Home » Segredos » Audi A4 vai voltar, mas será 100% elétrico e pode ter visual polêmico

Segredos

Retorno

Audi A4 vai voltar, mas será 100% elétrico e pode ter visual polêmico

Sedã retorna em 2028 com nova plataforma, até 800 km de autonomia e foco total em tecnologia

3 min de leitura

Recentemente, a Audi fez uma grande mudança na estratégia de nomenclatura dos seus carros e, como era de se esperar, isso gerou uma bela confusão. A marca decidiu que modelos com números ímpares seriam a combustão, enquanto os pares seriam elétricos. Com isso, o tradicional A4 saiu de linha e ficou de escanteio, sendo substituído pelo A5. Agora a marca prevê voltar com o modelo, mas elétrico.

De acordo com a revista britânica Autocar, o CEO da Audi, Gernot Döllner, confirmou que o A4 vai voltar  de forma 100% elétrica. “O novo A4 fará parte da maior transformação da história da empresa”. O novo sedã será batizado de A4 e-tron e marcará o início de uma nova fase de eletrificação dentro da fabricante alemã.

O retorno do A4 elétrico

O novo A4 e-tron será lançado em 2028 e construído sobre a nova plataforma SSP (Scalable Systems Platform), a mais avançada do Grupo Volkswagen, que servirá também para o futuro Volkswagen Golf elétrico. 

Audi A4 2021 [divulgação]
Audi A4 2021 [divulgação]

Essa base promete grandes avanços em autonomia, conectividade e consumo elétrico, além de ser o primeiro projeto fruto da colaboração entre o grupo alemão e a startup Rivian, que desenvolve o novo sistema operacional da Audi.

O sedã deve oferecer autonomia próxima de 800 km no ciclo WLTP, carregamento ultrarrápido acima de 300 kW e potência estimada em cerca de 400 cv. 

Audi A4 (divulgação)

A proposta é competir diretamente com os futuros BMW i3 e o Mercedes-Benz Classe C EV, mas com um pacote tecnológico mais completo, justamente por estrear com essa nova arquitetura.

Design inspirado no conceito C

Visualmente, o A4 e-tron será inspirado no Audi Concept C, um protótipo que antecipa a nova linguagem de design da marca. As linhas serão mais ousadas e limpas, lembrando o Audi TT em proporção e fluidez, com um interior completamente digitalizado. 

Audi Concept C substituto do TT e R8
Audi Concept C [Divulgação]

A Audi promete também resgatar o acabamento refinado que fez o A4 se destacar nos anos 2000 e 2010, com materiais de alto padrão e foco em ergonomia. Segundo Döllner, o novo A4 representará “o início de uma nova era para a marca”, tanto em design quanto em engenharia..

A confusão entre A4 e A5

O A4 tradicional foi descontinuado em 2024 e substituído pelo A5 Sedan, que agora é o sedã médio da Audi com motores a combustão e semi-híbridos em outros mercados.

A Audi tinha a ideia de organizar as nomenclaturas, mas pirou em vez de ajudar e fez o plano ir de água abaixo. A marca voltou atrás para evitar confusões ainda maiores em outras linhas, mantendo a mudança apenas no caso do A4/A5.

O que acha desse retorno do A4 como elétrico? A Audi vai acertar dessa vez? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar