A Mitsubishi pode estar preparando o retorno de um de seus nomes mais emblemáticos. Um novo SUV foi flagrado em testes no sul da Europa com camuflagem pesada, linhas quadradas e porte imponente. Estamos falando da possível volta do Pajero Full, utilitário raiz que marcou gerações. Sem detalhes confirmados, o veículo mostra visual robusto, frente alta e elementos inspirados em conceitos recentes da marca.
Segundo o site Carscoops, responsável pelos flagras, o SUV pode adotar diferentes caminhos. Uma das teorias mais fortes aponta para uma plataforma compartilhada com a picape Triton, o que o colocaria como substituto direto do Pajero Sport, que já é um projeto antigo.
Também se fala que o novo utilitário poderá adotar o chassi do Nissan Patrol, SUV conhecido pela robustez e vocação off-road. Nesse caso, o modelo também tem a carroceria sobre chassi, em vez da estrutura monobloco usada em SUVs com pegada urbano. Isso faria o modelo também concorrer diretamente com o famoso Toyota Land Cruiser.
Outra possibilidade, menos provável, é que ele tenha como base o conceito DST, um SUV com sete lugares voltado para o mercado asiático. Nesse caso, o projeto poderia apostar em uma construção monobloco, mais confortável e alinhada à proposta urbana do Outlander.


O protótipo visto nos testes mostra faróis em LED empilhados verticalmente, uma grade frontal larga, chapas de proteção aparentes e um perfil bem quadrado.
Na traseira, o destaque fica para o vidro vertical, lanternas em LED sem invadir a tampa do porta-malas, unidas, além de uma peça na parte inferior que lembra uma chapa de proteção do Nissan Patrol. Inclusive, este SUV da Mitsubishi aparenta algumas misturas com o veículo da Nissan.

Essa comparação não é por acaso, já que a Mitsubishi e Nissan pertencem à mesma aliança global no papel e compartilham soluções de projeto.
Sob o capô, tudo ainda é especulação. Se o novo SUV adotar a base do Outlander, pode herdar o conjunto híbrido plug-in de 302 cv. Caso siga pelo caminho do chassi de longarinas da Triton, o mais provável é um motor 2.4 turbodiesel com até 204 cv que ainda pode receber eletrificação leve no futuro.

Também existe a chance, bem improvável, de que o modelo se aproxime do conceito DST com tração dianteira e motor 1.5 aspirado de 105 cv, o que destoaria bastante do legado off-road do SUV de porte grande.
É difícil cravar se esse novo SUV será mesmo batizado como Pajero, mas o momento é oportuno. A Mitsubishi aposentou o Pajero Full em 2021, após quatro gerações e uma longa história marcada por conquistas no Rally Dakar e uma legião de fãs.

Atualmente, apenas o Pajero Sport sobrevive, inclusive no Brasil e parte de R$ 382.990 na versão HPE. Já o Pajero Full, deu início em nosso mercado em 1991 e teve seu fim decretado em 2021 no mundo todo, quando a montadora encerrou a produção na fábrica de Gifu, no Japão. A maior razão pelo fim do modelo foi a queda nas vendas dos SUVs raiz e nova estratégia de custos.
Quer ver o Pajero de volta às ruas? Ou acha que esse novo SUV da Mitsubishi deveria ter identidade própria? Deixe sua opinião nos comentários!



