Destaque Novidades

Renault: 24 novos carros até 2025, incluindo novos Sandero e Logan

Planos de recuperação e expansão da Renault no mundo incluem ainda o lançamento de sete carros 100% elétricos
Renault Carros
Renault 5 Concept [divulgação]

Reorganizando a casa e se aproximando mais da Nissan, a Renault revelou seus planos de reestruturação e crescimento para os próximos anos. Batizada de Renaulution, a estratégia se dividirá em três fases, terá 24 novos carros da Renault lançados (incluindo os novos Sandero e Logan), sendo desses 7 totalmente elétricos.

A primeira parte dos planos da Renault é chamada de ressureição, que ocorrerá até 2023 onde a marca focará em recuperar dinheiro e cortar modelos que não são rentáveis. Depois entre 2023 e 2025 entra a fase de renovação com novos produtos. Já a última fase, a revolução, ocorrerá a partir e 2025, onde a Renault focará em tecnologia e mobilidade elétrica.

Renault 5 Concept [divulgação]
Renault 5 Concept [divulgação]
Segundo o CEO da Renault, Luca de Meo, a ideia é que a Renault “deixe de ser uma marca de carros trabalhando com tecnologia para se tornar uma empresa de tecnologia trabalhando com carros”.

Fase Ressureição

Para promover essa redução de custos e voltar a lucrar, a Renault cortará o número de plataformas. A redução de seis bases para três será feita por meio da estratégia modular CMF, que já tem as variantes A (Kwid, Kiger e Triber), B (Clio, Captur, Sandero e Logan) e C (Mégane, Scénic e Kadjar).

Renault 5 Concept [divulgação]
Renault 5 Concept [divulgação]
80% do portfólio de modelos do grupo Renault como um todo será abrangido por esses carros. Além disso, a gama de motores será reduzida de oito famílias para apenas quatro. O foco será em propulsores pequenos e turbinados com possibilidade de eletrificação (híbrido leve, híbrido completo ou híbrido plug-in).

Fase Renovação

O próximo passo da Renault será dado com o lançamento de novos carros. Aqui no Brasil, os substitutos de Sandero e Logan, que podem se chamar Clio e Taliant, deverão ser lançados em 2022, como apontam planos da marca.

Renault 5 Concept [divulgação]
Renault 5 Concept [divulgação]
O segmento de compactos ainda terá um novo Renault por ano até 2025, sendo a exceção em 2024. Em 2023 e 2025 serão lançados dois carros 100% elétricos, sendo um deles a versão de produção do 5 Concept que ilustra essa matéria. Já o segmento de médios terá a presença de novidades em todos os anos, sendo as eletrificadas estreando entre o fim de 2021 e início de 2022, além de outro modelo em 2023.

A Renault também prepara dois SUVs de porte maior para 2023 e 2024. Enquanto o segmento comercial terá a nova geração do Kangoo ainda nesse ano, junto a outro lançamento. Modelos elétricos aparecerão em 2024, junto à estreia de outro comercial movido a combustão.

Renault 5 Concept [divulgação]
Renault 5 Concept [divulgação]

Alpine muda de rumos

Junto ao anúncio de lançamentos para a Renault, a marca francesa também revelou que a Alpine mudará de rumos. Tal qual aconteceu com a Polestar, que deixou de ser a AMG da Volvo para se tornar uma marca de carros elétricos, a Alpine também se plugará na tomada.

Ironicamente ou não, a Alpine se juntará com a Lotus, que é uma marca pertencente ao grupo Geely o qual estão Volvo e Polester. A parceria proverá estratégias para carros elétricos e compartilhamento de componentes.

Renault 5 Concept [divulgação]
Renault 5 Concept [divulgação]
A Alpine revelou que terá três modelos em seu portfólio. Pelo teaser foram revelados um modelo com pegada individual (provavelmente uma versão moderna do Gordini), um SUV e o sucessor do A110.

>>Segredo: Renault Logan 2022 ficará assim e pode até mudar de nome

>>Avaliação: Duster é o melhor Renault feito nos últimos anos

>>Preparadora cria Renault Duster RS e versão para off-road pesado

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva