Home » Segredos » Ford cogita ressuscitar carros como Ka, Fiesta e Focus

Segredos

Ford cogita ressuscitar carros como Ka, Fiesta e Focus

Apesar de ter virado a chave para SUVs e picapes, Ford cogita voltar a fazer carros de passeio como Ka, Fiesta e Focus

2 min de leitura

De pouco em pouco, a Ford matou todos os seus carros de passeio. O Ka se aposentou em 2021, o Fusion bateu as botas em 2022, depois em 2023 foi a vez do Fiesta, enquanto o Focus já pegou sua ficha no atendimento do INSS. Parecia que o futuro da Ford seria composto só de SUVs, picapes e Mustang. Mas isso pode mudar.

Em entrevista à revista Autocar, o chefe da Ford na Europa, Martin Sander, disse que a Ford definitivamente está pensando em voltar a fazer carros que não são SUVs e picapes. Ao ser questionado se a Ford voltaria a fazer carros como Ka, Fiesta e Focus, o executivo disse: “eu acredito que sim”. 

Complementando sua fala, Martin relatou que “existem valores os quais nos tornaram bem sucedidos nos últimos anos, como a qualidade sólida e o forte custo-benefício. Não vamos fugir isso. Esse é o valor fundamental básico da Ford globalmente. Não vamos voltar à corrida por volume apenas para atingir um certo número ou estar em todos os segmentos”.

Ford Fiesta mk8 [divulgação]

Caso de mercado

Ou seja, mesmo que a Ford volte a fazer um Ka, um Fiesta ou um Focus, esses carros precisam ser focados em segmentos rentáveis e que façam sentido para a marca. A ascenção de modelos como BYD Dolphin, mesmo na Europa, podem ter despertado a atenção da Ford para um compacto elétrico usando plataforma de Volkswagen.

A citação à marca alemã se deve ao fato de que Ford e Volkswagen têm um acordo para desenvolvimento conjunto de modelos. A nova Ranger e a Amarok foram feitas juntas, enquanto o novo Explorer EV não passa de um ID.4 com logo oval e visual diferente. Haverá ainda o Capri, um SUV cupê da Ford baseado no ID.5, que é o ID.4 cupê.

Ford Focus ST 2022 [divulgação]
Ford Focus ST [divulgação]

Você acha que a Ford vai voltar a fazer carros de passeio? Conte nos comentários.


>> Thunderbird: o retrô da Ford que poderia ter dado certo

>> Ford Territory 7 lugares para brigar com o Jeep Commander existe

>> Ford Fusion e Edge seguem vivos e aterrorizam rivais na China


YouTube video

19 comentários em “Ford cogita ressuscitar carros como Ka, Fiesta e Focus”

  1. Fábio Radicchi Belotto

    A Ford tá afundando. Gm tá uma lástima. Que situação para os americanos

  2. guilhermeadao

    Tem que ver se as pessoas vão querer comprar né…

  3. Pado Padoveze

    A Ford sempre toma rumos muito radicais. Ou muda tudo ou não muda nada.
    Essa situação se deve por que os carros estão ficando absurdamente caros no mundo inteiro. Mas como cada vez tem menos clientes, e com menos dinheiro, a conta não fecha. Pois para as montadoras a saída é almentar o valor agregado (o que só funciona com marcas de luxo) ou almentar a quantidade de unidades vendidas (caminho das marcas generalista).
    Os fabricantes do segundo grupo (onde está a Ford) precisam fazer alianças umas com as outras para multiplicarem os produtos dentro da mesma linha de montagem.

  4. Weslley Wolf Assis Gold

    A Ford já é basicamente um VW na Europa e Changan na Ásia. O mais fácil a fazer é passar toda operação para VW e Changan. Os carros estadunidenses só vendem nos EUA por causa do protecionismo absurdo interno lá. Já foi feito pesquisa em que mais de 70% da população estadunidense compraria um carro chinês, se fossem vendido no território dos EUA.
    Ford e GM canibalizaram tanto o mercado automotivo dos EUA, que aconteceu exatamente o que o Tucker falou os carros dos EUA ficaram ultrapassados com tecnologias velhas e que são muito caros pelo pouco que oferecem.
    Tem que ter muita coragem para comprar um GM ou um Ford hoje em dia, sendo que os carros Europeus e Asiáticos são muito superiores.

  5. Lionel Rodrigues

    Ford nunca mais, perceberam o enorme erro de terem abandonado o nosso mercado e agora querem retornar com esses projetos defasados, câmbios ruins, correias banhadas a óleo e outras invenções toscas que só dão problemas posteriores!

  6. Raju

    Detesto Suvs, picapes e carros volumosos. Ford apostou nesse segmento e me perdeu. Uma marca para ser bem sucedida precisa de variedade e não se concentrar em apenas um segmento da moda e matar todo o resto

  7. Beto Duarte

    Ford é foda! Deus me livre, a pior de todas, aqui no Brasil antes de sair de vez, desde que iniciou as suas operações ela fechou mais de 10 unidades e fez muitas famílias sofrerem com suas atitudes atrapalhadas, para uma empresa que já fabricou aviões, barcos, auto rádios, pneus tratores, caminhoes, etc…hoje ela é medíocre e perdida, só está dando tiro no pé.

