Quando a Volkswagen criou sua família de carros elétricos ID., ela pretendia criar uma nova identidade de nomes. Todos eles passariam a ter a sigla ID., seguida por um número. Isso foi feito com ID.3, ID.4, ID.5, ID.6 e ID.7, mas levemente quebrado pela Kombi elétrica, vulgo ID.Buzz. Mas agora tudo isso mudou.
Ciente de que os nomes alfanuméricos não pegaram e pela necessidade de associar seus carros elétricos a ícones a combustão, a Volkswagen mudou a estratégia. O modelo que deveria ser chamado de ID.2, agora é o ID.Polo, enquanto o SUV compacto elétrico é chamado de ID.Cross. Mas como fica o futuro do ID.4?
Novo velho nome para o Volkswagen ID.4
Com uma reestilização profunda marcada para este ano, o Volkswagen ID.4 mudará de nome para ID.Tiguan. Essa alteração se dá por conta do posicionamento equivalente do ID.4 ao Tiguan dentro da gama elétrica. Além disso, coloca fim à piada brasileira, onde o nome do modelo é falado como “Ai Di Quatro”.

A informação vem do sindicato alemão de metalúrgicos IG Metall e antecipado pelo Automotive News Europe. Visualmente falando, o ID.Tiguan terá desenho mais robusto, com linhas mais quadradas e aparência mais moderna. Mas o interior é o que terá a mudança mais significativa.
Hoje, o ID.4 tem muitos comandos touch (inclusive no volante) e conjugou os comandos do vidro elétrico como aconteceu com o Volvo EX30. Mas é um erro que o ID.Tiguan não repetirá. Tal qual o ID.Polo, o novo SUV terá comandos físicos para o ar-condicionado, botões de verdade no volante e um interior que parece mais moderno, mas sem recursos que atrapalham.
![Interior do Volkswagen ID.4 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Volkswagen-ID4-21-1200x720.jpg)
Futuro breve
Essa alteração feita no interior do ID.Tiguan no interior se dá por conta das novas regras que o Euro NCAP adotará neste ano. Os carros que não tiverem comandos físicos para alguns itens de uso corriqueiros serão penalizados nas notas dos testes de impacto. E, como o foco da Volkswagen é Europa, eles não podem vacilar.
A Volkswagen ainda terá dois nomes de peso sendo usados por modelos elétricos em breve: até 2030 o T-Roc terá um irmão chamado ID.Roc, enquanto o ID.Golf será o substituto do ID.3. Contudo, diferentemente do ID.4 que será só reestilizado para virar ID.Tiguan, o ID.Golf não partirá do atual ID.3 com seu estilo minivan.

Você gosta dos carros elétricos da Volkswagen? Conte nos comentários.


