Recentemente, a Audi fez uma grande mudança na estratégia de nomenclatura dos seus carros e, como era de se esperar, isso gerou uma bela confusão. A marca decidiu que modelos com números ímpares seriam a combustão, enquanto os pares seriam elétricos. Com isso, o tradicional A4 saiu de linha e ficou de escanteio, sendo substituído pelo A5. Agora a marca prevê voltar com o modelo, mas elétrico.
De acordo com a revista britânica Autocar, o CEO da Audi, Gernot Döllner, confirmou que o A4 vai voltar de forma 100% elétrica. “O novo A4 fará parte da maior transformação da história da empresa”. O novo sedã será batizado de A4 e-tron e marcará o início de uma nova fase de eletrificação dentro da fabricante alemã.
O retorno do A4 elétrico
O novo A4 e-tron será lançado em 2028 e construído sobre a nova plataforma SSP (Scalable Systems Platform), a mais avançada do Grupo Volkswagen, que servirá também para o futuro Volkswagen Golf elétrico.
![Audi A4 2021 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/11/AUDI-A4-6_edited.jpg)
Essa base promete grandes avanços em autonomia, conectividade e consumo elétrico, além de ser o primeiro projeto fruto da colaboração entre o grupo alemão e a startup Rivian, que desenvolve o novo sistema operacional da Audi.
O sedã deve oferecer autonomia próxima de 800 km no ciclo WLTP, carregamento ultrarrápido acima de 300 kW e potência estimada em cerca de 400 cv.

A proposta é competir diretamente com os futuros BMW i3 e o Mercedes-Benz Classe C EV, mas com um pacote tecnológico mais completo, justamente por estrear com essa nova arquitetura.
Design inspirado no conceito C
Visualmente, o A4 e-tron será inspirado no Audi Concept C, um protótipo que antecipa a nova linguagem de design da marca. As linhas serão mais ousadas e limpas, lembrando o Audi TT em proporção e fluidez, com um interior completamente digitalizado.

A Audi promete também resgatar o acabamento refinado que fez o A4 se destacar nos anos 2000 e 2010, com materiais de alto padrão e foco em ergonomia. Segundo Döllner, o novo A4 representará “o início de uma nova era para a marca”, tanto em design quanto em engenharia..
A confusão entre A4 e A5
O A4 tradicional foi descontinuado em 2024 e substituído pelo A5 Sedan, que agora é o sedã médio da Audi com motores a combustão e semi-híbridos em outros mercados.

A Audi tinha a ideia de organizar as nomenclaturas, mas pirou em vez de ajudar e fez o plano ir de água abaixo. A marca voltou atrás para evitar confusões ainda maiores em outras linhas, mantendo a mudança apenas no caso do A4/A5.
O que acha desse retorno do A4 como elétrico? A Audi vai acertar dessa vez? Deixe seu comentário!

![Audi A4 2021 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/11/AUDI-A4-4_edited-1200x720.jpg)

