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Fabricação nacional!

GWM vai produzir 5 carros no Brasil, incluindo caminhonete e SUV diesel

Apesar de ter chego ao Brasil com fábrica comprada, a GWM vai rapidamente ter cinco carros feitos em Iracemápolis

Haval H6 prata de frente
Haval H6 [Auto+ / João Brigato]

Não parece, mas a GWM comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, interior de São Paulo, há quatro anos. Desde então, nenhum modelo da marca chinesa saiu da linha de produção paulista. Mas isso vai mudar em breve com a confirmação de cinco carros feitos no Brasil. Dentre eles temos SUVs e caminhonetes, com motores diesel e híbrido plug-in.

Atualmente em fase final de alterações, a fábrica da GWM no Brasil deve começar a produzir o Haval H6 e o Haval H6 GT a partir de julho. As primeiras unidades pré-série serão feitas ainda neste mês e já com o novo visual revelado na China. Serão feitos testes para verificar se a fábrica já está pronta para a larga escala.

Inicialmente, a planta começaria sua fabricação em 2024 com as caminhonetes Poer, mas os planos mudaram por conta da alta demanda do Haval H6. O fato de ser produzido no Brasil também fará com que a GWM desvie do aumento de impostos e ainda tenha benefício de IPVA reduzido em São Paulo por ser produzido no estado.

carros elétricos e híbridos
GWM Haval H6 GT [divulgação]

O Haval H6 será feito no Brasil nas versões HEV, PHEV19, PHEV 34 e GT. Considerando que o GT tem outro formato de carroceria, o princípio de fabricação nacional da GWM será com dois carros. No segundo momento, ai sim a linha Poer será produzida localmente, mas em dose dupla.

Segunda fase da GWM fabricando no Brasil

O fato de que os brasileiros não gostaram do visual original das caminhonetes Poer da GWM e o fracasso da BYD Shark no mercado híbrido plug-in fez a rival chinesa mudar os planos. Em Iracemápolis serão fabricadas duas caminhonetes, a Poer diesel e a Poer Sahar PHEV. É possível que elas ganhem sobrenomes diferentes, mas Poer já é certeza.

GWM Poer diesel vermelha de frente
GWM Poer diesel [divulgação]

A versão diesel contará com motor 2.4 quatro cilindros turbo que será recalibrado para o Brasil. Hoje ele fica abaixo da imaginária obrigatória faixa de 200 cv que o marcado demanda. Ela terá tração 4×4 e várias versões. Já a Poer PHEV terá motor 2.0 quatro cilindros turbo mais um elétrico e será oferecida em versão única.

GWM Poer PHEV prata de frente
GWM Poer PHEV [divulgação]

Por fim, a GWM fabricará mais um SUV no Brasil, o Haval H9. Apresentado recentemente na China com visual renovado, o modelo terá sete lugares e compartilhará plataforma e motores com a linha Poer. Ou seja, teremos um Haval diesel e um PHEV mais potente que o H6 GT, mas focado em uso off-road. 

GWM Haval H9 2026 verde de frente
GWM Haval H9 2026 [divulgação]

Para qual modelo da GWM fabricado no Brasil você está mais ansioso para ver nas ruas? Conte nos comentários.