Curiosidades Destaque

O que significa o nome dos 10 carros mais vendidos do Brasil?

Quando se trata do batismo dos carros brasileiros, muitas vezes as marcas adotam nomes inspirados em outras línguas
Fiat Strada [Auto+ / João Brigato]
Fiat Strada [Auto+ / João Brigato]

Já parou para pensar qual o significado do nome dos carros que habitam sua garagem e as ruas brasileiras? Vez ou outras marcas optam por batismos cheios de significado e história, mas as vezes apostam em siglas ou até algo completamente aleatório. Por isso, reunimos aqui o significado do nome dos dez carros mais vendidos do Brasil.

A lista contempla os dez carros mais vendidos do Brasil no acumulado do ano até setembro. Os números de vendas que compõem esse ranking e determinam a ordem e os participantes da lista foram fornecidos pela Fenabrave.

Fiat Strada

O nome Strada já foi usado por dois carros da Fiat. A primeira vez foi de 1978 a 1988 no antecessor do Tipo, mas desde 1998 é usado em uma picape compacta. Strada significa estrada em italiano e, segundo a marca, é para remeter ao sentimento de liberdade que o carro proporciona ao motorista.

Hyundai HB20

Hyundai HB20 Diamond Plus 2021 [Auto+ / João Brigato]
Hyundai HB20 Diamond [Auto+ / João Brigato]
Carro mais vendido de setembro, o Hyundai HB20 tem nome com sentido literal. H vem de Hyundai e B de Brasil. Já o 20 tem como representação o porte compacto dele, visto que a marca usa o numeral também para o i20. Além disso, como o i30 fazia sucesso na época em que o HB20 foi lançado, o número menor mostrava que ele também era menor.

Fiat Argo

carros
Fiat Argo S-Design [Auto+ / João Brigato]
Apesar da piadinha de que Argo fosse algo falado errado, a palavra tem real significado. Pouco antes do lançamento do hatch compacto, a Fiat revelou que Argo é parte da mitologia grega. Especificamente uma embarcação construída sob orientação da deusa Atena para que Jasão viajasse com os Argonautas em busca do Velo de Ouro.

Fiat Mobi

carros
Fiat Mobi Like 2022 [divulgação]
Criado para ser uma alternativa viável no mercado de subcompactos, o Fiat Mobi é outro modelo que seu nome é praticamente literal. Mobi vem de mobilidade e surgiu em uma época em que a Fiat priorizava nomes fáceis e com apenas quatro letras. Assim surgiram modelos como Argo, Tipo, Toro e por aí vai.

Jeep Renegade

carros
Jeep Renegade Moab [Auto+ / João Brigato]
Antes de ser o SUV mais vendido do Brasil, o nome Renegade era usado pela Jeep em uma versão do antecessor do Wrangler. A marca sempre aproveita nomes antigos em seus modelos novos e queria manter o legado do Wrangler no Renegade para além do visual. Mas em tradução literal, Renegade quer dizer renegado: alguém que quebra tradições, como ele fez.

Fiat Toro

carros
Fiat Toro Volcano [Auto+ / João Brigato]
Mantendo a regra de nomes pequenos, marcantes e fortes, a Fiat usou Toro para sua primeira picape intermediária. Tal qual Strada, Toro tem ligação direta com a língua italiana, visto que significa touro. É por isso que a marca tentou, sem sucesso, forçar o nome “o Toro”, não a Toro, para a picape em seus primeiros anos.

Jeep Compass

carros
Jeep Compass Longitude [divulgação]
Compass significa, literalmente, bússola em inglês. A Jeep definiu esse nome para o modelo como um veículo que vai te ajudar a chegar aos lugares que você quer, independentemente de onde eles estejam. A nomenclatura passou a verdadeiramente fazer sentido na atual segunda geração, pois o primeiro modelo não tinha aptidão off-road.

Chevrolet Onix

[Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]
Assim como Opala, Onix é uma pedra preciosa e foi escolhida pela Chevrolet para nomear seu principal modelo. E deu tão certo que por cinco anos ele foi o carro mais vendido do país. A pedra Ônix, com acento, é preta e com algumas ranhuras, as quais são descritas como as unhas de Vênus.

Hyundai Creta

Hyundai Creta 2022 [Auto+ / João Brigato]
Hyundai Creta 2022 [Auto+ / João Brigato]
Tradicionalmente a Hyundai nomeia seus SUVs com nomes de cidades nos EUA. Isso acontece com Tucson, Santa Fé e até com a picape Santa Cruz. Mas como o Creta nunca foi vendido por lá, a marca decidiu apostar em uma outra abordagem: Creta é o nome da maior ilha da Grécia. Coincidentemente, o Creta é um dos maiores SUVs compactos do mercado.

Volkswagen Gol

Volkswagen Gol [divulgação]
Volkswagen Gol [divulgação]
O que é mais brasileiro do que futebol? Não à toa, quando a Volkswagen decidiu que precisava de um substituto para o Fusca, decidiu se inspirar no esporte nacional para o seu carro. Polo e Golf também são carros com nomes inspirados em esporte. Mas como não dava para chama-lo de Futebol, decidiram pelo momento de maior emoção do jogo: Gol.

>>Carros vão ficar muito mais caros em um ano, alerta CEO da Renault

>>Cinco carros com os sorrisos mais simpáticos do mundo

>>Cinco marcas de carros que desistiram do Brasil e melhoraram muito

Sobre o autor

João Brigato

3 Comentários

Clique aqui para comentar