Novidades

Novo Ford Ka Trail parte de R$ 47.690

Hatch aventureiro traz suspensão elevada e pneus de uso misto

Depois de desfilar no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro passado, o Ford Ka Trail agora está pronto para circular por onde quiser – mais precisamente, a partir do mês de abril. A versão aventureira do compacto será vendida com duas opções de motores: o 1.0 de 85 cv, a partir de R$ 47.690, e o 1.5 de 110 cv – que já equipa Ka, New Fiesta e Ecosport, por R$ 51.990.

O sobrenome “Trail” é herança de uma antiga versão do Fiesta, e como manda a cartilha dos “aventureiros urbanos” o modelo ganhou molduras plásticas nas caixas de rodas, rack de teto, rodas de alumínio de 15 polegadas pintadas de cinza e pneus de uso misto.

A suspensão elevada inclui novas molas e amortecedores (maiores e com mais carga), barra estabilizadora dianteira maior, eixo traseiro mais rígido e novos coxins de amortecimento hidráulico.

A versão traz ainda para-choques com aplique prata na parte inferior, faróis de neblina com molduras pretas, maçanetas e retrovisores cinza, lanternas fumê e faixas com a inscrição “Trail” na base das portas e tampa do porta-malas.

Na parte interna, as novidades ficam a cargo do revestimento dos bancos mesclando couro sintético e tecido, e decorados com pespontos coloridos, pedais de alumínio, soleiras na porta e tapetes personalizados, além de bolsa porta-objetos no encosto dos bancos – motorista e passageiro – e elásticos coloridos nas laterais, que podem servir de porta-objetos.

Entre os equipamentos de série do Ka Trail estão ar-condicionado, direção elétrica com regulagem de altura, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros, abertura elétrica do porta-malas e sistema de som com comando de voz e conexão Bluetooth.

Um elemento chamado My Ford Dock, posicionado no centro do painel, é boa solução para fixar o celular enquanto usa um aplicativo como o Waze, por exemplo; por outro lado, a versão carrega alguns pequenos pecados, como a ausência de computador de bordo e ajuste de altura para o banco do motorista, além de trazer retrovisores com ajuste manual.

Ao contrário do que ocorre na concorrência, o Ka Trail não será vendido como opção topo de gama, e sim como um aventureiro mais acessível, posicionando-se como modelo intermediário – entre o SE Plus 1.0 (R$ 46.390) e SEL 1.5 (R$ 54.690).

Com essa nova configuração a Ford busca “beliscar” uma fatia de mercado numa categoria mais acessível e que tem seu lugar ao sol: em 2016, o segmento de compactos aventureiros teve 36 mil unidades vendidas. Entre os rivais do Ka Trail estão Onix Activ (motor 1.4, R$ 58.490), Etios Cross (motor 1.5, R$ 64.290), HB20X (motor 1.6, R$ 59.645) e Sandero Stepway (motor 1.6, R$ 60.700).

O hatch está disponível em quatro opções de cores: as sólidas vermelho Arpoador, preto Ebony e branco Ártico, e a metálica prata Dublin.