  8. Yades

    A ford sempre foi uma montadora de calibre, qualidade dos materiais e tecnologia embarcada absurda em confronto a outras montadora do mesmo nível, carros como a última geração do Ford fusion com assistente de faxina e freio, Park automático, bancos com aquecedor e também que resfriam, controle de ponto cego, câmera de ré frontal e traseira e muito mais em um carro que custa a na época né a metade de outros da mesma categoria de outras montadoras… O mundo fala mal da Ford dos motores e do cambio, motores que foram vendido e usados por outras montadoras que todo mundo aqui no Brasil louva de carro Premium como a volvo, jaguar e bmw, o mesmo cambio powershift que todo mundo reclama hoje e usado na caoa cherry e todo mundo fica quieto.. Em uma mudança entre elétrico, hybrid e com tanta incerteza a ford decidido de dar um tempo e fez bem… Mas acho que a ford sim deve voltar com todo no mercado.. Ford e Ford nada a ver com carros xing ling

  9. Claudio

    Fui fã da Ford, tive Fiesta, New Fiesta, Focus, e pouco antes da Ford abandonar seus consumidores, eu quase comprei um Fusion. Hoje minha garagem só tem dois Honda’s. Me senti enganado, literalmente traído pela Ford. Fiquei com muita raiva de ter quase “dado” de brinde o meu Focus pois ninguém queria aceitá-lo nem na troca. Esse aborrecimento que a Ford me proporcionou jamais vou esquecer. Ford nunca mais.

  10. Mauricio Ricardo Pinheiro

    A Ford hoje é o peixe estranho no mercado. A única montadora que não tem um automóvel em seu portifólio de produtos. Aliás nem sei o que realmente ela fábrica hoje em dado o fato que a marca não parece se importar em ter algum tipo de marketing.

  11. awatenor

    Ia até comentar, mas a maioria já falou tudo, descontando os fãs.

  12. Norival de Souza Cavalcante

    Único comentário sensato aqui, no meio desse haterismo e alguns emocionados de de Internet.
    Concordo plenamente contigo!

  13. Nilmar

    Meu amigo tenho um Ford Ka sedan automático 1,5 3 cilindros vou te falar uma coisa pra possuir o melhor do mundo mas pra vender Deus me livre ninguém quer o meu tem 80 mil rodados 2020 o ano dele tú é doido nunca mas n minha vida eu compro um Ford não tem peça de reposição meu Deus é um inferno se ele quebrar não tem peça em canto nenhum pra vc comprar meu Deus é uma bomba nuclear

  14. Fabio

    Faço minhas as palavras de Yades.
    Ford é Ford. O resto é resto.
    Afinal quem inventou o automóvel?? Henry Ford.
    Mas como brasileiro adora lixo ficaram os xing lings da vida.
    E Fiat (me perdoe quem tem e gosta). Eu tive 2 fiats. Vixeeee.

  15. wslemos

    A Ford hoje só tem manutenção dos carros antigos e essa que por sinal é ruim e um roubo nas suas concessionárias

  16. wslemos

    Comprei Ford e nunca mais compro carros dessa montadora a manutenção virou um absurdo, que ela termine de tirar seus carros do pais e suma

  17. Norival de Souza Cavalcante

    Não fala bobagem cidadão.
    Um textão desses é só falou asneiras.
    Ninguém conhece mais de automóveis do que os americanos, que é um mercado livre e não essas baboseiras que você escreveu.
    A Ford é uma das gigantes do mundo, a terceira do mundo por marca individual.
    Você falou de Europa então vamos lá:
    Ranger a picape mais vendida lá;
    Transit a Van mais vendida e no mundo;
    Puma um dos líderes em vendas gerais;
    Kuga o híbrido mais vendido na Europa;
    E para finalizar somente o Explorer EV é feito na plataforma Volkswagen MEB, no acordo onde a Ford produz as picapes e os utilitários da Volkswagen.
    Sobre China, a sua desinformação é ridícula, lá TODAS as marcas estrangeiras só podem vender localidade com uma parceria com alguma das montadoras chinesas. Vale lembrar que a Ford é dona de 50% da Changan.
    E para finalizar a GM é outra das grandes do mundo e não depende de protecionismo governamental.
    Digo mais, o choro é livre, chora hater kkkk

  18. Vagner Santos

    A realidade é que a vida dos elétricos não está sendo tão fácil como eles imaginavam. Eu sou pobre e não consigo me ver num carro elétrico que basicamente só serve pra curtas distâncias. Só rico pode ter 2 carros, um elétrico caro pro dia a dia e um a combustão confortável e caro para longas e médias distâncias. Além disso, ao menos nos EUA, os elétricos se mostraram um verdadeiro fiasco no clima congelante, ninguém querer ficar engessado e dependente de um bagulho destes. As vendas também não estão lá estas coisas, por isso a Ford está pensando em voltar atrás. Basta ver a atitude das japonesas. Some se a estas questões o fato de a cada dia que passa a novas gerações perdem o interesse em ter seu próprio automóvel.

  19. Haroldo

    …pena a Ford ter saido do Brasil. Fiest era um belíssimo carro.

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar