Enquanto a Ram vem preparando a sua picape média Dakota no Brasil para 2026, a Toyota segue em outra direção e planeja entrar no concorrido segmento das picapes intermediárias. Esse é justamente o nicho que ganhou força a partir do sucesso da Fiat Toro em 2016 e que depois recebeu reforços com a Ford Maverick e Ram Rampage.
Segundo o site americano MotorTrend, Cooper Ericksen, chefe de planejamento da Toyota nos Estados Unidos, revelou que a decisão de produzir a caminhonete intermediária já está tomada. Mas ela também é prevista para o mercado brasileiro, e de acordo com os colegas do Autoesporte chega antes que no mercado americano.
Conforme o site, a Toyota já vem trabalhando em uma picape de porte intermediário baseada na plataforma TNGA, a mesma do Corolla. A ideia é oferecer um produto monobloco, diferente das médias tradicionais com chassi, e produzido na fábrica de Sorocaba (SP).
![Toyota EPU [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Toyota-EPU-1020-18_edited.jpg)
No mercado brasileiro, ela ficará posicionada abaixo da Hilux, aproveitando boa parte da estrutura do Corolla Cross, mas adaptada para receber caçamba e cabine dupla.
Versões para o Brasil
O modelo terá pelo menos duas opções de motorização. A primeira será híbrida plug-in, combinando motor 2.0 aspirado da família Dynamic Force com ciclo Atkinson a um conjunto elétrico alimentado por bateria de 13,6 kWh. A potência combinada ficará em 223 cv, com autonomia de até 50 km no modo totalmente elétrico. Essa versão usará câmbio e-CVT.

A segunda configuração deverá ser mais acessível devido ao motor 2.0 flex aspirado de 175 cv e 20,8 kgfm, também acoplado a um câmbio CVT que simula 10 marchas virtuais.
A previsão é de lançamento no segundo trimestre de 2026, dentro do investimento de R$ 11 bilhões que a Toyota planeja no Brasil até 2030.
![Toyota EPU [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Toyota-EPU-1020-15_edited-1200x719.jpg)
Visualmente, a picape deve seguir a nova identidade global da marca, já vista em modelos como Prius, RAV4 e Camry, com linhas mais modernas e faróis afilados.
O projeto nos Estados Unidos
Já no mercado norte-americano, a previsão de chegada é 2027, posicionada abaixo da Tacoma e concorrendo diretamente com Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz.
![Hyundai Santa Cruz Night [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/2023-hyundai-santa-cruz-night-back_edited-1200x705.jpg)
A picape também será monobloco e usará variação da plataforma TNGA, com forte apelo híbrido. A Toyota acredita que pode vender entre 100 mil e 150 mil unidades por ano nos EUA, surfando na popularidade das caminhonetes menores. O preço estimado é de US$ 30 mil (cerca de R$ 165 mil).
Nos Estados Unidos, a expectativa é que ela ofereça capacidade de carga e reboque semelhante à Maverick, além de recursos para atrair tanto consumidores urbanos quanto entusiastas de overlanding.
Segmento em ebulição

No Brasil, além da futura Toyota, outras marcas também já anunciaram ou estudam lançamentos nesse segmento. A Volkswagen prepara a Tarok (Projeto Udara), a Renault mostrou o protótipo Niagara em 2023 e até a BYD está no desenvolvimento de uma picape intermediária em nosso mercado. Todas têm um alvo em comum — a liderança da Fiat Toro, que praticamente criou essa categoria.
A Toyota, por sua vez, quer apostar em sua força de marca e na reputação da Hilux para conquistar consumidores que querem uma picape menor, mas com confiabilidade e mecânica conhecida.
Acha que uma dessas picapes conseguem tirar o trono da Fiat Toro? Deixe sua opinião nos comentários!

![Toyota EPU [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Toyota-EPU-1020-10_edited-1200x719.jpg)


Com certeza a Concorrência é benéfica, só uns tipos neste seguimento é muito pouco, teremos mais opções, sem contar que a mecânica Toyota é muito melhor que o da FIAT. Eu sou candidato a comprar este carro.
Eu tenho uma Toyota Flex, e estou esperando sair a nova pra eu poder comprar!
Estou esperando🙏
Estamos há dois anos à espera por esta preciosidade. Quero ser o primeiro a conduzir esta joia rara, em breve. 👏👏👏🤝🤝👍
Ansioso para a chegada dessa mini hilux híbrida , ia trocar de carro agora , mas devido essa notícia , prefiro aguardar !
Vixi será verdade vou me preparar para comprar a minha hiluk média estou no aguardo.
ESSAS MINIS RAILUK TEM QUE VIM SE DEUS QUIZER PORQUE A MINHA GARAGEM E PEQUENA E COM ESSA CAMIONETA PEQUENA SEI QUE VAI CABER NA MINHA GARAGEM TAMBEM TEM QUE SER UM PREÇO MUITO MENOR DOQUE A TORO SE E PARA COMPETIR COM A TORO TEM QUE SER ASSIM PREÇOS BAIXOS.
VOU AGUARDAR CHEGAR NA TOYOTA DE ARACAJU-SR.
ESSAS MINI RAHILUK TEM QUE CHEGAR LOGO NA TOYOTA DE ARACAJU-SERGIPE.