
Não parece, mas a GWM comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, interior de São Paulo, há quatro anos. Desde então, nenhum modelo da marca chinesa saiu da linha de produção paulista. Mas isso vai mudar em breve com a confirmação de cinco carros feitos no Brasil. Dentre eles temos SUVs e caminhonetes, com motores diesel e híbrido plug-in.
Atualmente em fase final de alterações, a fábrica da GWM no Brasil deve começar a produzir o Haval H6 e o Haval H6 GT a partir de julho. As primeiras unidades pré-série serão feitas ainda neste mês e já com o novo visual revelado na China. Serão feitos testes para verificar se a fábrica já está pronta para a larga escala.
Inicialmente, a planta começaria sua fabricação em 2024 com as caminhonetes Poer, mas os planos mudaram por conta da alta demanda do Haval H6. O fato de ser produzido no Brasil também fará com que a GWM desvie do aumento de impostos e ainda tenha benefício de IPVA reduzido em São Paulo por ser produzido no estado.

O Haval H6 será feito no Brasil nas versões HEV, PHEV19, PHEV 34 e GT. Considerando que o GT tem outro formato de carroceria, o princípio de fabricação nacional da GWM será com dois carros. No segundo momento, ai sim a linha Poer será produzida localmente, mas em dose dupla.
Segunda fase da GWM fabricando no Brasil
O fato de que os brasileiros não gostaram do visual original das caminhonetes Poer da GWM e o fracasso da BYD Shark no mercado híbrido plug-in fez a rival chinesa mudar os planos. Em Iracemápolis serão fabricadas duas caminhonetes, a Poer diesel e a Poer Sahar PHEV. É possível que elas ganhem sobrenomes diferentes, mas Poer já é certeza.

A versão diesel contará com motor 2.4 quatro cilindros turbo que será recalibrado para o Brasil. Hoje ele fica abaixo da imaginária obrigatória faixa de 200 cv que o marcado demanda. Ela terá tração 4×4 e várias versões. Já a Poer PHEV terá motor 2.0 quatro cilindros turbo mais um elétrico e será oferecida em versão única.

Por fim, a GWM fabricará mais um SUV no Brasil, o Haval H9. Apresentado recentemente na China com visual renovado, o modelo terá sete lugares e compartilhará plataforma e motores com a linha Poer. Ou seja, teremos um Haval diesel e um PHEV mais potente que o H6 GT, mas focado em uso off-road.

Para qual modelo da GWM fabricado no Brasil você está mais ansioso para ver nas ruas? Conte nos comentários.