Destaque

Fiat mostra como serão Argo, Fastback, Pulse e Strada do futuro

A nova geração do Fiat Panda chegará em julho na Europa e trará as novas gerações de modelos consagrados. Até o Brasil esteve envolvido

Strada
Fiat Strada [Divulgação]

Com a apresentação da nova geração do Panda na Europa em julho deste ano, a Fiat já se antecipou e mostrou como serão as novas gerações de diversos modelos. Strada, Argo, Fastback e Pulse ganharam protótipos futuristas e que prometem chamar a atenção em breve. Além de serem globais, existe a possibilidade de sua produção brasileira. Mas, o sedã e o hatch subcompacto Cronos e Mobi nos darão adeus logo mais.

Segundo o CEO da montadora italiana e diretor de marketing da Stellantis, Olivier François, o próximo passo da marca quer ficar mais competitiva e ofertar produtos locais para diversos países. Ele revelou que o futuro está próximo e que o primeiro carro será apresentado dentro de 4 meses, em comemoração do aniversário de 125 anos da marca. Logo após sua apresentação, um carro novo será apresentado por ano. Essas apresentações seguirão fixas até 2027. Primeiramente, o mercado europeu será contemplado, mas a ideia é que sejam carros globais.

Os próximos lançamentos da Fiat utilizarão de base a plataforma CMP, que foi rebatizada e atende pelo nome de STLA Small. Citroën C3 e Peugeot 208 já utilizam essa arquitetura. A marca italiana optou por seu uso, já que o conjunto pode receber motorização elétrica, híbrida ou a combustão. O Brasil teve um peso muito importante na escolha desses futuros modelos, já que a Strada fez e faz muito sucesso por aqui. Aliás, ela e os modelos já citados anteriormente.

Strada
Fiat Strada [Divulgação]

Nada será como antes

A nova geração do Panda vai chegar em breve lá fora e já adianta como será o Argo vendido aqui. O novo modelo será maior que o atual, terá uma carroceria bem diferente do veículo ofertado hoje, trará maior nível de tecnologia embarcada e usará até materiais recicláveis como o bambu em partes do seu interior. A ideia é que o novo Panda seja o C3 da marca italiana para os estrangeiros. Já que ele dará às caras primeiro, é o único com o interior revelado.

Por sua vez, o Fiat Pulse finalmente terá os resultados de ir tanto para o crossfit. O SUV compacto terá a nova geração fabricada em Betim, Minas Gerais. Ele vai crescer bastante e assim oferecer mais espaço para os passageiros do que sua atual geração. Ele vai deixar de mirar no Volkswagen Nivus, para focar no Renault Duster e Hyundai Creta, por exemplo.

A Strada mudou da água para o vinho

Um dos projetos mais interessantes dessa nova geração é a Strada. Ela é um dos carros mais vendidos do país tropical e que chegará em sua nova geração até para os europeus. Só que, sua futura geração não será focada somente no transporte de carga. Ela quer unir a versatilidade dos SUVs com a proposta de ser um modelo voltado para realizar trabalhos mais pesados ao ar livre. A fabricante italiana jura de pé junto que a caminhonete compacta brasileira foi quem mais pesou para que essa nova geração fosse projetada.

O Fastback de nova geração seguirá sua proposta de ser um SUV compacto com linhas de cupê. A nova vida do SUV juntou elementos do modelo brasileiro com o do Fiat Tipo vendido na África. Suas novas linhas unem o estilo quadrado com o caimento suave do teto, o que ajuda na aerodinâmica e também na redução de consumo de combustível. Por fim, outro projeto apresentado foi uma van , a qual seria a substituta do Doblò. Linhas agressivas, porte grande e boa altura em relação ao solo são seus predicados.

O que você achou desses carros conceitos da Fiat? Quando será que veremos de perto? Conte nos comentários

>>Mercedes volta atrás em seu plano de ser totalmente elétrica

>>Tesla Cybertruck ganha novas cores, mas com uma condição

>>Cinco carros que têm nomes diabólicos