Antecipados por teasers e com muita expectativa pela Stellantis, a RAM 1500 Revolution e o Peugeot Inception foram as grandes estrelas do grupo ítalo-francês na feira de tecnologia CES 2023. A dupla é totalmente elétrica e antecipa mudanças importantes no direcionamento da Peugeot e da RAM.
Ainda que a Peugeot não atue nos EUA, a CES foi o palco para a revelação do Inception. O modelo é feito sobre a base STLA Large, que é uma evolução da Giorgio da Alfa Romeo. Ou seja, pela segunda vez um modelo da Peugeot usa base originalmente do grupo Fiat. O primeiro modelo a fazer isso foi a Partner Rapid derivada da Fiat Fiorino.
Ele também antecipa a nova linguagem visual que a Peugeot deve adotar nos próximos anos. Um dos elementos mais marcantes será o farol com três filetes de LED estilo garra de leão em substituição ao dente de sabre atualmente usado. A grade frontal com três filetes simulando os bigodes do leão também deve aparecer.
Peugeot Inception [divulgação]Por dentro, o Inception traz volante quadrado e mantém o painel de instrumentos sendo visto por cima dele. A tela é em formato circular e tem imagens reproduzidas também na dianteira. A cabine é bem futurista, com para-brisa inclinado ao extremo e que chega a invadir parte do capô.
Peugeot Inception [divulgação]A Peugeot revelou que o Inception tem 5 m de comprimento e 1,34 m de altura, sendo mais longo que um 5008 e mais baixo que um 208. Ele conta com baterias para rodar 800 km com carga completa e pode recuperar 150 km de autonomia em apenas 5 minutos com um sistema de carregamento por indução. Ele usa dois motores elétricos que entregam juntos 680 cv.
Peugeot Inception [divulgação]
RAM 1500 Revolution
Última das três maiores fabricantes de picapes do mundo, a RAM vai entrar para a briga contra Ford F-150 Lightning e Chevrolet Silverado EV com a 1500 Revolution. Ainda conceitual, a picape usa a nova base STLA Frame, que é a evolução da plataforma atualmente usada pelas picapes grandes da marca.
RAM 1500 Revolution [divulgação]Ela é totalmente elétrica e pode rodar até 805 km com carga completa. A Stellantis não revelou potência, mas a caminhonete contará com quatro motores elétricos independentes, o que permitirá que cada roda gire em uma direção e velocidade diferente, permitindo rodar no próprio eixo.
RAM 1500 Revolution [divulgação]Visualmente ela se difere muito da RAM 1500 padrão. A Revolution traz carroceria mais arredondada, com linhas marcadas pela lateral e frente arredondada. Os faróis formam um X em direção ao logotipo, enquanto a frente é dominada por uma porção de plástico preto. A traseira tem lanternas em L e tampa que abre como a da Fiat Toro.
RAM 1500 Revolution [divulgação]Um dos destaques da picape é o teto transparente que é integrado ao para-brisa – algo que dificilmente será visto no modelo de produção prometido para breve. A cabine exibe o mesmo tema em X dos faróis em um filete de LED decorativo. A enorme central multimídia vertical contrasta com o painel de instrumentos minimalista.
RAM 1500 Revolution [divulgação]Conceitual, a picape tem porta traseira que abre ao contrário e ausência de coluna B. os bancos são individuais, provendo apenas quatro lugares, mas há um espaço extra atrás dos bancos da segunda fileira que pode ser usado como uma espécie de porta-malas.
Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.