Home » Novidades » Volkswagen matará sigla GTX e ressuscitará GTI nos elétricos

Novidades

Volkswagen matará sigla GTX e ressuscitará GTI nos elétricos

Os atuais carros elétricos esportivos da Volkswagen se chamam GTX, mas logo mais voltarão a contar com as icônicas siglas GTI e R

2 min de leitura

A Volkswagen tem os emblemas GTI e R como marcantes em toda sua trajetória. Contudo, atualmente sua linha de elétricos utiliza o emblema GTX para denominar aqueles modelos mais apimentados e que arrancam sorrisos dos seus condutores. Só que, segundo o CEO da marca, o passado voltará a ser presente em breve.

Thomas Schäfer disse em entrevista ao portal Autocar o que o futuro aguarda. Para o empresário, os futuros esportivos elétricos da marca alemã vão abandonar a sigla GTX e em seu lugar voltarão a serem batizados como GTI ou R. Ele disse que os GTX eram os elétricos esportivos que utilizam a plataforma MEB, mas os futuros lançamentos voltarão a contar com os icônicos nomes do passado.

Um dos futuros carros elétricos esportivos da Volkswagen que pode voltar a utilizar a sigla GTI é o ID. Ele é uma espécie de hatch médio que será lançado em meados de 2027 e virá para substituir o atual Golf GTI no mercado internacional. Thomas ainda disse que os executivos estão moldando a volta dessa sigla ao mercado.

Volkswagen ID.4 [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen ID.4 [Auto+ / João Brigato]

E como ficam os atuais GTX?

Por sua vez, a linha R ainda segue misteriosa. A montadora alemã quer que toda essa linha se torne exclusivamente elétrica até 2030. Provavelmente, o Golf Mk9 com recursos como tração integral seja o primeiro modelo a ganhar o emblema R, mas deve dar o ar da graça somente em 2029.

Thomas ainda finalizou dizendo que os futuros Volkswagen GTI e R elétricos serão bem demarcados e por isso os seus executivos estão pensando bem em como desenvolvê-los. Questionado acerca de mudar os atuais GTX como é o caso da minivan ID.Buzz, Thomas afirmou que os modelos de hoje seguem esse nome e não serão rebatizados.

Volkswagen ID.Buzz GTX [Carscoops/ Reprodução]

Será que os futuros GTI e R elétricos virão ao Brasil dar uma voltinha? Você teria um carro elétrico esportivo? Conte nos comentários


>> Qual a caminhonete com a maior caçamba do Brasil?

>> Matchbox, marca icônica de carrinhos, vai lançar filme live action 

>> Mitsubishi se casa com a Nissan para ter novo carro elétrico


YouTube video

1 comentário em “Volkswagen matará sigla GTX e ressuscitará GTI nos elétricos”

  1. Tootsuki

    Eu nunca tinha entendido essa decisão duvidosa da VW de abrir mão de todos nomes e siglas de produtos já consolidados há décadas. Matar um nome como Golf GTI pra promover um genérico ID.3 GTX? Era uma piada de extremo mal gosto.

Os comentários estão encerrado.

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar