Enquanto aqui no Brasil a Fiat prepara o terreno para a chegada do novo Uno / F1H / 328 / sucessor do Argo, lá fora a marca já pensa em algo menor. Oficializado pelo CEO da marca, já está em desenvolvimento um sucessor do Panda, modelo de entrada da marca. Na prática, ele será o novo Fiat Mobi dois italianos. Mas será que vem ao Brasil?
Em entrevista à revista Autocar, o CEO da Fiat, Olivier François, disse que “eu espero que o sucessor do Panda seja um pouco mais perto do Panda original dos anos 1980”. Ao ser questionado se o Grande Panda já não faz esse papel, François disse que “ao ver um ao lado do outro, você terá uma sensação de pai e filho”.
“Não será somente uma versão menor do Grande Panda, mas haverá links visuais, as mesmas raízes e proporções icônicas”. Por conta disso, espere por um visual inspirado fortemente na primeira geração do Uno. Afinal, o Panda original e o Uno Mille tinham a mesma identidade visual e elementos básicos de design.

Isso faz com que a própria estratégia dos anos 1980 volte a funcionar. Assim, o Grande Panda faz o papel de Uno (por isso, inclusive, deve adotar esse nome no Brasil) e o novo modelo substituto do Pandina e do Fiat Mobi faça o papel do Panda original. No Brasil, como esse tipo de carro subcompacto é caro demais de produzir, é difícil que ele substitua o Mobi.
Plataforma de Fiat 500
Isso porque a plataforma não será a mesma do Citroën C3 e do Peugeot 208, como é a do Grande Panda. A Fiat usará a base do 500, renomeada de STLA City. A base surgiu apenas para carros elétricos, mas está passando por um processo intenso de retrabalho para acomodar o motor 1.0 Firefly em versão semi-híbrida e/ou turbo (igual ao presente no Brasil).

Por conta disso, a base se tornará multi-energia e possibilitará que o sucessor europeu do Fiat Mobi tenha versões elétrica, semi-híbrida aspirada e semi-híbrida turbo. Até mesmo uma variante híbrida plug-in ou híbrida comum (PHEV e HEV, respectivamente) podem ser feitas com essa base.
Você acha que a Fiat deveria vender o novo modelo subcompacto no Brasil para substituir o Mobi? Conte nos comentários.



"por isso, inclusive, deve adotar esse nome no Brasil".
Acho que esse é o único site que ainda está apostando no nome Uno, todos os outros estão afirmando que o projeto tem grandes chances de continuar se chamando Argo, já que a ideia da Fiat é de "continuidade" em relação ao que iniciou em 2016.
Inclusive talvez seja por isso que estejam fazendo um "facelift" no Argo atual, para sobreviver por mais uns anos, igual ocorreu com Siena EL/Grand Siena.
Dito isso, esse aí será o real sucessor do Mobi e Argo 1.0 na América Latina!
É óbvio que não será feito aqui com a plataforma do 500, mas vocês sabem como Betim é "espertinha"… Vão simplificar e encurtar a plataforma do Grande Panda e bingo: Novo Mobi a caminho.
Eu acredito que o Grande Panda/Novo Argo deva ser lançado por aqui como "Hatch com atitude de suv" tendo inicialmente apenas motores 1.3 CVT e 1.0T, acabando com as versões trekking do Argo e drive 1.3 do Pulse.