso da Rampage.
E no segmento de picapes médias, dominado há décadas por Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, a Ram sempre foi sinônimo de robustez. Faltava apenas um modelo médio para completar o portfólio.
Quem foi a Dakota original?
![Dodge Dakota [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/03/dodge_dakota_sport_extended_cab_4_edited-1200x800.jpg)
A Dakota foi um sucesso no passado, quando ainda era Dodge Ram, na época da Chrysler. No Brasil, foi vendida de 1998 a 2002, e nos EUA sobreviveu até 2010.
Agora, curiosamente, o Brasil sai na frente do próprio mercado norte-americano e teve a nova geração confirmada para 2026, com produção em Córdoba, na Argentina, ao lado da Fiat Titano. Os hermanos recebem primeiro, ainda em dezembro de 2025.
Mesma plataforma, soluções diferentes

A Ram Dakota 2026 vai compartilhar a plataforma da Titano, que por sua vez é derivada da Peugeot Landtrek vendida em diversos países da América Latina. A Ram vai seguir o mesmo caminho, mas colocando o DNA visual da marca americana, com mais sofisticação e um design totalmente diferente.
Essa base, chamada KP1, nasceu originalmente da picape chinesa Changan Hunter. No caso da Dakota, será o projeto KP2. A Stellantis está investindo US$ 385 milhões na planta de Córdoba para desenvolver novos veículos e modernizar a unidade para aumentar a produção
![Changan Kaicene [divulgação] interior](https://uploads.automaistv.com.br/2025/08/changan_hunter_reev_91-1320x743.webp)
Por dividir a linha de produção com a Titano, já dá para esperar que a nova Dakota use o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm, acoplado ao câmbio automático ZF de oito marchas e sistema de tração 4×4 com reduzida em modo automático.
É um conjunto que a coloca muito próxima das principais rivais. Para comparação, a Toyota Hilux vem com motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 42,8 kgfm; a Chevrolet S10 também usa um 2.8, mas com 207 cv e 52 kgfm; e a Ford Ranger na versão 2.0 entrega 170 cv e 41,3 kgfm, mas também oferece o 3.0 V6 de 250 cv e 61,2 kgfm. Ou seja, em potência, a Dakota não vai ficar muito atrás das líderes, exceto nas versões V6 mais potentes.
Estilo de Hilux

Visualmente, o modelo já apareceu em forma quase final, com grade robusta trazendo o nome RAM centralizado, faróis full LED com barra iluminada na parte superior. Só que ficou parecida demais com a Toyota Hilux. Já a traseira vem com lanternas quase idênticas às da Titano.
Por dentro, ainda não há imagens, mas a expectativa é que siga a lógica da Rampage em relação à Toro, ou seja, mesmo usando a mesma plataforma, terá interior bem diferente, mais sofisticado, com melhor acabamento, plásticos de qualidade superior e sistemas avançados de condução. O interior do modelo Changan pode ser todo aproveitado.

Entre os itens esperados estão freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado de duas zonas, sistema ADAS nível 2, volante multifuncional, modos de condução, central multimídia ampliada, bancos com melhor ergonomia, entre outros.
As dimensões devem ficar próximas às da Titano, que mede 5,33 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,85 m de altura e tem entre-eixos de 3,18 m. A caçamba oferece 1.109 litros de capacidade e a carga útil é de 1.020 kg.

A suspensão será com braços sobrepostos na dianteira e eixo rígido na traseira para priorizar justamente a resistência para uso pesado. No desempenho, é possível esperar aceleração de 0 a 100 km/h abaixo dos dez segundos, como ocorre na Titano.
E você, está ansioso para a nova Ram Dakota? Deixe sua opinião nos comentários e o que você quer ver na nova picape média!



