Adeus posto

BYD Seal híbrido e Qin L vão fazer 2.000 km com um tanque

Promessa da BYD com o novo sistema DM-i do Qin L e do Seal 06 é praticamente dobrar a autonomia hoje presente no Song Plus

BYD Seal 06 [reprodução]
BYD Seal 06 [reprodução]

Provando que seu futuro não está baseado somente em carros elétricos, a BYD está investindo forte em modelos híbridos. Para tanto, os novos Qin L e Seal 06 serão os primeiros carros da marca chinesa a fazer 2.000 km com um tanque e baterias cheias. O sistema DM-i usado neles será uma atualização forte do presente no Song Plus.

Segundo informações da imprensa chinesa, a BYD já tem pronta a nova geração do sistema DM-i que combina motor 1.5 quatro cilindros aspirado de apenas 100 cv com um sistema elétrico que varia de acordo com a versão. As opções de entrada usam motor elétrico de 163 cv, enquanto as mais caras vão com um de 217 cv.

A potência combinada ainda não foi descoberta, afinal, a ideia da BYD é usar o motor a combustão mais como um gerador de energia elétrica do que propriamente movimentar o carro. A exceção são situações nas quais o motor 1.5 é mais eficiente do que o elétrico, como em estradas e altas velocidades.

BYD Qin L [divulgação]
BYD Qin L [divulgação]

Questão de bateria

Para atingir tais números, as versões com menor potência terão baterias de 10,08 kWh com autonomia de 80 km só na energia, enquanto as mais caras vem com baterias de 15,88 kWh e 120 km de autonomia elétrica. Como o consumo do 1.5 será muito baixo, a BYD pretende chegar aos 2.000 km com um tanque.

Como efeito de comparação, os modelos com menor bateria fazem média de 26,3 km/l, enquanto os com a bateria maior, por conta do peso, marcam 25,1 km/l. Contudo, essa é a média quando todo o conjunto está funcionando. Como a autonomia elétrica é grande, é possível rodar com a eletricidade boa parte do tempo.

BYD Seal 06 [reprodução]
BYD Seal 06 [reprodução]

Seal híbrido e Qin L

Para estrear esse novo conjunto híbrido supereficiente, a BYD terá dois modelos: Qin L e Seal 06. O primeiro é a nova geração da linha Qin, nunca oferecida no Brasil. Trata-se de um sedan com porte de Ford Fusion e que foi recentemente renovado. Ele é maior que o King, que está previsto para chegar ao nosso país ainda neste ano.

Além disso, temos o Seal 06. O modelo é o terceiro derivado do Seal EV vendido no Brasil. Na China, o Seal já era vendido em versão híbrida, contudo, a variante parcialmente eletrificada era maior que o modelo elétrico, tendo frente e traseira esticadas. Nessa nova variante, chamada de 06, o tamanho é o mesmo, mas a frente e traseira mudam de visual.

Dado o fato de que a BYD ainda vai lançar muitos carros no Brasil neste ano e pretende produzir nada menos do que 12 modelos na Bahia, um desses dois carros pode estar na lista de lançamentos da marca.

Você demoraria quanto tempo para abastecer seu carro se tivesse algum desses BYD que fazem 2.000 km com um tanque? Conte nos comentários.


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