Ao vivo
Home » Segredos » Ranger Raptor não terá uma rival feita com base na Toyota Hilux

Segredos

Ranger Raptor não terá uma rival feita com base na Toyota Hilux

Apesar da grande quantidade de versões, a Toyota não pensa em uma Hilux radical para brigar com a Ford Ranger Raptor

3 min de leitura

Rainha global do segmento de caminhonetes médias, a Toyota Hilux nunca se mexeu tanto quanto nos últimos anos. Especialmente após o lançamento da nova geração da Ford Ranger, a caminhonete japonesa começou a passar por melhorias substanciais e ganhar novas versões. Por isso, era natural pensar que haveria uma rival para a Ford Ranger Raptor.

Só que não. Esse não é o plano da Toyota, conforme Tomoya Takahashi, chefe da divisão esportiva Gazoo Racing, revelou em entrevista à revista Drive. “Se faríamos uma variante especial GR? Não. Somente GR-Sport”, revela o executivo, desmentindo rumores de que haveria uma Hilux ainda mais radical.

Dentro da divisão Gazoo Racing, a marca conta com três divisões de performance. Os modelos de entrada são os GR-Sport, que contam com modificações de suspensão e um pouco mais de potência – como é o a Hilux GR-Sport. Pode haver também pimenta mais leve, como os Corolla GR-Sport e Corolla Cross GR-Sport, que só têm suspensão mais firme e um monte de adesivo.

Ford Ranger Raptor [Auto+ / João Brigato]
Ford Ranger Raptor [Auto+ / João Brigato]

O próximo passo são os modelos GR de fato. Hoje no mercado temos somente GR Yaris e GR Corolla. Os dois modelos são modificações radicais perante os modelos que se baseiam, trazendo motor diferente, sistema de tração integral e carroceria fortemente alargada. O Supra e o GR86 também carregam a sigla, mas não tem um carro mais básico que sejam baseados.

Por fim, há os modelos GRMN, os quais são aperfeiçoados em Nürburgring. Como a pegada off-road da Hilux não tem nenhuma relação com isso, seria mínima a chance de uma versão assim. Com isso, o topo de esportividade e off-road pesado que a caminhonete pode receber, ao menos nessa geração, é a atual versão GR-Sport.

Toyota Hilux GR-Sport [divulgação]
Toyota Hilux GR-Sport [divulgação]

Medindo forças

Comparando à Ranger Raptor, a Hilux GR-S perde em todos os aspectos de potência e torque. A japonesa conta com motor 2.8 quatro cilindros turbo diesel de 224 cv e 55 kgfm de torque com 0 a 100 km/h em 9 segundos. Já a Raptor conta com um 3.0 V6 biturbo a gasolina de 397 cv e 59,4 kgfm, com 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.

Os números da Ranger Raptor a colocam como a caminhonete mais rápida do Brasil e a média mais potente – isso, ao menos, até a estreia da BYD Shark. 

Você acha que a Toyota deveria fazer uma versão mais radical da Hilux para brigar com a Ranger Raptor? Conte nos comentários.


>> Ford Ranger Raptor é uma humilhação, até para a Ranger | Avaliação

>> Toyota Hilux elétrica entrará em produção em 2025

>> Toyota assina acordos para fechar a fábrica do Corolla no Brasil


YouTube video

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar